2010ARQUIVO

Onde estão os aplicativos para iPhone OS dedicados ao Brasileirão 2010?

Mesmo que muita gente não goste, o Brasil é o país do futebol. A prova disso é que o aplicativo nacional mais popular do ano passado, segundo nossos leitores, foi justamente o Brasileirão 2009. Mas esse ano, por alguma razão quase que inexplicável, os grandes títulos dedicados ao campeonato desapareceram da App Store.

O resultado é que dezenas de leitores nos escrevem reclamando sobre isso e pedindo por uma explicação. Mas por que as empresas brasileiras estão desconsiderando este ótimo veículo de divulgação de suas marcas?

O marketing mobile está em franca ascensão no país, mas parece ainda engatinhar no planejamento das empresas.

No ano passado, a história era diferente, com várias opções para os usuários. Uma delas era patrocinada por uma conhecida marca de cerveja. O aplicativo deu tão certo que ficou em primeira posição na preferência dos leitores. Porém, o patrocínio não continuou em 2010 e a desenvolvedora Fingertips continua procurando novos patrocinadores para financiar o projeto, que já está pronto. Pena que cobrar pelo aplicativo na App Store não parece ser uma opção, deixando assim os torcedores que os seguiram até então, órfãos.

Outra que investiu nesta área em 2010 foi a operadora TIM, que lançou o Brasileirão 2009 TIM. O lançamento tardio na época era justificado, segundo palavras da assessoria de imprensa, por ser “apenas o início de um grande projeto que visa recolocar a operadora no cenário de telefonia brasileiro como empresa inovadora. O objetivo é cativar os usuários de iPhone e prepará-los para o que virá em 2010“. A verdade, infelizmente, foi que não se viu nenhuma mudança em 2010 e nem opções para acompanhar o campeonato atual. Criou-se uma expectativa nos usuários que foi frustrada pela inércia da empresa.

Até mesmo a Editora Abril tinha tardiamente lançado um aplicativo quase no final do campeonato, o Brasileirão Placar. Eu me pergunto: será que este ano também teremos que esperar o campeonato quase chegar ao fim para termos uma ferramenta dele?

Neste ano até tinha um que se tornou bem popular, o app do globoesporte.com. Mas depois de uma mudança de estrutura no site, ele simplesmente parou de funcionar no iPhone.

Alguns aplicativos de desenvolvedores menores até surgiram no ano passado, mas foram fortemente desestimulados, pois não eram páreos para os outros gigantes. O problema é que estes mesmos gigantes parecem não se garantirem para manter o serviço.

Hoje, apenas dois aplicativos continuam atualizados. Um deles é o Futebol SporTV (link App Store) da Aorta, que traz notícias, classificação e tabela de jogos do Campeonato Brasileiro (série A e B), Libertadores e Copa do Brasil. Infelizmente não há o acompanhamento ao vivo das partidas, mas a rápida atualização dos placares e notícias fazem dele uma boa opção para os torcedores do esporte.

A outra opção é o aplicativo Clube dos 13 (link App Store), da box3, que também traz atualizada a tabela do campeonato e os jogos da rodada, além de notícias e informações de cada time. Graficamente falando, é o mais bonito entre todos na atualidade. Mas é só para times da primeira divisão do campeonato.

Porém, ainda não há (até o fechamento desta matéria) um aplicativo que também transmita os jogos ao vivo do campeonato.

Quando será que essa história vai mudar? Só na metade/fim do campeonato?

Botão Voltar ao topo