Opinião

Previsões, chutes e rumores para 2010 no mundo do iPhone OS

Ano novo é tempo de previsões sobre o que está por vir, e pelo que parece, 2010 pode nos reservar muita coisa boa. Como rumores e chutes são bem numerosos, vamos nos concentrar naqueles que são mais prováveis de acontecer neste ano. Prepare suas expectativas! 🙂

Tablet da Apple

O rumor é antigo, mas os indícios começaram a ficar convincentes no último mês de 2009, com o registro do domínio islate.com pela Apple e com a marcação de um evento misterioso fora da calendário habitual para o final de janeiro.

O que se diz é que será um dispositivo totalmente novo, na qual nem imaginamos. Mas é muito provável que rode o mesmo iPhone OS que conhecemos, adaptado a uma tela de 7 a 10 polegadas. Isso quer dizer que poderiam rodar os atuais aplicativos, não em tela cheia mas em uma parte dela, como widgets. Alguns apostam na capacidade de 120GB.

A previsão é que ele seja anunciado ao mundo no dia 26 de janeiro (marque na agenda, cobertura completa aqui no Blog), com início provável de venda nos Estados Unidos e Europa em março. Para o Brasil, talvez demore um pouco mais, principalmente se ele possibilitar o uso de 3G e/ou conexão wi-fi, que exigem homologação da Anatel.

Lançamento do beta do OS 4.0

Como todo o ano, a Apple deve lançar uma nova versão do seu sistema operacional, de número 4.0. E geralmente é na metade de março que ela faz um evento onde expõe as novidades e distribui a versão beta para que os desenvolvedores possam se adaptar às mudanças. Chute de data para a apresentação do SDK 4.0 beta: 16 de março.

WWDC’10

A Worldwide Developers Conference é um evento que acontece todos os anos em San Francisco, com desenvolvedores Apple do mundo inteiro. Desde 2007 é o palco preferido para anúncios de lançamento importantes, como novos iPhones e novo sistema operacional. Chute para a data da conferência: 7 de junho.

Novo iPhone 4

O nome provavelmente não será este, mas sabemos que será um novo aparelho, de maior performance e com várias novidades em relação aos modelos anteriores. Espera-se um processador mais potente, mais memória (talvez 512MB, o dobro do atual 3GS), câmera de 5 Mpixels, Wi-Fi 802.11n, melhor bateria e capacidades de até 64GB. Talvez a traseira emborrachada finalmente torne-se realidade. E claro, talvez alguma novidade que ainda nem imaginamos. Lançamento entre junho e primeira metade de julho.

Nos EUA, a AT&T deve perder a exclusividade de venda.

iPhone OS 4.0

Junto com o novo iPhone vem também um novo OS para todos os modelos. Como novidades, a Apple poderia nos presentear com um multitasking limitado (limite de 3 aplicativos abertos ao mesmo tempo, por exemplo), possibilidade de apagar ligações individualmente, mudanças na tela de início (como a implementação de categorias), bloqueio de chamadas externas e outras melhorias.

Novo iPhone no Brasil

O novo modelo anunciado em junho deve chegar em terra brasilis somente entre agosto e setembro. A esperança é sempre a última que morre, e pode ser que a disputa entre as 4 operadoras oficiais nos tragam ofertas e condições melhores para a compra do iPhone. Mas o pessimismo indica que todas elas terão preços muito parecidos, como sempre.

Novo iPod touch

Setembro é a época que a Apple costuma atualizar sua gama iPod. O palpite mais seguro é que finalmente sejam disponibilizados os tão esperados iPods touch com câmera de vídeo. Processador igual ao último iPhone, com o dobro de capacidade (ou seja, 120 GB, caso os celulares tenham 64 GB). Possível mudança no design. Arrisco a dizer que possa trazer recepção de rádio FM. Chute para a data da apresentação: 7 de setembro.

App Store

Presume-se que a quantidade de aplicativos disponíveis na loja da Apple possa ultrapassar as 300.000 unidades até o final do ano.

 

Previsões são previsões, que podem ou não acontecer. Estas que foram expostas aqui se baseiam no calendário constante que a Apple sempre segue. Podem haver mudanças de planos de última hora (como aconteceu em 2009), mas com Steve Jobs de volta ao comando, é mais difícil disto acontecer.

Preparados para um ano cheio de novidades? 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Passos

    Que venha 2010

  • Joey Marley

    Eu estou esperando que chegue logo esse novo iTouch, eu quero comprar um pra mim. Mas é só em setembro, ;(

  • Guga Correa

    2010 será fantástico. Não vejo a hora de saber quais são as novidades que a Apple trará no seu novo iPhone.

  • Carlos Schmitt

    I´m ready! Bring it on!

  • JanjaBoy

    Será?

  • Nathan

    Tablet da Apple!!! Não aguento ficar esperando!!!

  • Thiago

    Novo iPhone? Bora guardar $$ de novo! hehehehe

  • Bruno

    Essa possibilidade de apagar idividualmente as ligacoes eh essencial…sabe-se la pq o iPhone nao tem…preferiria essa funcao ao MMS… 😛 iLex, so pra tornar o blog melhor (e sendo chato, desculpe), mas o tempo verbal de “alguma novidade que ainda nem imaginemos” estah incorreto, o correto seria imaginamos mesmo…

    • Escrever matéria com sono dá nisso. 😛
      Arrumado! 🙂

  • Chipaz

    O pior é que minhas viagens ao EUA se encerram dia 26/01, ou seja, darão o doce a criança e depois ela ficara na vontade já que as vendas do tablet só em março. Ótimo post.

