Jailbreak

Dev-Team lança versão do Pwnage Tool para o OS 3.1.3, mas não serve para todos os casos

Este texto é para quem se preocupa em fazer jailbreak. Se seu aparelho for original, sem nenhuma modificação não-oficial, não precisa se preocupar. 😉

O Pwnage Tool, a ferramenta do Dev-Team que permite fazer firmwares customizados para o iPhone, teve uma atualização ontem à noite compatível com a versão 3.1.3 do OS. Porém, o número de casos em que ele pode ser usado é bem limitado.

Primeiro de tudo, se seu aparelho é desbloqueado extra-oficialmente pelo ultrasn0w ou blackra1n, não faça. Apesar delas funcionarem com o firmware customizado que não atualiza a baseband, o time alerta que é grande o risco de acontecer algum problema e depois você não poder voltar para o 3.1.2. E o novo OS não traz nenhuma novidade que justifique a atualização.

Todas as atuais soluções de jailbreak para o 3.1.3 não funcionam com aparelhos que possuem a nova bootrom. Isso quer dizer que todos os iPhones comprados hoje não podem ser desbloqueados sem a autorização da Apple. Também as ferramentas não funcionam com quem atualizou sem querer para o OS 3.1.3, que ficam sem solução por tempo indeterminado.

O utilitário funciona perfeitamente no iPhone 3GS com a velha bootrom, mas o time sugere que não seja utilizado o Pwnage Tool nem qualquer outra ferramenta de jailbreak nos casos onde o aparelho não seja desbloqueado oficialmente ou não use o chip da operadora original. Isso porque este modelo possui a verificação da assinatura digital do firmware, e visto que a Apple agora não permite mais voltar para o OS 3.1.2, mesmo que você consiga fazer o jailbreak de um 3GS, qualquer problema ou travamento poderia deixá-lo preso ao 3.1.3, em que os programas desbloqueadores não funcionam.

Para baixar a ferramenta (compatível apenas com Mac), use o link abaixo:

http://begolli.com/downloads/mac/PwnageTool_3.1.5.dmg

Ela funciona nos modelos com a velha bootrom, ou seja, iPhones Classic, 3G e alguns 3GS e iPods touch 1G e alguns 2G.

Para quem usa Windows, pode realizar o jailbreak com a ferramenta redsn0w, do mesmo time de hackers. Porém, as recomendações são exatamente as mesmas: não funciona em quem já atualizou sem querer o OS, nem em aparelhos com a nova bootrom.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • To começando a gostar do meu iPhone sem Jailbrake…
    Apesar de ja ter gasto os meus 20 reais (em menos de 1 semana hahaha)
    Acho que vale a pena deixar o iPhone “natural”

    Jailbrake pra mim só quando lançarem uma versão onde mtos testaram e nao deu problema (o que vai demorar hahaha)…

  • FranKiko

    Talvez seja meio off-topic, mas considerando que o post trata de jailbreak, vai lá: (1) alguém sabe se na App Store há aplicativos que gravem, no iPhone 3G, vídeo em até 15 FPS? Isso porque uso o Cycorder, e ele grava em até 15 FPS; (2) há algo semelhante (de mesmo papel) ao MxTube, oficial na App Store? Ele permite baixar vídeos do YouTube. Esses são os dois principais aplicativos do Cydia que uso atualmente. Grato.

    • Você pode perguntar isso no nosso fórum: http://forumdoiphone.com.br 😉

    • KKJF

      FranKiko,

      Pra gravar video eu não conheço não, acho que só com jailbreak msm…..mas pros videos do youtube tem uma que é free na appstore e se chama Marchtube.

      • FranKiko

        Obrigado KKJF.

        Nunca tinha ouvido falar sobre esse Marchtube. Vou testá-lo. Vou também perguntar no Fórum, conforme o iLex sugeriu. Sei que realmente já há aplicativos na App Store que gravam vídeos para o 3G, mas os que tinham sido comentados, pelo menos até algumas semanas atrás, não chegavam a 15 FPS. Valeu!

