Notícias

Especial Blog do iPhone: O que esperar do iPhone OS 4.0

Há meses que todos nós esperamos ansiosamente as novidades de um novo sistema operacional para nossos gadgets preferidos. A quebra na tradição de apresentar a nova versão no meio de março deixou a todos meio apreensivos. Alguns chegaram até mesmo a cogitar a possibilidade da Apple não lançar uma versão 4.0 do OS neste ano, apenas atualizando a 3.2.

Felizmente ela hoje acabou com o suspense e finalmente apresentará para todos nós as novidades do novo iPhone OS. Mas o que esperar? O que ainda pode melhorar no já ótimo sistema que roda no iPhone, iPod touch e iPad?

É justamente isso que vamos especular agora. 🙂

Análise do convite

Primeiro, vamos tentar analisar o convite, como sempre fazemos. Desde que a Apple começou a apresentar prévias de seus sistemas móveis (no iPhone OS 2.0), o convite sempre foi algo em ‘papel’, representando projetos em 2D. Confira:

Este ano, pela primeira vez, ela foge completamente de sua linha de comunicação, apresentando algo mais moderno, em 3D:

O que isso pode querer dizer? Seria uma nova maneira de interação com o sistema?

 

Probabilidades

Funções que possuem grande chances de serem anunciadas:

– Multi-tarefa: a possibilidade de não fechar o aplicativo cada vez que se recebe um telefonema ou que se aperta o botão Início (multitasking) é uma das funções mais pedidas pelos nossos leitores. A Apple poderia implementá-la para um número limitado de apps, o que já mudaria muito a experiência do usuário. Afinal, já provamos que isso é possível. Mas não se iluda: se a função realmente chegar, só deverá ser disponibilizada a partir do modelo 3GS. Modelos Classic e 3G devem ficar de fora.

– Imagens de fundo: assim como no iPad, a Apple pode permitir a aplicação de imagens de fundo também na tela de início do iPhone e do iTouch.

– Redefinição da interface do usuário: o OS 3.2 do iPad apresentou cores de janelas e botões tendendo ao cinza claro. Isso pode ser adotado também nos outros dispositivos, para uniformizar as UIs.

– Botão de travamento de tela: a Apple mudou no iPad o botão de silencioso, transformando-o em travamento de tela (para ela não virar quando giramos o aparelho). Ela demonstrou assim que essa função pode ser alterada exclusivamente por software. É possível que ela disponibilize esta configuração para o usuário, que poderá escolher a utilidade do botão.

– Caixa unificada de email: todas as contas do Mail visualizadas em uma única janela. Rumor que apareceu com um suposto email-resposta que teria dado Steve Jobs em pessoa. Sent from his iPad.

 

O que nossos leitores querem

Em uma pesquisa rápida no Twitter, podemos levantar alguns desejos de nossos leitores:

– mudança da tela de início: é bem verdade que o sistema de ícones do jeito que é já tem três anos de idade. Uma reformulação, mais funcional, não seria nada mal.

– liberação da função de Rádio FM: o chip Wi-Fi do novo iPod e do iPhone 3GS (assim como o do iPad) são capazes de captar ondas de rádio FM. A função é bloqueada pela Apple, que pode usar esta carta na manga.

– possibilidade maior de customização do sistema: mudar ícones, fundo de tela e até usar arquivos MP3 como toque são o que muitos desejam. Porém, isso não é muito cara da Apple…

– melhor gerenciamento de energia: uma das maiores reclamações do iPhone é a pouca duração da bateria. Um melhor gerenciamento do sistema poderia melhorar isto.

– compatibilidade com Adobe Flash: desistam, isso não vai acontecer. 😛

 

E o iPhone de 4ª geração?

Não é desta vez que saberemos sobre o próximo modelo de iPhone. A Apple geralmente só o apresenta em junho, na WWDC. Este ano, ainda não se sabe a data do evento.

 

Jailbreak

Os hackers já avisaram: só irão liberar o novo jailbreak para o OS 3.2 (e consequentemente o 3.1.3) depois que for lançado o iPad 3G, no final de abril. Antes disso, nem pensar.

 

Quando o iPhone OS 4 final será liberado?

Não esperem para tão cedo. Após a apresentação, apenas uma versão beta para desenvolvedores deve ser disponibilizada. Geralmente a versão final deve ser lançada junto com o iPhone 4, em junho ou julho.

 

Agora a expectativa é para o grande evento na quinta-feira. Em janeiro, experimentamos uma nova maneira de cobertura, via áudio. Dificilmente será possível manter áudio e texto ao mesmo tempo, pois compromete diretamente a qualidade. Por isso, estamos ainda decidindo qual dos dois faremos. O que vocês preferem? 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Lucas Moreira

    1 – Convite do evento antigo não está aparecendo;
    2 – Outra grande probabilidade é da dock pode possuir 5 apps, e poder vira-la também, igual ao iPad.

    Gostei do post.

    • Não concordo pois ficaria muuuuito ruim cinco apps ali no dock. Ja acho apertado, e abro apps erradas de vez em quando com este dock, imagina se aumentar o numero de apps…

      • Rodrigo

        Five icon dock no cydia faz.
        toda vez que eu reinicio o iphone, é a primeira coisa que instalo…

      • Leandro

        Eita dedo gordo!

