Notícias

Conheça as principais novidades do novo beta 3 do iPhone OS 4

Muitos de vocês acompanharam em primeira mão pelo nosso Twitter as novidades do novo beta do iPhone OS 4, liberado na tarde de ontem pela Apple. Para você que não é desenvolvedor, mas quer saber das novidades que estão vindo por aí, mostramos como é o beta rodando em um aparelho em português, com algumas particularidades para a nossa língua.

A primeira coisa que se nota é que o sistema está bem mais rápido (até mesmo que o OS 3.1.3) e sem todos os bugs do beta 2. O problema com o álbum de fotos, que não guardava nem fotografias tiradas com a câmera e nem fotos da tela do aparelho (screenshots), finalmente foi resolvido. O que é ótimo, pois assim podemos mostrar para vocês todos os detalhes.

Fundo do Folders

Aquele fundo legal do Folders, meio emborrachado com bolinhas (veja-o aqui), foi trocado pelo padrão do iPad. Uma pena.

Seguindo a mesma linha, o dock do multitarefa também mudou:

Comandos de música no dock

A Apple solucionou um problema que teriam os usuários do iPhone 3GS e no iPod 3G, que com a mutlitarefa perderiam a função de controlar as músicas do iPod com dois toques no botão de início. Agora os controles aparecem no dock do fast app switching (veja mais aqui), bastando deslizar os ícones para a direita.

Provavelmente você reparou a mesma coisa que eu: os botões ficaram horríveis e espera-se que não sejam os definitivos.

Bloqueio da orientação vertical

Percebeu na imagem anterior o desconhecido botão da esquerda? Ele não tem a ver com a função iPod e sim com a orientação da tela. Agora será possível travá-la para que ela não mude mais ao virar o aparelho na horizontal. Esta função já era solicitada por vários usuários e será muito útil ao ler livros quando deitado, por exemplo. Ainda não se sabe se a função estará disponível também para o iPhone 3G e iPod touch 2G, que não terão o dock da multitarefa.

Quando a função está ativada, um sinal aparece na barra superior do aparelho, igual ao que já acontece com o iPad.

Fechamento múltiplo de aplicativos ‘abertos’

Uma preocupação que muitos têm em relação aos aplicativos em multitarefa ficarem rodando ao fundo mesmo quando não o usaremos mais. Eles na verdade não ficam realmente abertos, mas para quem é meio paranóico com isso, pode ‘oficialmente’ encerrá-los através do dock. Antes era preciso tocar em cada um para que o símbolo de fechar aparecesse para ele, mas agora aparecem em todos ao mesmo tempo, ficando mais fácil.

Fechamento dos aplicativos abertos

Melhora considerável no dicionário do sistema

Já tínhamos falado aqui do fim do famigerado ‘Tê’ nas autocorreções do sistema. Pois o primeiro susto é perceber que agora ele incluiu outra sugestão no lugar:

Mas passado o susto inicial, verificamos que o sistema de aprendizado do dicionário em português melhorou muito. Agora, basta apagar uma palavra que não se deseja e ele já aprende a nova. Simples assim. Com isso, nossa dica para arrumar a autocorreção nem será mais necessária (viu, William Bonner?). 😉

Troca de imagem de fundo

Essa já tinha no beta 2, mas agora podemos fazer um screenshot dela. 😉

Nos aparelhos de 3ª geração, a escolha da imagem de fundo da tela bloqueada e da inicial ganharam uma opção especial nos Ajustes, mostrando uma prévia dos fundos instalados.

—–

A Apple ontem tinha retirado do ar o beta, por apresentar problemas em arquivos do SDK. Mas nesta madrugada uma versão corrigida já foi postada e aconselha-se aos desenvolvedores que já instalaram a primeira versão, de reinstalar o beta novamente para evitar problemas.

É sempre bom lembrar que a versão beta é exclusiva para desenvolvedores e pessoas que possuam seu aparelho registrado com a Apple. Encontrar cópias pela net e instalá-las simplesmente, bloqueia completamente o aparelho.

Acredita-se que a versão pública do iPhone OS 4 esteja disponível para modelos de 2ª e 3ª geração do iPhone e iPod touch já no mês que vem. Será gratuita para usuários de iPhone e ainda não se sabe se será cobrado para quem usa iPod touch. Os iPads só ganharão nova versão do sistema em setembro.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Algus Helm

    Maravilha… pra ficar melhor ainda só falta a opção de incluir palavras no corretor…

    • Na verdade essa opção foi mostrada aqui, pois basta escrever qualquer palavra e não aceitar a autocorreção. Nesse momento, ela é incluída ao dicionário. 😉

      • iLex, e se eu por engano salvar uma palavra errada. Para sempre ele irá ignorar a auto-correção dela?