    • Vinícius

      o para gravar video se chama iCamera, o iLex já postou uma materia falando sobre ele aq no blog. Achei a solução mais viavel, já que ao contrário do programa via jailbreak, este salva os videos no rolo da camera

      eu vi outro que baixa videos do youtube, são não me lembro o nome…

      abraços

    • DarkSide

      Existe sim chama Qik Video Camera , grava em 15 FPS, permite compartilhar no YouTube ou FaceBook direto e manda bem no 3G, melhor que o JailBreak version

  • Para mim não tem preço poder fazer uma atualização ou um restauro a qualquer momento por meu Iphone estar do jeito que a Apple gosta!

    Fiz jailbreak quando comprei, fiquei assim por 8 horas…. voltei para o original e permaneço sem duvidas..

    Todos que defendem o jailbreak deveriam experimentar uma restauração pelo Itunes, tudo volta a ser exatamente como era antes….. todos os programas são instalados automaticamente…

    Só de não precisar ficar copiando e instalando programas durante um bom tempo já vale os poucos dolares que gastei na App Store… isso sem falar das atualizações constantes do programas e jogos que por motivos obvios os não oficiais nao tem acesso…

    • Eu defendo o jailbreak, mas não incentivo. Para os novatos que me perguntam se vale a pena ou não fazer, a resposta é sempre a mesma: se está feliz sem, continue, pois poupa muitas dores de cabeça. 😉

    • Silvio

      Desculpe minha enorme ignorância, mas não entendi a parte que diz que o pessoal com JB não tem acesso aos jogos. Tenho JB e consigo comprar normalmente qualquer jogo ou app.

      Só largarei meu JB quando a Apple lançar ferramentas parecidas com o SBSettings, CalendarLockScreen (acho que é assim o nome – meu iPhone tá lá longe carregando =P) e Backgrounder.

      Não sei se estou confundindo, mas tenho a sensação de que vc está falando de pirataria – e não JB. Mas concordo que há situações em que é mais fácil ficar no oficial!

    • Rafael Nogueira

      Então porque você utilizava programas piratas.

      Possuo Jailbreak, e quando atualizo o iTunes salva tudo perfeitamente sem problema algum, assim como o original, não muda absolutamente nada.

      O problema é que os piratinhas instalam tudo que veem pela frente e acabam com o telefone e ainda reclamam que o itunes não “salva” e nem atualiza os apps piratas.

      JB é para desbloqueio, ou para acrescentar uma necessidade que vc entenda necessária, como SB settings, kirikae (multitasking) dentre outros. Se vc instalar tudo que existe no Cydia, não tenha dúvida, que nem se o iPhone possuísse 2 Ghz ele aguentaria.

    • Nao sei de onde vc tirou isso! “Os nao oficiais nao podem fazer o Jailbrake” Obviamente qualquer app adquirida na apple store voce automaticamente tem direito a atualiza-la, independentemente do jailbrake. To no meu 3 iphone com jailbrake… e quem nao tem, EU RECOMENDO com todas as letras!

  • André

    iLex, la no blog do dev team está escrito q quem tem seu aparelho desbloqueado pelo ultrasn0w pode usar a nova ferramenta, exceto quem usar o ultrasn0w com o 3GS com o novo bootrom, eh claro! La fala tbm que quem usa o blacksn0w para fazer o desbloqueio e possui a baseband 05.11.07 não deve usar essa nova ferramenta, pois inutilizará o desbloqueio! Ou seja, para quem possui um 3G com a baseband 04.26.06 e desbloqueado através do ultrasn0w, como é o meu caso, é possível manter o jailbreak e o desbloqueio usando o novo pwnagetool! Abraço

  • Como saber se o aparelho tem a nova bootrom ou nao?
    Tem como ver nas opçoes? Da pra saber pelo numero do serial?

    Até mais!

    • Vinícius

      segue o caminho no seu iPhone:

      Ajustes > Geral > Sobre

      ai vá ao final da lista e olhe o valor do campo “Firmeware do modem”

      • Falso.
        São duas coisas diferentes, firmware do modem não é bootrom, uma coisa não tem a ver com outra.