  • O interessante é o prazo. Antes ficávamos meses esperando o evento. Agora é assim: “evento amanhã, corre”.

    Melhor né, controla melhor a ansiedade.

    • controla a ansiedade e evita Leaks né? agora não temos 1 mês pra tentar descobrir o que é e o fato de “querer descobrir” virar hype, temos 3 dias. =)

  • Rodrigo

    Se o multitasking vier, e o iPhone 3G ficar de fora vai doer na (minha) alma =/

    • Eu nem ligo se o meu 3G não pegar multitask, o coitado já tem quase dois anos de uso… não comprei o 3GS para esperar a próxima iteração. Tomara que a Apple prove que eu estou errado e lance um iPhone com grandes mudanças (não como foi o 3GS) em junho para que tenhamos ele por aqui ainda no fim do ano.

      Meu home está zoado (tem que apertar com alguma força pra responder) e o botão de toque/silencioso está engasgando as vezes. Isso prova que botões físicos são passado, o touchscreen ainda funciona perfeitamente… hehehe

      • Bra_tac

        No meu 3G (15 meses de uso), o botão de início também tem exigido um pouco mais de força e insistência para responder.
        Reparei, também, que o sistema está um tanto mais lento (acho que talvez seja caso de um restore, que ainda não me animei de fazer)

        • ricman1103

          o meu tah triiiste…
          o botao do silencioso tah de boa, mas o home as vezes precisa de algumas tentativas pra funcionar… o sleep funciona numa boa… ja a tela… eh outra historia. caiu no chao e tah com dead pixel nela inteira, nao da pra ver a parte da direita quase toda…

        • MKT

          O meu também está de “dar medo”.
          Lento pra caramba. Não vejo a hora de sair o “4G”… se vier com multitask e uma home “à la Android”, com um visual parecido com o da HTC, eu compro. O bluetooth deixar de ser “capado” também seria muito bom e uma telinha um pouquinho maior (mas bem pouco)

        • Vinicius Macedo

          Mais um pra lista… o meu home (3G) comecou a não responder tão facilmente depois de um ano de uso. Mas ainda nada, vou até levar na Vivo pra ver o que dizem. Mas fico com medo de inventarem de instalar a versão 3.1.3 nele e bagunçar minha vida!!

          Alguem já mandou pra um pra Vivo? Como funciona o processo?

          • Silvio

            Liguei pra VIVO e eles mandaram uma transportadora me entregar um novo e levar o outro embora.
            Sem nenhum custo

        • Lucas

          Meu botao home é uma merda, vc apertar ele ou nao apertar é a mesma coisa.

      • victor v.

        putz meu botao de home tambem ta morrendo, to tendo que aperta mais forte pra ele “reagir”, ele esta bem lento tambem, o resto ta de boa, ainda bem neh?!?!
        esse contrato da apple com a AT&T acaba quando veio? quero compra um la nos EUA, vo p la no fim do ano e ja queria volta com um de boa sem usa essas coisa de jailbreak… vlw galera

  • HelbinK

    Post show! 😉

  • MalkavieL

    Podia melhorar o sistema de toques, porque acho que quase ninguém compra tons para toque. Podia ter algo que agente pegasse uma parte da música do ipod e configurasse para tons. Engraçado, que tipo, sempre quando alguém que tenha iphone recebe uma chamada, dá pra saber de longe, é sempre o mesmo toque, a menos que use o cydia pra modificar e talz, mas podia ter algo mais simples.

    • João Diego

      É só usar o IphoneRingToneMaker no PC.
      Seleciona o trecho da MP3 que ele cria o arquivo
      de tom para o iphone. Depois arrasta para o Itunes.
      Sem problemas.

    • João Diego

      Prefiro texto.

    • Existe aqui mesmo no blog um tutorial para transformar suas musicas em toque:

      http://forumdoiphone.com.br/index.php?showtopic=940&hl=toque

      Talvez resolva seu problema. 😀

    • Celso Dantas

      eu uso o garage band pra fazer isso.
      é só abrir um projeto que seja “create iPhone Ringtone” e pronto.
      jogar a musica, escolher o trecho e mandar criar o ringtone.

  • DOUGLAS

    Tomara q tenha o multitasking…
    Faz falta!
    😉

  • Joelfefa

    Áudio

  • Roteador3000

    O que eu queria nesse iPhone OS era a liberação do Bluetooth, porém, como sei, a Apple não vai liberar. Só acho que os Vídeos também deviam ser ordenados por Artista ao invés de ser por Alfabeto.

    E que venha um geito de Ativar, desativar o Wifi, 3G, ao invés de ter que ir nos Ajustes.

    • Eu me contento se implementarem AVRCP completo no Bluetooth…

  • Léo

    Eu prefiro em áudio, mas tem que tomar cuidado com a qualidade
    da conexão pra não ficar travando…

  • Bruno Quintino

    Eu gostaria, realmente e que liberassem totalmente o bluetooth, ou então acionassem uma proteção somente para aquelas musicas já protegidas pelo iTunes. Porém acredito que vou continuar só no sonho mesmo.

    Eu estava com uma duvida guys: eu, como usuário de iPod de primeira viagem, vi que se quiser me atualizar vou ter que lagar, por uma curta pesquisa vi que o valor não passa muito de US$9,95, certo? Thanks.

