Notícias

Especial Blog do iPhone: O que esperar do iPhone OS 4.0

Há meses que todos nós esperamos ansiosamente as novidades de um novo sistema operacional para nossos gadgets preferidos. A quebra na tradição de apresentar a nova versão no meio de março deixou a todos meio apreensivos. Alguns chegaram até mesmo a cogitar a possibilidade da Apple não lançar uma versão 4.0 do OS neste ano, apenas atualizando a 3.2.

Felizmente ela hoje acabou com o suspense e finalmente apresentará para todos nós as novidades do novo iPhone OS. Mas o que esperar? O que ainda pode melhorar no já ótimo sistema que roda no iPhone, iPod touch e iPad?

É justamente isso que vamos especular agora. 🙂

Análise do convite

Primeiro, vamos tentar analisar o convite, como sempre fazemos. Desde que a Apple começou a apresentar prévias de seus sistemas móveis (no iPhone OS 2.0), o convite sempre foi algo em ‘papel’, representando projetos em 2D. Confira:

Este ano, pela primeira vez, ela foge completamente de sua linha de comunicação, apresentando algo mais moderno, em 3D:

O que isso pode querer dizer? Seria uma nova maneira de interação com o sistema?

 

Probabilidades

Funções que possuem grande chances de serem anunciadas:

– Multi-tarefa: a possibilidade de não fechar o aplicativo cada vez que se recebe um telefonema ou que se aperta o botão Início (multitasking) é uma das funções mais pedidas pelos nossos leitores. A Apple poderia implementá-la para um número limitado de apps, o que já mudaria muito a experiência do usuário. Afinal, já provamos que isso é possível. Mas não se iluda: se a função realmente chegar, só deverá ser disponibilizada a partir do modelo 3GS. Modelos Classic e 3G devem ficar de fora.

– Imagens de fundo: assim como no iPad, a Apple pode permitir a aplicação de imagens de fundo também na tela de início do iPhone e do iTouch.

– Redefinição da interface do usuário: o OS 3.2 do iPad apresentou cores de janelas e botões tendendo ao cinza claro. Isso pode ser adotado também nos outros dispositivos, para uniformizar as UIs.



– Botão de travamento de tela: a Apple mudou no iPad o botão de silencioso, transformando-o em travamento de tela (para ela não virar quando giramos o aparelho). Ela demonstrou assim que essa função pode ser alterada exclusivamente por software. É possível que ela disponibilize esta configuração para o usuário, que poderá escolher a utilidade do botão.

– Caixa unificada de email: todas as contas do Mail visualizadas em uma única janela. Rumor que apareceu com um suposto email-resposta que teria dado Steve Jobs em pessoa. Sent from his iPad.

 

O que nossos leitores querem

Em uma pesquisa rápida no Twitter, podemos levantar alguns desejos de nossos leitores:

– mudança da tela de início: é bem verdade que o sistema de ícones do jeito que é já tem três anos de idade. Uma reformulação, mais funcional, não seria nada mal.

– liberação da função de Rádio FM: o chip Wi-Fi do novo iPod e do iPhone 3GS (assim como o do iPad) são capazes de captar ondas de rádio FM. A função é bloqueada pela Apple, que pode usar esta carta na manga.

– possibilidade maior de customização do sistema: mudar ícones, fundo de tela e até usar arquivos MP3 como toque são o que muitos desejam. Porém, isso não é muito cara da Apple…

– melhor gerenciamento de energia: uma das maiores reclamações do iPhone é a pouca duração da bateria. Um melhor gerenciamento do sistema poderia melhorar isto.

– compatibilidade com Adobe Flash: desistam, isso não vai acontecer. 😛

 



E o iPhone de 4ª geração?

Não é desta vez que saberemos sobre o próximo modelo de iPhone. A Apple geralmente só o apresenta em junho, na WWDC. Este ano, ainda não se sabe a data do evento.

 

Jailbreak

Os hackers já avisaram: só irão liberar o novo jailbreak para o OS 3.2 (e consequentemente o 3.1.3) depois que for lançado o iPad 3G, no final de abril. Antes disso, nem pensar.

 

Quando o iPhone OS 4 final será liberado?

Não esperem para tão cedo. Após a apresentação, apenas uma versão beta para desenvolvedores deve ser disponibilizada. Geralmente a versão final deve ser lançada junto com o iPhone 4, em junho ou julho.

 

Agora a expectativa é para o grande evento na quinta-feira. Em janeiro, experimentamos uma nova maneira de cobertura, via áudio. Dificilmente será possível manter áudio e texto ao mesmo tempo, pois compromete diretamente a qualidade. Por isso, estamos ainda decidindo qual dos dois faremos. O que vocês preferem? 😉

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

Back to top button
Close