        Creio que seria útil sim um gerenciador de palavras customizadas, para que você possa remover as que foram salvas por engano.

        E agora meu amigo, #comofaz?

        []’s

        • É, nesse caso acho que precisaria mesmo…

      • Jonatas

        Teoricamente não é só repetir o processo? Não aceitar a correção deve fazer com que ele assuma a próxima palavra digitada para futuras sugestões.

  • Leo

    Just Awesome!!!

  • Legal, cada dia que passa um execelente telefone, se torna ainda melhor=)

    Que venha o iPhone 4 =P

    Adooooro o blog, parabéns iLex!

  • Vitor Yuri Tomoi

    Que venha Junho !!!

  • Dinnosan

    Muto bom, parabéns iLEX pelas explicações apesar de estar em um processo de transferência de servidor onde deve estar enfrentando problemas imprevistos.

  • Olá,

    Parabéns pelas informações e pela agilidade.

    Queria saber se na parte do calendário, agora será possível visualizar a semana a partir do domingo e não mais da segunda?

    PS: perguntei isso pelo twitter, enquanto acompanhava as informações, mas fiquei sem resposta.

    Grato e sucesso!

    • Leando, procurei aqui por tudo e infelizmente não há ainda esta opção. Só colocando o calendário em inglês americano, mas aí o dia da semana também fica em inglês.

      • pode fala tbm do que a de novo no 3G

        • Já foi falado. Tá tudo aí em cima. 😉

      • Valews, agora sim fui respondido!

  • RAVAGNANI

    Botões laterais do protótipo famigerado do Iphone 4 tinha botões laterais tão feios quanto aos comandos de música do Dock, pode ser paranóia minha mas to achando que é muita coincidencia.

    • Rafael

      Vai ver é pq os dois são versões “Beta” tanto o iPhone “4” como o OS 4, isto deve ser uma estratégia da Apple, para que usuários finais nâo se interessem por uma coisa feia (Como aconteceu num barzinho americano :P) …(Acho eu…)

  • Thalmo Fernandes

    Muito boas as novidades, excelente noticia para começar o dia.

  • Espero ancioso para toda essa mudança!

  • Athos

    Muito bom todas estas alterações que vem sendo aderidas a nova firmware, já eram modificações realizadas com o jailbreak e agora estão sendo implementadas pela Apple no novo sistema, pena para os modelos de iphone mais antigos que não irao rodar todos estes recursos, mas fica ai o alivio de utilizar o jailbreak para fazer aplicativos rodar em background.

  • Janja Boy

    Gosto do que vem no OS4. Penso que para mim é o fim do JB.

    @iLex:
    Onde está escrito: “Ainda não se sabe de a função estará disponível também para….”
    Não é melhor trocar por “Ainda não se sabe se a função estará disponível também para…” 😉

    • Niegro

      Não é a toa que grande parte “destas melhorias” tenham vindo justamente de recursos que já existiam no jailbreak, até o travamento do rotacionar já existia no Sbsettings, penso que o Jailbreak, seja o grande laboratório de teste da Apple, pois com ele é possivél testa esses recursos, e desempenho deles nos aparelhos. Agradeça ao Geohot e a o DevTeam por isso Titio Jobs… eheheh.

    • Rodrigo Nescau

      Pra mim, o problema ainda será o tethering com o chip da TIM… O dia que a TIM liberar o tethering, não faço mais JB. Hj só uso pra isso. Aliás, vou ter que esperar até sair o tethering para que possa atualizar (quando liberarem a atualização da FW).

      • Antonio Gonzaga

        Já experimentou o Help Center? Com ele não precisa ter o iPhone Jailbroken para possibilitar o Tethering.

        “…The new “iPhone Help Center“, which can be found at help.benm.at, provides the easiest way to enable iPhone Tethering through installing Mobileconfigs directly on your iPhone. No hacking or jailbreaking required! You can also find MMS-Settings for your provider…”

        Veja também em: http://www.benm.at/

  • Marcelo

    iLex,

    Duas perguntas:

    1. Sabe dizer se há alguma novidade no Bluetooth? Como permitir mudar a faixa atual a partir do aparelho conectado.

    2. Alguma mudança (redução de passos) na maneira de ligar e desligar o WiFi, Bluetooth e o serviço de localização?

    Obrigado.