  • Dinnosan

    Muito bom o post, parabéns. Prefiro a cobertura por texto devido a velocidade de cenexao que nem sempre é boa.

  • Douglas

    A apple é muito esperta…colocou na mídia o lançamento do Ipad:o mundo inteiro só falava dele,Ipad p/lá,Ipad p/cá …e poucas horas depois…(sim,menos de 72h) surpreende o mundo com o novo iPhone OS 4.0(e provavelmente com o novo aparelho).
    Sim!!!Fizeram de propósito para ninguém suspeitar do grande lançamento do ano!!!!!
    😉

  • Douglas -3Gs

    Melhor por áudio

  • Kevin M.

    Eu penso que é quase impossível o multitasking aparecer no 4.0, eu pelo menos penso que se o iPad não tem multitasking, que é voltado a mais tarefas, o iWork e etc.., creio que no iPhone eles não irão liberar tão cedo =/

    Adorei o post *-*

    E eu prefiro a cobertura por texto e imagens, se bem que pelo o que eu vi, não se mostra nada muito “visual nas apresentações, mas pelo o que você falou pela possibilidade do “3D” ai nem sei ashuashahsu
    Mas eu fico com a cobertura por texto.

    • E você acha que o iPhone OS 4 não vai funcionar no iPad?

      Tudo o que esse OS 4 vai trazer é o que não deu tempo de implantar no OS 3.2, como os “widgets” de calculadora/alarme/clima/ações (ou algo similar), e certamente trará mais benefícios ainda ao iPad.

      • Kevin M.

        Uhm, achava que era uma versão do sistema pro iPhone outra pro iPod Touch e outra pro iPad e-e
        Boiei legal agora sahusahuashu

        Valeu pelo aviso! =D

  • Ricardo Tuka

    Seria muito um contador de caracteres na composição de SMS?

    Cobertura via áudio é bacana, mas eu prefiro via texto, durante o trabalho é complicado o áudio. Mas se pudesse os dois seria perfeito, pois deve ter muita gente que prefere.

  • Vitor Yuri Tomoi

    Eu prefiro por texto

  • Heitor

    Seria melhor por texto, mas estável e mais pessoas poderam acompanhar oq já foi dito.

  • Mesmo com chip que capta rádio FM, acho que a Apple não vai liberar essa função no iPhone porque ela ganha {[muito]} dinheiro com a banda que as operadoras de celular vendem. Um conteúdo gratuito que se capta no ar e que não depende dessa banda paga pode ofuscar essa fonte de renda e inclusive o conteúdo que é vendido na iTunes Store. Acho que essa você pode esquecer também.

    • Diego Barreto

      mas eu acho qu com a implemntação do radio FM a apple faria algo com que se pudesse comprar a musica que esta tocando via itunes store.

    • Diego Barreto

      o qeu eu masi queria que saisse nesse novo Firmware é o Radio FM, coisa que o zune da microsoft ja tem ha muito tempo, uma das poucas vantagens dele sobre o iPod Touch.

  • Leonardo Nassif

    Se a conexão estiver 100%, audio… se não, Texto.

    Abraços. Mto Bom o blog, como sempre.

  • DVC

    Quando será que rola o lançamento do iPhone “4G”?
    Esse, se vier com Multitask e uma interface mais completa (à la Android com UI da HTC), eu compro.

  • Gabriel

    prefiro audio….

  • crower9

    prefiro texto.

  • Sudré

    Parabéns pelo post iLex! Ainda mais sendo 100% do Blog e original! Abraços!

  • Bruno

    OBVIO que texto po… audio vc é obrigado e ficar vendo o tempo todo… e não gera ‘ memória’.

    Texto é mais democrático.

  • kako

    E o povo pobre que ainda tem o 3g? que e o meu caso? vai atualizar?

  • Alex iPilot

    Voto pelo texto.

    Seria legal a possibilidade de baixar documentos (pdf, no mínimo) na área “My Documents” se já não for possível no iPad. Sabe alguma coisa iLex?

  • Lucas Moreira

    Vantagem e desvantagens do Áudio:

    Pós:
    – Fazer outras coisas ao mesmo tempo;
    – Quase que ao vivo as noticias, sem atraso de escrita;

    Contra:
    – Quem começar depois, não terá como saber o que já passou;
    – Não ouviu alguma coisa direito, perdeu;

    Vantagem e desvatagens da escrita:

    Pós:
    – Você pode chegar ‘atrasado’ e pode reler tudo;
    – Você pode perder alguma palavra, que no caso do audio poderá deixar de entender alguma coisa;
    – Você pode não chegar na hora do evento, talvez quando chegar de um evento, trabalho, por exemplo, e vez a nação escrita;

    Contra:
    – As noticias podem demorar à serem escritas, o que atrapalha por exemplo, caso Steve Jobs ou apresentador do evento dizer os novos beneficios (serem muitos, digo);
    – Ficar ali na pagina, atualizando e lendo. Não podendo, por exemplo, fazer outra coisa;
    – Cansativo apartir de tal momento;
    – Não ouvi a voz do gostosão do Alessandro. (brincadeira, não me levem a mal);

  • Pablo Pohlmann

    Se o hardware comporta o multitarefa, certamente será implementado, mesmo que com algumas restrições. Radio FM acho possível. Mais opções de personalização seria muito bem vindo (5 apps no dock, toques MP3, fotos no fundo, cores, etc…). Mas o que poderia mesmo melhorar, na minha opinião, é uma câmera melhor (talvez com 5 mp e tecnologia que capta melhor a luz em ambientes escuros). Alem disso, poderia ter mais opções de cores (incluindo um retro ao iPhone Classic que seria muito legal), aproveitamento de toda a área frontal para touchscreen e melhor desenvolvimento do botão home que aqui também apresenta problemas.

    iLex, texto é melhor. Não tem erro e todo mundo gosta.