  • jegue-boy

    pelo que eu entendi…
    quem ja atualizou o 3GS para o firmware 3.1.3 continua sem solucao ne?

  • To confuso, eu tenho iPod Touch 1G, ja atualizado para 3.1.3, posso fazer ou não JB ?

    • O iPod não tem baseband, por isso o jailbreak independe da atualização.
      Ou seja, você pode sim.

      • Vou tentar então e posto aqui se houve resultado positivo.

      • Baixei o redsn0w, a ultima versão, 0.9.2, selecionei o Firmware 3.1.3 que ja havia em meu PC, a seguinte mensagem foi obtida:
        “Unable to recognize specified IPSW.”
        Creio que ainda não seja possível efetuar o Jailbreak iLex.

  • Rodrigo

    O dia em que a Apple permitir que eu rode aplicativos em background e que eu possa finalizar os processos que estão rodando a qualquer momento eu volto para a versão sem o Jail. O desbloqueio fiz de forma oficial com a Apple.
    Vou esperar um pouco para atualizar.

    Abraços e parabéns pelo excelente blog.

  • Tem uma coisa que nunca fica explicito nos posts e acho que isso Atrapalha muito!
    A atualização da baseband só atrapalha para quem precisa utilizar o Desbloqueio para o chip?
    Quem tem o iphone desloqueado Oficialmente, e utiliza o JB apenas para liberar funcões bloqueadas pela Apple (Bluetooth, Background, etc.), Precisa se preocupar com a atualização da baseband?
    Acho que isso deveria ser mais explícito nos post!

    • A baseband atrapalha em outras coisas, como a impossibilidade de voltar a um firmware precedente. Se lançarem um OS que não haja jailbreak e você atualizar a baseband, mesmo que não se importe com o desbloqueio, ficará sem jailbreak porque não terá como voltar para o antigo.

      Isso não acontece com o Classic, porque ele não atualiza a baseband, nem com os iPods touch, que não possuem modem.

      http://www.iphonewiki.com.br/index.php?title=Baseband

  • Pablo Pohlmann

    Tenho um Classic com 3.1.2 jailbroken com blackrain. Posso usar o redsn0w para jailbreak do 3.1.3?

    • Davi

      Prezado Pablo

      Fiz a atualização para o 3.1.3 inadvertidamente no meu 3G. Posso voltar para a versão 3.1.2?

      Obrigado
      Davi

  • Flavio

    O firmware do modem 05.11.07 tem a bootroom antiga ou a nova?

    • São duas coisas diferentes, uma coisa não tem a ver com outra.

      • Flavio

        E como fico sabendo qual minha bootroom? É que alguém aí em cima tinha dito que era pra verificar o FW do Modem, ehehhe

  • Jordan

    Olha. O meu 3gs de 32gigas, depois de 6 meses, da tim , travou do nada e tentei o dia inteiro restaurar ele. Nada. Ficou numa tela branca. Nunca fiz jb nele e ele já tinha uma semana com o firm 3.1.3. To na tim agora trocando por outro. Não tive problemas pra efetuar a troca, mas fiquei com receio de acontecer isso novamente depois que acabar a garantia. O problema é que não tem o branco e tive que pegar o preto.

  • Cesar Ramina

    iPhone 3G – baseband 04.26.08

    Fiz o upgrade via PwnageTool, uso ultrasn0w.
    Não há nada de novo no 3.1.3, apenas aumentou o consumo de bateria (queda de 10% em 6 horas SEM uso).
    Retornei para o 3.1.2 sem problemas.

  • DarkSide

    Olha pra mim que tenho 3G, com o 3.1.3 o uso da bateria melhorou muito, mas eu não uso desbloqueado , eu viajei no fim de semana, no sábado de manhã, usando em EDGE e sem WiFi, a bateria durou bem e quando cheguei domingo no fim da noite, ela ainda estava a 30%, e fiz ligações e usei a navegação.