  • Oluko

    Magavilha!!!
    Só espero que o Spirit rode nele…e a Apple pare de fechar a porta.
    Deixa a rapaziada se divertir, “Tio Jobs”..hehe

  • Rodrigo

    Parabéns pelo blog!
    Leio todos os dias durante o meu café, ele está competindo com os sites de informações e noticias hehehe.
    Estou a espera de um novo sistema para o meu aparelho. Estou com o 3.1.3 bloqueado para operadora.

  • Muito mais elegante esse padrão do iPad, gostaria que eles trouxessem também a barra cinza claro com arredondado nos cantos substituindo a azul.

    E não sei que você viu de ruim nos botões de controle do iPod, eu gostei. Se for pra reclamar disso, reclame do slider obeso de volume do app iPod no iPad.

  • nãao posso esperaar pra instalaar :DD e tambéem pra compraar meu iPad

  • Reinaldo P.

    Caros colegas,

    Uma coisa que me incomoda muito no iPhone é que depois de atender uma ligação, qualquer coisa que você vai fazer nele depois ele está lá parado na tela das últimas ligações. Deveria ter a opção de escolher onde ele deve ficar após uma chamada, ou nessa tela ou por exemplo ao voltar ele ficar na tela principal.

    Imagina a patroa quando pede para dar uma olhada nos emails dela com o seu iPhone a a primeira coisa que ela vê são quem ligou para você!! 😮

    Obrigado.

    • edivaldo

      Acho que o pior é não poder apagar ligações individualmente. todo celular faz isso (até os da decada passada).

      • Concordo tambem foi um erro.. Bem que nessa proxima atualização poderia ter essa de apagar as ligações individuais ;x

        • Niegro

          Pois é, recursos como esses só tem com Jailbreak, apago as ligações do meu individualmente a muiiiito tempo, eheheh….

        • Rodrigo Nescau

          Além de poder apagar registros individualmente, meu sonho seria poder editar as ligações recebidas… É incrível não poder fazer isso (ou será que eu é que não sei como?). Quando recebo ligação de outro DDD, tenho que copiar e colar no “Notas”. Feito isso, tenho que editar o código da operadora. Depois é só clicar no link criado…
          Resumindo: Gambiarra! Ou colocam um lugar pra gente configurar a operadora ou deixam a gente editar o número, simples!

  • Raul i.c.

    Nao tenho o OS4 mas acredito q se ele aprende a palavra errada, aprende de novo a correta. 

  • Poseidon

    Allan, acho que nesse caso basta escrever a palavra de novo da forma certa e incluir do mesmo jeito que a errada no dicionario.

    • É, tem nexo!

      Se for tão simples assim (provavelmente será), vai ser muito bom!

      =)

  • Gabriel

    ILex, vc tinha dito que a DevTeam( se não me engano) ja tinha encontrado uma maneira de aplicar todas as funções também para iPhone 3G… Mas nunca mais li algo deste genero, isso se mantem?

    • Eu não sei ONDE você leu que eu disse isso. Eu não me lembro.

      • Eu me recordo também de você comentar algo, mais especificamente que os “hackers” já tinham descoberto uma forma de usar o “multi-tarefa” em iPod Tourch de 2ª geração, se não me engano. Isso ainda segue de pé?

        Abs!

        • Alexandre

          Eh so vc procurar saber do multiflow….q ele eh o multitarefa….

          • Sim, mas o iLex havia comentado dando a entender que os hackers conseguiram ativar a função OFICIAL da Apple nessas versões do widget, conheço o Multiflow, valeu!

            • Lucas Moreira

              Eu também me recordo. Alterando uma linha que dizia que tais versões de aparelho (iPod touch 2G e iPhone 3G) não teria acesso, alterando, isto seria possivel. Procede?

  • iLex, uma dúvida, fazendo a inscrição como desenvolvedor, os iphones comprados fora do Brasil funcionam corretamente, desbloqueando as operadoras?

    um abraço.

  • Claudio Bauer

    Edivaldo

    Parabéns. Achava que eu era o único a perceber isto.

    Outra falha imperdoável é não poder usar as músicas como toque. Pelo menos não nativamente.