    Abraços,
    Pablo

    • MarceloYO

      Tá…. Agora me responda como você quer que isso aconteça?
      A câmera ter 2mp é uma limitação física não de software… A não ser que na atualização pro 4.0 esteja incluso uma visita de um técnico da Apple em casa para fazer a troca da mesma…. Afffffe esse povo quer tudo também viu…

      • CStrauch

        Tem gente confundindo OS4 com iPhone 4….

  • Outra coisa que pode sair para os desenvolvedores sé a API para capturar os frames da câmera de vídeo em tempo real, permitindo manipulação dos mesmos.. hoje é possível fazer isso com um hack que não pega as imagens da câmera mas sim da tela do iPhone, contudo o desempenho fica comprometido. Vou torcer pra Apple lançar essa funcionalidade pois propiciaria diversos apps de realidade aumentada com manipulação de vídeo em tempo real. 😀

  • Sérgio Mafra

    Voto pelo Audio

  • Bra_tac

    Sei não, iLex, acho que as mudanças sugeridas no post são apenas cosméticas (exceto o multitarefa e o FM), para justificar a classificação do OS como 4.0. Quando muito, dariam um 3.3.

    Deve vir mais coisa por aí (graças ao Android 2.0. Obrigado, Google!). Afinal, espera-se que o iPhone OS 4.0 recoloque a Apple na pole position.

    De qualquer modo, com certeza virá o multitarefa (indispensável para o iPad) e perfeitamente compatível com um futuro breve iPhone HD (gostei do nome).

    É claro que o multitarefa não daria muito certo no Classic e, provavelmente, também não no 3G.

    Mas, se olharmos para frente …

    p.s.: Vou ter uma overdose de Apple…

    • Óbvio que vão vir mais coisas. O que foi citado são apenas alguns palpites. Impossível dizer TUDO que virá.

  • por favor iLex, faça uma cobertura de audio. aquela ficou simplesmente incrivel!

  • MinVic

    Meupaidocéu…

    eu só queria que funcionasse o <> do meu fone bluetooth estéreo…

    🙁

    • MinVic

      Digo, o FF e o REW…

  • Prefiro áudio!
    Poderia vir com um dashboard móvel!(acho q esse só na 5.0)
    Bluetooth liberado com uma bateria de maior duração ia dar certinho!

  • mordoption

    Sei q nao tem nada a ver com o assunto tratado a cima mas o volume do ipad é bom ou e muito baixo

  • Mlaor

    Aaaah, de texto, pelo amor de Deus!

  • João Alcântara

    Prefiro audio!!
    Fica bem mais eficiente a comunicação, podendo dar mais detalhes da apresentação fazendo que não percamos muito ao não estar lá!
    Apesar dos contras, são os detalhes da apresentação é que nos queremos!

  • Caio

    Acho a cobertura de audio mais interessante, alem de poder contar com o entusiasmo e opinioes do “narrador” para quem chegar atrasado é soh como da ultima vez o narrador de tempos em tempos ir fazendo um resumo do que jah foi anunciado !

  • Janja Boy

    Texto.

  • Binho

    ah, o audio nao é o original nao? Se nao for, prefiro texto!

  • CStrauch

    Toque em MP3 não me faz falta desde que descobri o Audiko, que gera m4r de qualquer música…
    Acho mais útil o multi-task e mais “divertido” colocar tela de fundo. Se viesse um ‘stand-by’ diferente como aquele que foi mostrado aqui, também não reclamava… 🙂

  • Bruno

    Prefiro texto e se o programa der pau iguala janeiro favor usar o twitter, ou serei obrigado a ir no engadget.com 🙂

    • Tá, mas não fala isso pro iLex, porque geralmente ele detesta ameaças bobas e te mandaria poupar tempo e ir logo para aquele lugar…

      O Engadget, claro. 😛

  • Thiago

    Prefiro texto…

  • Franciele

    Se é para escolher, que seja Texto!!!

    Quanto as novas funções, sem Jailbreak, ah seu pudesse…

    * Bluetooth liberado;
    É um sonho, mas acredito poder dispor de meu conteúdo pessoal.

    * Mais durabilidade da bateria;
    Poder acionar todas as funções que preciso sem medo de esgotar a carga.

    * Mais de 11 telas de aplicativos;
    Parece muito, mas com tantas possibilidades não quero privações.

    * Imagem de fundo e músicas inteiras como toque personalizados;
    Um pouco de originalidade a um aparelho com tanta personalidade não faria mal algum e nos traria conforto.

    * Rádio FM liberado;
    É ótimo ter um Ipod no Iphone, mas economizar espaço cai muito bem pra todo mundo que não pode expandir a memória.

