Notícias

Já é possível rodar o jogo Quake II usando apenas HTML5, sem Flash

É. Cada dia que passa, a soberania do Flash vai ficando mais e mais comprometida. Desta ver foi a equipe do Google Web Toolkit a demonstrar que é possível fazer grandes produções sem a tecnologia da Adobe: conseguiram fazer funcionar o jogo Quake II sem que fosse necessária a instalação de nenhum plug-in. Tudo é feito como padrão HTML5.

O jogo roda em um navegador normal (Chrome ou Safari) que seja compatível com WebGL. O código fonte para os desenvolvedores que quiserem experimentar encontra-se aqui.

A notícia confirma cada vez mais que o iPhone OS não está nadando contra a correnteza ao não adotar o Flash. Se continuar neste ritmo, daqui a alguns anos nem lembraremos mais que ele existe.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Thiago

    Viva! Que essa soberabia caia logo!

  • [2]

  • Carl

    O Firefox é anormal?

    • Para o Google, é.

    • Fagner Zilberberg

      O HTML5 só esta disponivel por enquanto, para CHROME,IE(plugin do CHROME) e SAFARI!

      O MOZDEV (FIREFOX) se recusa a usar o HTML5 devido ao CODEC H.264 que ao contrario do que STEVE prega,ele não é FREE e sim registrado…por tanto É PAGO.

      • Você interpretou mal: ninguém disse que o H.264 era de graça (significado de FREE).

      • Vc entendeu errado.

        O Firefox já tem suporte a HTML5 HA TEMPOS!!!
        O que ele não tem suporte é a videos h.264 … SOMENTE isto 😉
        WebGL ja está disponivel na versao beta.

        E o IE pode ser excluido dessa sua lista pq precisa de plugin, q da na mesma merda de sempre…

  • Dudrone

    é dêmás!! nunca me interessei em aprender flash, quando eu fiquei “craque” em HTML (1, se é que havia nomenclatura pra isso há 14 anos atrás) começou a palhaçada de tudo ser feito em “flash”…….

    já vi bons sites que “imitam” os famosos “menus” do flash (com abinhas, 1, 2, 3 e 4) em HTML5. loading quase zero, muito melhor mesmo.

    agora eu DEMANDO que a soberania do photoshop também vá pro brejo, Adobe ninguém gosta de você (bom, eu não gosto, mas sou um ninguém mesmo), Painter>Photoshop, Final Cut>Premiere, e agora HTML5>Flash. some.

  • senna

    isso ta mais pra quebrar a soberania(?) do shockwave do que do flash… mas pra falar a verdade pra jogar isso eu tive que fazer tantas etapas, baixar tanta coisa que não poderia dizer sequer que traz alguma vantagem em relação a um jogo convencional quanto mais a comodidade das pequenas aplicações em flash.

  • Zucareli

    Aplicações em HTML realmente Tiveram um grande avanço em relação ao flash, mas dizer que irà substitui-lo é um grande exagero, o flash é simples de ser instalado, leve, e a principal vantagem é que é muito facil desenvolver aplicações para ele atraves do adobe flash, isso não acontece com essas plataformas alternativas, que tem o desenvolvimento tão complexo que pouco exploram e muitos copiam desses poucos, vantagem pro flash. Até a adobe concorda com isso, e esta trabalhando duro para colocar o flash no iPhone, a adobe já até prometeu que a versão CS5 será compativel!

  • Álvaro

    Não sei não…
    A Adobe está se mexendo e não vai se entregar tão fácil assim. Acaba de fechar parceria com o Google e o navegador Chrome virá em breve com Flash embutido, sem instalação separada, sem plugins tradicionais, sem atualizações em separado.

  • Andre

    Eu não sei porque o iLex quer tanto postar notícias contra o Flash aqui no Blog. Pelo menos uma vez por semana tem uma notícia falando mal do Flash. Eu acho que você tinha que ser mais imparcial. Por que você não posta essa notícia aqui:

    Chrome integra oficialmente o plug-in para Flash
    http://www.geek.com.br/posts/12645-chrome-integra-oficialmente-o-plug-in-para-flash

    • João Diego

      Cara não adianta o Ilex não gosta do Flash!
      Ele prefere Superman e Homem-Aranha!
      kkkkkk
      Não pude resistir!