  • gustavo

    Como faço pra saber qual é o bootrom do meu 3gs? Tenho o jail blackra1n na versao 3.1.2 e o firmware do modem é o 05.11.07

  • Pedro Henrique Meneses

    Minha namorada está pretendendo comprar um iPhone 3GS nos EUA agora em FEVEREIRO. Gostaria de saber se será possível realizar o desbloqueio/jailbreak dele para utilizá-lo aqui ou ele já vem com a BOOTROOM nova?
    Obrigado.

    • @kenjigallagher

      Acho melhor gastar um pouco mais e comprar aqui no Brasil, Está se arriscando a ficar com o tel boqueado. [2]
      no pior das hipóteses … vc vai ter um iPod touch com camera! kkk

      • Tulio

        Problema que comprar no Brasil não é um “pouquinho” mais né.. se der a sorte ainda de conseguir alguém que tenha conta na At&T e pegue o aparelho para vc com grande desconto.. me encontro nessa situação..agora não sei se vale a pena.. posso comprar o 3gs por 300$ (32gb) mas tenh medo de fazê-lo e o aparelho já vir “travadaço”.. enfim.. já no Brasil por menos de R$ 1500 não conseguiria comprar (valor com os descontos que tenho com minha conta pós Claro..)..

        até ganhei um de um amigo aqui..um 2G (classic).. mas ele tá dando problema com som (não toca, apenas funciona o alarme), e wifi que, dpois de 1 semana, praticamente não funciona mais.. fiz a coisa de deixar na geladeira (na verdd, como estou nos EUA agora e está inverno, deixei “lá fora” por 20 minutos), e funcionou o wifi novamente por alguns minutos..depois não mais..

        bom essa é a situação: usar um iphone classic com probelmas (de graça) ou comprar um 3gs novo mas correr risco de travamento (fora garantia essas coisas..)..

    • Pedro,
      Para comprar um iPhone pela AT&T, (está fresquinho, comprei meu 3Gs ontem…)vc precisa abrir uma conta na operadora, e para isto, vc precisa de um endereço nos EUA, e uma identidade(pode ser a brasileira). Para eles de darem o aparelho, vc precisa fazer um deposito de US$ 500 e fazer um contrato de 2 anos. Depois de um ano, sem quebrar o contrato ou deixar de pagar uma conta, eles te devolvem os Us$500. Como moro aqui, isto não é problema… Vc pode pedir para eles desbloquear o iPhone depois de 60 dias.

      Espero ter ajudado. Abs

      • Fiz uns cauculos agora, e mesmo comprando o iPhone, fazendo o deposito e apos isso, quebrando o contrato apos 60 dias (para desbloquearem totalmente), ainda é mais barato que comprar no Brasil. Como o grande e sabio Bluehand disse, “No Brasil, se não der 500% de lucro, ninguém quer fazer.” e após isto, falou; “^&?^#&???%#$?^@%&#?^&#$&#^?%#%^*?$^%#. Haing Haing /Haing”

  • Dinnosan

    Acho melhor gastar um pouco mais e comprar aqui no Brasil, Está se arriscando a ficar com o tel boqueado.

  • Victor

    Novamente. Estou no fw 3.1.2, pretendo continuar nele, mas se por acaso meu OS bichar, posso continuar restaurando via itunes com o 3.1.2? Esse procedimento ainda funciona??? Ouvi por ai que nao poderia mais usar esse ipsw?! Meu iphone ta dando sinais de lerdeza, mas agora fiquei receoso em “formata-lo”…

  • Fiz essa besteira de atualizar…
    Usei o pwnage e funcionou normalmente.

  • Felipe

    Boa noite galera, meu pai comprou um iPhone 3Gs usado de um amigo, poré o amigo dele já atualizou para o 3.1.3, antes de entregar para meu pai, como eu sou usuário de um iPhone 3G com JB no FW 3.1.2 eu estou meio por fora. O modelo do iPhone 3Gs dele é um MC…. qualquer coisa, eu consigo criar o FW custom e fazer o JB normalmente no iPhone ou não existe solução para isso? Abraços

  • Guilherme Mendes

    bem, eu comprei o meo iphone nos EUA e fiz o jailbrake usando o blackra1n, mas quando eu iria desligar o iphone, aparecia o logo pra conectar ao itunes, entao eu fui tentar usar esse novo programa, mas não funcionou.
    quand eu fiz a restauracao para colocar o jailbrake o iphone ficou com a versão 3.1.3 e agora eu não consigo desbloquear o celular.

    não sei que faço porque agora meu iphone não é mais phone !