    * Multi-tarefas;
    Não é imprescindível, mas agiliza e facilita muito em algumas situações.

    * Fones de ouvido mais independentes;
    Ter mais controle sem tocar no aparelho, tais como, volume, avançar e retroceder, encerrar.

    Adquiri um Iphone por acidente, não me arrependo, estou aprendendo a usá-lo e aproveitá-lo em seu máximo, além de estar amando a ajuda do Blog. Sua escrita é de fácil compreensão a todo tipo de público, fazes com que nos surpreendamos a cada post. Sou fã de novas tecnologias, principalmente relacionada a telefonia móvel. Aguardo anciosa pela divulgação do desbloqueio para o modelo 3GS versão 3.1.3. Se aqui for divulgado, terei confiança em desbloqueá-lo.

    Parabéns e obrigado.

    • CStrauch

      “* Fones de ouvido mais independentes;
      Ter mais controle sem tocar no aparelho, tais como, volume, avançar e retroceder, encerrar.”

      Se você tem um 3GS, já tem isso….

      • Franciele

        Como eu disse, não tem, se fazia ou não parte do kit, não sei. Uso os acessórios que vieram com o aparelho que é original de fábrica, portanto não me tome por uma ignorante.

        Se disse que estas opções me seriam úteis é pq no momento não disponho delas assim como o fone independente que não consta no kit. Tal como nos modelos nokia.

        Grata por seu interesse, porém dispensável.

        • Max

          Realmente, desde o 3G já tem controles no fone original que vem no aparelho. Um clique para a música, dois cliques avança, três cliques retrocede. No 3GS tem além desses tem o controle de volume.

        • Leo

          Talvez vc seja um pouco ignorante no assunto pq se disse que tem um 3GS com acessórios originais de fábrica, deveria ter um earphone com remote como todos.

          Achei legal da pessoa responder pra vc, mas achei sua resposta grosseira e arrogante.
          Achei algumas das suas “solicitações” pro novo OS sem precedentes.
          Bluetooth liberado jamais terá, a Apple vende música e não seria interessante que os usuários as compartilhassem, no entanto, a liberação de bluetooth pra videos e fotos do rolo da camera acho válido.
          Os fones de ouvido ja mencionei…

          Amo o blog!

          • Franciele

            Ignorante, arrogante…

            Só respondi a altura das pretenções e conclusões que me foram respondidas. A prova está no que e em como você disse o que pensava.

            Se junto ao meu aparelho vieram determinados acessórios, não vou gastar mais adquirindo outro avulso. Portanto, posso ter me equivocado na solicitação, mas na resposta me senti tão ofendida quanto você pelo outro leitor. Se ler com atenção verá que ele não foi sútil de forma alguma.

            Quanto as minhas solicitações, as acho justas, pois seria mais atrativo ao consumidor ter um Iphone por sua tecnologia acrescidas de mais funcionalidade e liberdade de ações. Não acredito que as vendas de músicas praticadas pela Apple superem os downloads na rede. Faz anos que não compro nenhuma!!!

            Grata pela cobertura iLex, prática, objetiva, engraçada e principalmente dinâmica. Estava demais!!! Valeu!!!

        • Leo

          Acho legal a possibilidade de implementação de anexar foto ou video enquanto o email está sendo redigido, sem ter que ir pras imagens e dar um “share”.

  • Alex

    Oi iLex,
    parabens pelo Blog!!!
    oq gostaria de encontrar nesse novo OS seriam:
    – Folders/Pastas (c por ex Jogos, Musica, Fotografia…) p organizar as dezenas de Apps.
    – Uma maneira de transformar qualquer Doc e/ou Foto em icones da Home Screen.
    – E, por que n, uma maneira de usar nosso Iphone como Joystick p jogos no Ipad…sonhar n custa nada, hehe.
    Grande Abç
    PS: Tb prefiro Txt.

  • Raul i.c.

    Áudio deve ser bem legal, mas acho que quinta-feira 14:00hs deve ter muito leitor do blog no trabalho, pra esses so por texto mesmo.

    Prefiro texto.

  • Carlos Schmitt

    Pra mim soh falta ter multitasking pra mim querer o iPad..

  • Fabio

    Ia ser bom também um programa nativo de troca de mensagem, como o Ping!, Messagenow, Textme!, etc, porque do jeito que está hoje em dia cada pessoa tem um desses programas diferentes e acaba não servindo pra nada.

  • Flavio

    Espero que tenha suporte á tela inicial na vertical. Não fica bem para um aparelho, um dos hardwares mais usados do aparelho ser ignorado na tela que mais usamos

  • julio

    Texto, a ultima cobertura (janeiro) que você fez, ficou muito legal, pena que ocorreu uma pane, mas isso não foi culpa de voce… Gostei bastante dos textos, algumas fotos no meio do caminho, a vantagem do texto tambem é que possibilita os atrasados de plantão fazerem uma restrospectiva do evento….

  • prefiro por texto.. nem todo mundo tem tempo e pacote de dados ilimitado para ouvir a cobertura via áudio..

  • Leonardo Malanski

    Texto

  • Víctor D’Oliveira

    Texto

  • Zang

    Sei que nem foi falado, mas Safari mais rápido seria meu sonho, o opera mini deixou uma impressão de q e possível…

  • Abner Donato

    Eu particularmente prefiro por texto. #ficaadica
    Otimo blog. Parabens.

