2010ARQUIVO

Uma nova proposta de tela de início para o iPhone OS

Vou confessar uma coisa para vocês: a primeira vez que eu vi a tela do iPhone, ainda na apresentação de janeiro de 2007, eu não gostei dos ícones. Não entendi o porquê de uma tela preta com ícones quase quadrados nela, achei tão “não-Apple” tudo aquilo…

Claro que eu entendo a lógica: menos é mais. Quanto mais simples, melhor para o usuário, principalmente aquele que só quer usar o aparelho sem precisar ficar escolhendo várias opções antes de realizar uma função. No iPhone você olha o ícone e toca, it is all.

Tela de início do iPhone

Mas nem todo mundo gosta desta simplicidade. A prova está na existência de vários temas e alterações visuais personalizadas que usuários fazem em seus aparelhos, com a ajuda do jailbreak, tornando muitas vezes o sistema instável.

Mais um projeto desses está para ganhar vida: é o Element, a tela bloqueada (lockscreen) cheia de informações atualizadas.

O conceito é do designer Geoff Teehan, que propôs uma nova “home” para o sistema. A maior crítica que ele faz à atual tela do iPhone é que ela não dá nenhuma indicação do que está acontecendo, a não ser as bolinhas vermelhas do push, que só apresentam números. Isso obriga ao usuário a abrir cada aplicativo (Mail, temperatura, calendário) para saber o que acontece com cada um.

Com sua nova proposta, todas as informações importantes ficariam na tela bloqueada do aparelho.

No início, era apenas uma maquete de Photoshop, mas que ganhou esperanças de se tornar realidade quando o criador do Cydia (Saurik) resolveu assumí-lo.

Por um sério problema de comunicação entre ele e os criadores, o projeto acabou atrasando muito e mudando de desenvolvedores. Atualmente, eles já possuem um aplicativo praticamente pronto, rodando em um aparelho real e provando que o conceito é possível. A apresentação foi no início do mês, no evento Ignite, em Toronto, Canadá.

Veja o vídeo:

Seria o conceito de informações na tela melhor que aquele atual com os ícones? Para os leigos, seria mais fácil tudo na tela ou o entendimento é mais intuitivo com um ícone para cada coisa?

Qual a sua opinião sobre isso?

Botão Voltar ao topo