  • Douglas – 3GS

    Nao tem o que fazer a nao ser esperar…

  • Marcelo BsB

    iLex, você escreve muito bem mais pra mim não ficou muito claro uma coisa: Fiz atualização 3.1.3 do meu iPhone 3Gs da TIM e pretendo continuar a usa-lo na TIM mas gostaria de fazer o JailBreak. É possivel com a atualização da ferramenta???

  • RICARDO VIERA

    gente tenho um ifone claro 3gs.
    gostaria de saber se posso atualizar o 313, nao uso o jailbreak
    obrigado

  • Felipedc

    Boa tarde, tenho um iPhone 3Gs da claro, não uso desbloqueio de operadora, porém uso JB eu atualizando para o 3.1.3 é possível fazer o JB?

  • Marcelo Ghellardi

    To precisando de ajuda! atualizei meu 3G gringo, e fiquei sem sinal! usei este programa e coloquei na 3.1.3, fiquei sem sinal, dai tentei colocar em dfu + blackrain 3.1.2, permaneci sem sinal. alguma sugestão??

  • Carlos Adller

    Jailbreak ficando cada vez mais complicado.

  • Diego

    Meu iPhone travou ontem depois de uma queda de energia e está pedindo para restaurar, porém quando vou restaurar ele já pede para fazer a atualização para o 3.1.3, eu utilizo o desbloqueio não-oficial e se atualizar não terei com faze-lo mais, alguma sugestão ou estou ralado mesmo?

  • Diego

    Não instalei o 3.1.3 ainda, tem como eu instalar o 3.1.2?

  • djsoulza

    me ferrei ontem apos o meu 3gs entrar safe mode e nao sair nem com reza brava ….fiz um restore nele apaguei tudo ai ele atualizou pra 3.1.3 e rodei o blackrain de novo e ai naaaaada

    me lasquei grandao pq eu tinha desbloqueado pra usar a operadora NTT docomo no japao , ja que a Softbank original e muito ruim de sinal em areas com montanhas/

    e ai qdo retornar ai brasil ele tbm ta bloqueado pra claro ??

    ja tentei fazer o downgrade pra .3.1.2 pelo pwmage mas qdo do restore + tecla option e seleciono o arquivo ipsw gerado pelo programa o itunes comeca a fazer o restore e no final da erro.,,,,,

    alguma ajuda ou como no post SEM SOLUCAO no momento.???

  • Robert

    Prezados , Bom dia

    Tenho uma duvida ..

    Tenho um Iphone 3GS 16 GB e ele ta com o Fw3.1.3 e ele tem o novo Iboot , e nao quero desbloquear ele pois ele ja veio desbloqueado de fabrica , so quero fazer o Jailbrake nele .. é so seguer o tutorial acima ?

    Ou ainda nao tem solução ….

    Atenciosamente,

    Robert

  • Guilherme Mendes

    Eu tenho o iphone 3gs com baseband 5.12.01 mas não é desbloqueado oficialmente, e como comprei ele nos EUA eu queria desbloquea-lo para funcionar no brasil.

    O iphone tem a versão 3.1.3

    E como faço para desbloquea-lo agora

    o Aparelho não tem o novo bootcamp ou sla como seja chamado

    por favor me ajudem!!

  • Puyu

    olá!
    eu tenho o iphone 3gs soh que nem cheguei a atualiza o os… tanto que ta na versão 3.0.1

    sabe se usando o blacksn0w pra desbloquia e atualiza pra versão 3.1.2 é possível??

    obrigado
    abraços

  • t4h_kun

    msm sem o unlock, o cydia funfa sem problemas, certo? o.Oa

  • Guilherme Mendes

    iLex, como eu faço o downgrade para a versão 3.1.2 do iphone?
    eu queria fazer o desbloqueio de operadora