  • Henrique Dutra

    Olá iLex.
    Recentemente estava no café do prédio onde trabalho, e conversando com um amigo que gosta dos produtos da Apple com eu tb gosto… falei daqui do blog do iphone e ele me disse que já conhecia e que buscava algumas informações daqui do site como eu tb uso…ou seja, não era nenhuma novidade pra ele, e acho que pra quem gosta dos produtos da apple sempre tem o seu blog nos favoritos.
    Mas nesse dia ele expressou uma opinião negativa daqui do blog e que como sou leitor assíduo tb venho percebendo de um tempo pra cá… ele disse que achava vc muito tendencioso e não era muito imparcial ao fazer suas análises.
    Bom, como disse, adoro os produtos da Apple e até exagero no meu consumismo…hehe. Também acho o iPhone, iPod, e o iPad fantásticos… aliás, estou louco pra pegar o ultimo e brincar um pouco com ele…rs.
    Agora eu achei que essa pergunta foi forte “O que ainda pode melhorar no já ótimo sistema que roda no iPhone, iPod touch e iPad?”.
    Vc sabe, eu sei e os leitores daqui Tb sabe que não é um mundo tão perfeito assim… e vc como uma pessoa que se propõe a informar às vezes pega pesado. Acho que ainda temos problemas, e sabemos diss!!! sem contar que nos deparamos com algumas ideias interessantíssimas e possíveis de serem implementadas…sendo que algumas delas estão barradas na aapstore, como o exemplo do Opera Mini para iPhone… e outras várias bem mais interessantes.
    Espero que entenda que é uma critica construtiva.
    abraço de um leitor assíduo.

    • Henrique, críticas construtivas e bem formuladas, como a sua, são sempre bem-vindas, porque se percebe que é com a intenção de melhorar o Blog. 🙂

      Para responder a sua questão, vou colar aqui um pedaço dos Termos de Uso do Blog (no qual todos deveriam ler) que explica justamente isso que você fala:

      “Por ser um blog e não simplesmente um portal de notícias, os editores deste site se permitem a expressar sua opinião pessoal sobre os assuntos tratados. Porém, eles se comprometem a nunca distorcer qualquer informação que a transforme em uma inverdade, nem alterarão qualquer notícia.
      Este Blog é dedicado aos usuários e simpatizantes de iPhone e iPod touch e por isso, as matérias e artigos tendem a ser favoráveis a eles.”

      O sistema do iPhone OS É já ótimo, não penso que essa seja uma afirmação falsa, concorda? Perceba que em nenhum momento eu falei que era perfeito. Mas é ótimo sim, muito bem feito, e acho difícil alguém aqui negar isto.

      Falta muita coisa? Sim, sem dúvida, e é por isso que foram listadas sugestões de melhorias. Se o texto fosse realmente mentiroso, ele não teria sugerido nada, dizendo que está bom como está.

      Achei importante destacar no texto que o sistema JÁ É BOM, porque senão ele fica tendencioso no outro sentido: o de todo mundo achar que o iPhone é uma porcaria só porque não tem multitasking. É normal querermos cada vez mais, mas o ser humano tende a achar melhor a grama do vizinho, mesmo que a sua seja verde e saudável.

      Você entende este meu posicionamento, Henrique?

    • Só para complementar, já que você citou: o caso do Opera Mini não tem nada a ver com a qualidade ou não do iPhone OS. É uma questão puramente política da Apple como empresa. Mais uma vez, a meu ver, temos a tendência de achar que tudo no iPhone é ruim por culpa da política da empresa. É como generalizar e achar que todo o americano é idiota só por causa dos atos que seu governo faz.

      E penso, particularmente, que na matéria sobre o opera mini aqui, deixamos claro que não havia nenhuma razão para o navegador ser barrado. Uma das frases, incluse, acho que é tudo, menos tendenciosa:

      A batata agora está na mão da Apple; se ela o recusar, ficará como a grande vilã dominadora, que quer ser a dona da bola, não dando espaço para a concorrência. Isso pode gerar toda uma discussão sobre monopólio, coisa que já aconteceu com o Windows e o Internet Explorer. O risco para a maçã é grande.

      • Acho que ele é manipulado muito facilmente, só com uma conversa sobre o blog com o amigo já mudou todo conceito que tinha sobre Iphone OS… deve ter mudado depois dessas “umas verdades” que foram expostas… gosto de ler textos de pessoas positivas como você iLex… Thanks for giving us the better of the Iphone OS world.

  • iSeixas

    Só comentando os comentários do inicio. Tenho um 3G com quase um ano (dia 20 desse mes acaba a garantia) fui na vivo hj mostrando que o botao home só funciona apertando com um pouco mais de força, bem diferente do que quando compramos, como tenho um 3GS mostrei os 2 lado a lado para comparar a diferença.

    Me prometeram trocar o aparelho 3G por outro novo, mas não tinha estoque na loja. Mas, já me ligaram confirmando que pediram em outra loja e que amanha a tarde estaria disponivel. Como estarei viajando a trabalho só vou pegá-lo na quarta a noite.

    Se acontecer tudo como eu disse eu apareço aqui novamente para informar.

  • Jesse Jumpen

    Eu queria saber se o OS em si vai ser disponiblizado na quinta, ou vai ser só a apresentação dele?