  • Waldomiro

    “Oh Lord, want buy me an Apple iSlate…”
    Eita que se o dinheiro sobrar e o preço ajudar em 2010 faço um pomar na minha casa cheio de macieiras…:D.
    Talvez economizando nas fraldas do bebê que vem aíi. Afinal temos que ter prioridades né? Hahahaha.

  • Mlaor

    Você chuta o preço do novo iPhone nos EUA?

    • Chute é chute, mas eu apostaria que os preços lá continuariam os mesmos de hoje.

  • JulianoR

    oq viria a ser esse multi-task de 3 aplicativos? iPhone OS Starter Edition?????

    • Mateus Pinheiro

      Ele quiz dizer que Apple poderia implementar multitask de 3 aplicativos , ou seja , rodar 3 aplicativos em background em fechar você pode deixar em background e depois voltar e ele estaria do mesmo jeito que você deixou ,sem precisar de Jailbreaking, só não entedi essa do Iphone Starter Edition

  • Mateus Pinheiro

    Ei eu acho que você deu um erradinha ali ajeita na parte do Ipod Touch , você disse que viria com o dobro de 64 Gb do Iphone ,ou seja, ->”120″<- Gb o certo seria 128 Gb . o dobro

    • Não existe erro em informações enquanto elas forem chutes. 😉

      E o iPod Classic, por exemplo, só teve versão de 120GB, não 128:
      http://www.amazon.com/Apple-classic-Black-Generation-MODEL/dp/B001F7AHXM

      • Mateus Pinheiro

        desculpa não sabia , pois tava vendo uns post num blog que dizia que a Samsung ou Toshiba faria chips de 128 Gb para o novo Ipod Touch, mas pode ser sendo 128 GB , mas pode ser padrão de 1000 MB e não 1024 MB , por isso que diminui 8 Gb , pois por exemplo meu Itouch 3G 64 Gb mas na real ele so tem 59.42 GB

      • ricman1103

        nao sei se tem alguma coisa a ver, mas o ipod touch nao tem hd, enquando o classic tem. se voce olhar todos os dispositivos com memoria flash, igual ao ipod touch (tambem conhecido como ssd) eles sempre comecam em 8 gb e vao dobrando, portanto, o mais certo seria 128 gb mesmo

        • Ok, vamos fazer assim: a gente espera a Apple primeiro lançar e depois a gente discute a filosofia dos números dela, que tal? 😛

  • Esse OS 4.0 poderia trazer rádio FM ao iPhone também, né? Recepção e transmissão seriam demais! Lembrando o boato de outubro, publicado inclusive aqui no blog.

    Só resta esperar…

  • Hahaha, meu 3G será meu companheiro até o lançamento do modelo 4. Por enquanto não irei comprar o 3GS!

    Que venha 2010 repleto de novidades…

    []’s

  • Gabriel lucas

    ilex, eu acho insensato lançar um beta 2 meses depois de criar um novo dispositivo que use a mesma interface, pense também na possibilidade do beta ser adiantado ou até quem sabe finalizado agora em janeiro, será que pode ser realidade, sonho ou uma lâmpada no fim do tunel minha 😛 ?

    • É verdade, Gabriel. Alguns sites internacionais já começaram hoje a cogitar a possibilidade do SDK ser lançado já no dia 26 agora, para que os desenvolvedores tenham tempo de criar os aplicativos para o tablet.

      Vamos ver. 🙂

  • Luck Strike

    Poderia incluir tmb um receptor de TV digital. Em ano de Copa do Mundo seria perfeito para acompanhar aqueles jogos que não são do Brasil. Apesar que não daria tempo para essa Copa, mas seria interessante.

    Por falar nisso, alguém conhece algum app do tipo, ou seja, que transmita programação de TV?

  • Mário André

    Espero que o novo iPhone não venha com nenhuma mudança de hardware em relação a velocidade como foi do iPhone Original para o 3G, pq com o OS 3.0 o meu antigo iPhone 3G travava d , o unico produto da Apple que eu quero em 2010 é o tablet ou seja la o que for se vier com algo diferente, se for o iPhone OS numa tela maior, não obrigado será totalmente sem sentido.

  • Po iLex, não vejo motivos para que o multitasking seja limitado a 3 aplicativos, a menos que vc realmente acredite na história de que o MT é proibido para economizar a bateria do gadget!

  • Alexandre Santos

    Acho, sei lá, que já tá na época da Apple refazer o layout dos ícones do iPhone (já estou meio enjoado desse mesmo layout), ou a Apple sei lá tentar bolar alguns widgets, algo para as pessoas verem e falarem: PORRA!!!

    • Também sou um que acha que ela poderia mudar o layout da home screen…

  • Jefferson

    Faltou dizer que virá um novo iTunes.

  • Juliano

    que horas vai ser a cobertura do dia 26 ?

    • Prefere que a resposta seja da categoria Previsões, Chutes ou Rumores?