  • Andre

    Os consumidores não tem que aceitar a limitação da tecnologia. A Apple tem que colocar o Flash sim em seus produtos. É o consumidor que tem que decidir se ele quer usá-lo ou não. Se a pessoa não gosta de Flash, não use. Mas não se pode excluir as pessoas que o querem.

    É semelhante ao que está acontecendo com o PS3. As pessoas o compram com a possibilidade de poder rodar Linux na máquina, aí vem a Sony e tira a funcionalidade através de uma atualização. O consumidor que comprou visando essa funcionalidade vai ser prejudicado.

    • RAVAGNANI

      André eu entendo sua revolta, mas não tem comparação com o caso da Sony, desde o primeiro Iphone não existe compatibilidade com o Flash, sendo assim só quem é mal informado compra um Iphone vislumbrando usar Flash nele.

      Sou contra não exisitir o Flash na Web, em Apps concordo com o Jobs, acho desnecessário e fora do padrão de qualidade e segurança da Apple.

      A Sony lesou seus clientes, pois vendeu um produto e tirou uma das funcionalidades dele sem nem perguntar a opinião do consumidor.

      A Apple nunca vendeu a funcionalidade do Flash para ninguem, sendo assim não têm o que comparar.

  • Guilherme

    O HTML5 é um ótimo avanço, mas extinguir o flash é piada… As pessoas tem que entender que não é somente o resultado que importa, mas também como se chega nele. O flash é um programa extremamente fácil de usar é com uma interface amigável e com uma capacidade enorme. Achar que as pessoas vão parar de usá-lo no dia a dia criando websites e banners em pouco tempo (até mesmo em minutos) e para lidar com toda aquela linguagem de programação é piada. É claro que o HTML5 tem um enorme potencial e usa menos capacidade de processamento, e será sim usado em inúmeros sites e serviços, mas não acabará com o flash tão cedo… E mesmo que acontecer, será na 10ª geração do Iphone.

  • A diferença é que o poder de processamento 3D do Flash é muito superior ao do HTML5. E fora que não há só jogos em Flash, como também banners e sites completos com efeitos variados… acho que seria complicado fazer isso pelo HTML5.

    O problema é ter que esperar anos sem Flash no Iphone até que o HTML5 comece a dominar…

  • Eduardo

    Tem que rodar o Farmville, esse sim será um passo importante para o público alvo do iPad.

  • Rodrigo

    Sei que estou um pouco atrasado aqui, mas acabei de ler o primeiro capítulo do livro “A cabeça de Steve Jobs” e acabei me deparando com um fato de fez lembrar deste post imediatamente.

    Lembram-se daqueles iMacs coloridos? Aqueles quase redondos, que eram Gabinete e monitor tudo junto?

    Pois bem, no livro está dizendo que Jobs decidiu não colocar drive de disquete nele, o que na época causou uma revolta semelhante ao que acontece hj com essa questão do Flash por exemplo. (Além de várias outras coisas relacionadas ao iPhone).

    Segundo o livro, Steve Jobs chegou a dizer em uma entrevista que simplesmente achou que os disquetes estavam chegando ao fim!

    Alguém aí ainda usa disquete? Isto é, a “previsão” dele estava certa e funcionou!

    Com todas as críticas massivas, o iPhone é líder de mercado e o smartphone mais vendido da história até o momento. Então, acredito que a aposta “contra” o Flash deve ser respeitada!

    Pra finalizar, essa nova tecnologia do WebGL vai sim trazer um grande avanço e expandir as possibilidades de uma forma que o Flash TALVEZ não possa contornar, pois o WebGL trata-se de um binding entre JavaScript e o OpenGL ES 2.0.

    A OpenGL é extremamente poderosa quando o assunto é Computação Gráfica, e o Javascript é extremamente poderoso quando se trata de Web. A combinação dos “seus poderes” pode sim ser uma grande ameaça ao Flash (Adobe), que por sua vez, pode também encontrar um meio para resistir a essa força.. hehehe.

    É isso =P

  • Sheron Avelino

    Interessante!