    • Rodrigo

      Provavelmente vai ter o anuncio de Betas do OS novo, pra desenvolvedores, e uma possível data do iOS 4

  • Luiz Alberto Mamede

    O mais engracado do blog sao os comentarios de alguns. Onde fica bem claro que a pessoa nao leu o post nao leu os comentarios e sai escrevendo coisas que ja foram ditas ou respondidas.

  • Raphael

    Eu acredito que a possibilidade de gravar em HDTV é um rumor a ser considerado.
    Em sua mais recente versão (o 3gs) os anúncios publicitários enfatizaram o fato do 3gs fazer vídeos, mesmo sendo em SD (640×480).
    Segundo o Rapid Repair o 3gs tem capacidade de fazer vídeos em HD (1280×720),mas devido a parte de sua capacidade de processamento está “bloqueada” isto não se tornou realidade.

    A mudança para HD pode ser uma forma da Apple estar no mesmo patamar (neste quesito) que um de seus “rivais” o Samsung Omnia, pois ele possui esta funcionalidade;
    e traria um ar de novidade ao iphone.
    Steve que extrai o melhor de seus produtos, deixaria essa passar?

    • Seja como for, esse rumor não vai ser confirmado ou negado agora, pois irão falar somente do OS, não do hardware.

  • JulianoR

    eu até botava fé na chegada do multitask depois que o iPad ganhou 1.0ghz, mas ontem eu perdi todas as esperanças: se o iPad veio com 256MB de RAM, isso só pode indicar uma coisa, a apple continuará fingindo que o multitask não existe, pelo menos para os desenvolvedores fora do campus da apple.

    • Max

      Vocês viram que o iFixit desmontou o iPad, e verificou que o processador do iPad é o ARM Cortex A8, e que a performance da placa gráfica é equivalente ao PowerVR SGX 535, ambos do iPhone 3GS? Ou seja, o iPad é um iPhone 3GS maior e overclockado.

  • Facasan

    Acho q texto atinge mais gente, principalmente quem costuma acessar o blog pelo iPhone (q é meu caso)

  • Nat

    Apesar de ter gostado do áudio da ultima vez, não pude acompanhar o tempo inteiro pq estava no trabalho, então acabei vendo td msm pelo texto. Axo melhor, tds podem acompanhar. Sobre o OS 4 espero q venha c/ customizacao do background e multitasking. Sobre a critica construtiva, legal, + vou defender o iLex. Me diz 1 meio de comunicação e 1 texto totalmente imparcial? A não ser q seja um texto cientifico. Qqr texto escrito por uma pessoa, nele esta imbutida a opinião do autor sobre o assunto. Por mais q a pessoa tente disfarcar. O leitor eh qm deve fazer a analise critica e tirar suas conclusões sobre o tema. iLex, continue c/ a ótima cobertura no blog.

  • é o iPhone 3G que era tao falado deixou de ser falado kkk e vai indo dai nos que temos esses aparelhos e nao podemos trocar para um mais rapido e potente ficamos sem atualiza o OS pq o que vai adianta? é so pra 3Gs ;~

  • valdir toledo

    Voces acreditam que com a liberacao do 4.0 pode haver liberacao do tethering?

    • Leo

      O tethering já está liberado, quem bloqueia são as operadoras. 🙂

  • Marcel Souza

    Não sei se foi comentado mas gostaria muito de ver um botão para ligar e desligar wifi, bluetooth.

  • Paulo Roberto DF

    iLex, poderia atulizar o Termo de Uso do Blog e alterar DE: “Este Blog é dedicado aos usuários e simpatizantes de iPhone e iPod touch e por isso, as matérias e artigos tendem a ser favoráveis a eles.”
    PARA:Este Blog é dedicado aos usuários e simpatizantes do iPhone OS e por isso, as matérias e artigos tendem a ser favoráveis a eles.”

    🙂

    Sobre a cobertura do evento, voto via TEXTO!

    • Sugestão aceita. 😉

  • Paulo Roberto DF

    Complementando…

    Pois agora temos o iPad, irmão mais novo da família iPhone OS… E vimos que não tem como o blog não falar dele, certo?!?

    Valeu iLex!!

  • Cassiano Colombo

    Parabéns pelo post. Em relação à opção de Áudio ou Texto, opto pelo texto.

  • MS-DOS

    Prezado iLex

    Qual o horário (hora de Brasilia) da apresentação ?

    Voto pelo texto.

    Abraço e até quinta.

    MS-DOS

  • Luiz Otavio

    Texto iLex

    Audio é muito pesado e pode complicar. São muitos acessos.

  • Marcio

    Eu queria que essa nova versão me permitisse ver vídeos .AVI ou .WMV direto no Iphone. Eu consigo baixar vídeos nesses formatos usando o programa Download Manager Lite, mas não consigo vê-los. Aliás, vocês sabem se tem algum programa que me permita fazer isso sem ter jailbreak no aparelho?

    • Celso Dantas

      @Marcio, busque um conversor pra mp4 que é mais facil do que buscar um aplicativo que veja no iphone.

    • Ricardo

      Fala Márcio!

      tenta baixar dois aplicativos! vlc4iphone e o mplayer, estes funcionam com os arquivos que você deseja

  • Pedro Huback

    Eu prefiro texto.