    • Da até de por musica personalziada como toque so que nao sei o que houve o iTunes retirou a opção de converter o audio para ACC x(

      • Squalo

        Não foi retirado essa opção, só que agora ela se encontra no menu Avançado do iTunes e não no clique direito do mouse. Já fui pego nessa tb pensei o mesmo que vc.

  • Windsor

    Não entendi qual a do William Bonner.

  • Leonardo

    Os comandos de música do dock são muito semelhantes aos do iTunes. É bem capaz de ficar assim mesmo…

  • marcos

    boa tarde galera!!!!!!!!!

    gosto muito do Iphone muito mesmo rssss, até me preocupo se já não virou um vicio, bem instalei o cydia que estava faltando para se tornar melhor ainda, mais minha duvida é este software OS4 vai ser gratuito ou teremos que pagar ?, e quando será liberado ele ira servir para o 3gs ou para um aparelho novo ? digo iphone 4, demais muito obrigado pelo excelente blog que vocês mantem, e que o Iphone é sim o melhor aparelho da atualidade e cada vez mais surpreendente.

    Marcos
    Iphone 3gs 32gb (Spirit)
    Ipod 3g 8gb
    Iphone 3g 8gb (Snowbreeze)

    • Amigo as atualizações da Apple não precisa pagar o.O
      Se você pagou para alguma atualização do Iphone pegue seu dinheiro de volta porque a Apple não vende atualização nao.. o.O kakakak!!

      • Niegro

        Errado, a do iPod Touch era paga sim…

  • Denis

    Me tirem uma duvida por favor,
    Já existe o desbloqueio para essa versão?

    obrigado.

  • rafa

    pq quando eu deixo em modo DFU e seleciono o arquivo .ipa para restaurar no iphone, sempre da menssagem de erro?? .-.

  • Bruno

    da pra apagar individualmente as chamadas????

  • Claudio Bauer

    Bruno

    Se vc já fez jailbreak instale o iLog. É excelente.

  • rapha1996

    iLex, eu tenho uma dúvida, (sou meio novo com os produtos da Apple) esse tão falado “iPhone OS 4” poderá ou irá sair para o iPod? É que tenho um iPod Touch 2G 8gb.

    valeu 🙂

    ahh e mais uma coisa, será possível fazer o jailbreak nele?

  • Claudio Zago

    ILex, há algum indicio no beta de que algumas das características do suposto protótipo seJan verdadeiras?
    Valeu,
    Claudio.

  • Thalles

    Soh espero que o OS 4.0 arrume o problema que eu tenho com a bussula do meu 3gs… toda vez que eu restauro o FW ela funciona so por 1 semana e depois para.

  • matheus

    tenho uma duvida,no caso do iphone 3gs na semana de lançamento ele era mais barato?quantos ,em media,comparado com hj,sem essas promoçoes para acabar os estoques.?
    Pelo visto,o iphone 4g sera MUITO mais caro,mais alguem apostaria em algum valor em media?

  • Tiga

    Alguém sabe se dentre as mais de 100 novidades do OS 4 poderemos configurar o primeiro dia da semana como domingo no Brasil?

    Abraço

    Victor

  • ah que pena.. gostei tanto do fundo das bolinhas :/

  • Tom2008

    É e eu q tinha esperanças da liberação do tãofalado radio FM nativo no 3gs, tanto se falaram e nada de concreto…cansado de radio stream…triste

  • Zeh

    Só não consigo entender ainda porque a autocorreção do iphone só dá uma opção de palavra. Em árabe, chinês, japonês o iphone OS oferece várias sugestões enquanto se digita, como na maioria dos telefones….
    Porque não implementar isto em português, inglês, espanhol, francês, etc?

  • afonso

    o iphone 0S 4 é uma firmware que vai substituir a 3.1.3? se sim todas essas novas opçoes vao “surgir” no iPhone 3GS e 3G

  • Bel

    Gente, tbm sou nova com o iPhone. Tenho acompanhado o blog, ótimo por sinal, mas estou um pouco perdida. Gostaria de saber como fazer para ter esse novo OS4!! Me cadastrei como developer no site da Apple, mas para baixa-lo parace ser necessário pagar 99$ anualmente. Há algum outro jeito?! Obrigada!!!

    • Espera mais um pouquinho, Bel, na segunda que vem já saberemos a data que será liberado publicamente, aí você poderá baixá-lo no iTunes mesmo. 😉