  • Marcos Guimaraes

    Nao vi nada de 3d no convite deste ano, aliás, o do ano passado está mais para três dimensoes, com aquelas folhas enroladas umas sobre as outras. O que sinto falta neste aparelho é colocar mp3 como ringtones. Tenho amigos que não se apeteceram pelo iphone justamente por nao conseguirem isso, e hoje estao com um blackberry (argh!).

  • Randy Lucas Fusieger

    Liberar o Bluetooth que é bom, nada né?

  • Wilson

    Sei lá…

    O atual OS já é ótimo. O que vier de novidade (e seja disponível para o meu 3G!!) com certeza só irá melhorar. Confio na Maçã.

    obs: parabéns ao Blog.

  • estevao

    Uma coisa que eu queria no iphone seria Widgets.
    E iLex quanto a Keynote prefiro em texto.
    Valeu

  • Bruno

    Texto é bem melhor que áudio porque:
    . Você não precisa estar ligado 100% do tempo, pode ‘passar’ por aqui de tempos em tempos e acompanhar;
    . Consome menos banda.
    Abs

    • Concordo com ele… já estava indo colocar que poderia ser o áudio… mas do ponto de vista dele parece melhor. Até porque talvez encontremos vídeos no youtube com as melhores partes (tem como?) .#mariavaicomasoutras.

  • Alexandre L

    Texto como forma principal de cobertura. Porém, temos tecnologia disponível para pequenas gravações que podem ser inseridas como link entre um pequeno espaço de tempo das notícias. Comentários de voz, assim como as fotos, podem ilustrar bem toda cobertura do evento.

  • Sam

    De todos as funções/rumores, o que mais torço para ser verdade é uma melhor autonomia da bateria. O iPad está dando um banho de duração na bateria (apesar de somente o modelo Wi-fi estar no mercado); teremos que esperar o 3G.

    Mas muitas vezes fico na mão com a bateria do meu iPhone e aí sigo as dicas aqui do Blog para manter meu iPhone respirando até a próxima regarca! 😉

  • Multi-função já era hora! Essa estória de Rádio FM é interessante!

    Um sistema de arquivos seria muito bem-vindo! Ahh, e liberar o Bluetooth (atualmente capenga) para trocar arquivos.

    Flash não vai acontecer, mas sonhar não custa….

  • Alexandre L

    A “Dica da Semana” é bem simpatica aqui ao lado. Mas poderia, ao clicar, mostrar dicas que já foram apresentadas em outras semanas.

  • LFCR

    Bom, prefiro Texto, como já foi dito, podemos ver oq já passou… sem falar que quem tem uma net lenta = a minha, o audio fica travando! Não esqueçam do povo de net lenta nãão! Texto texto texto 😀

  • Thiago

    Áudio 😉

  • iSeixas

    Bom. Só pra dizer o resultado do meu post anterior, fui hj a tardezinha na vivo e eles trocaram o meu 3G por outro novo, dando uma nova nota fiscal e consequentemente nova garantia. Só quiseram implicar um pouco dizendo q era problema no “dedo” q aperta e eu coloquei o 3g no lado do meu 3gs e mostrei a diferença.
    Quem tiver com celular comprado aqui no Brasil e com problema de hardware leve lá q eles tem q trocar pois n existe assistência técnica. Atenção pra quem tiver JB dar um restore nele.

  • Henrique Siaci

    Bom…
    Primeiramente gostaria de dar meus parabéns ao Blog do iPhone, sempre visito e acompanho as matérias.
    Acho que o OS 4.0 deve ser lançado em meados de junho/julho , como diz o artigo. Mas, NA MINHA OPINIÃO, não teremos iPhone 4g (3gss, HD, etc. – como preferir chama-lo hehe) neste ano. Mas deixo claro que está é apenas a minha opinião.
    Abraços,
    Henrique Siaci

  • Heitor
    1 day, 6 hrs ago
    Seria melhor por texto, mas estável e mais pessoas poderam acompanhar oq já foi dito. [2]

  • Joaquim

    O iPhone é a revolução dos celulares, na verdade o que desejamos com o lançamento do iPhone Os 4.0 é que a apple nessa atualização torne o nosso querido, idolatrado e amado iPhone um celular de verdade, que as limitações sejam quebradas, pois na minha opnião o que falta no iPhone são os requisitos básicos de um celular como Bluetooh liberado, poder personalizar o iPhone ao nosso modo, colocar toques direto das músicas da biblioteca, essas imposições são o maior monstro do iPhone, são elas que deixam alguns usuários ocm um pé atrás, do mas, o que vier de tecnoligia é lucro, porque o iPhone é a propria revolução tecnologica… Abraços!

  • Overlord

    Alem das já citadas acima pelos colegas aqui do Blog, eu queria algo bem simples mas acho que extremamente útil:

    A possibilidade de personalizar o toque dos SMS/MMS de acordo com quem envia.

    Recebo muito SMS de inúmeras pessoas todo santo dia e é um saco ter de ficar olhado para a tela para saber se é de fulana, sicrana, da sogra ou do trabalho!

  • Certamente por texto.

    Por mais que áudio seja bacana, eu não poderei chegar às 14h para ouvir, e já vou estar perdendo bastante coisa.

    Rezemos pelo multitask!