2010ARQUIVO

Food Brasil: a melhor referência gastronômica do país, na palma da sua mão

Todos nós conhecemos a velha pergunta “Onde vamos comer hoje?“, que aflige a muitos na hora de sair. A situação se agrava ainda mais se você estiver de viagem por uma cidade que não é a sua. Felizmente, o iPhone pode lhe ajudar também nessas horas. :)

Em termos de aplicativo direcionado ao público brasileiro, sem dúvida alguma o Food Brasil é a mais completa referência gastronômica do país, contando com uma lista crescente de restaurantes, bares, pizzarias e outros estabelecimentos em várias cidades brasileiras.

Ele já está disponível desde o mês passado, mas a atualização que vem por aí vai trazer ótimas novidades que deixarão o programa ainda mais completo. Tivemos acesso à versão 1.1, que deverá aparecer na App Store a qualquer momento. Confira o que mudou.

O desenvolvedor Felipe Kellermann foi bastante modesto ao numerar a atualização em somente 1.1, pois são quase 30 mudanças incorporadas. A começar pelo número de cidades incluídas, totalizando agora 17 em todo país. Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória se juntam às já existentes Curitiba, Florianópolis, Gramado, Porto Alegre e São Paulo.

Cada cidade apresenta várias opções de busca, como tipo de cozinha, especialidades, por bairro e até por proximidade, baseado na geolocalização.

Ao selecionar um restaurante, você obtém a ficha completa com endereço, telefone, apresentação, horários de abertura, formas de pagamento e até fotos. Com um simples toque na tela é possível ligar diretamente para o estabelecimento para fazer sua reserva ou pedir alguma informação. É possível também enviar um email diretamente do aplicativo.

Você pode também fazer a busca por estabelecimentos mais próximos de você. E a grande novidade é que esta busca é dinâmica, com os resultados que se atualizam em tempo real, conforme você vai se movimentando (veja no vídeo mais abaixo).

Outra ótima novidade é que você pode enviar SMS gratuitos para amigos ou familiares, com a localização do restaurante ou bar onde você está. Tudo isso sem sair do aplicativo. Sensacional!

Além disso, você pode postar no twitter um comentário com o endereço e nome de onde você está, com apenas um botão.

Junto com os favoritos, agora há uma sessão chamada “Pretendidos”, que lista os estabelecimentos que você pretende ainda conhecer, divididos por cidade. Ideal para se organizar.

Veja um rápido vídeo feito pelo desenvolvedor, com a função de geolocalização dinâmica funcionando:

Eu venho acompanhando o trabalho do Felipe desde que ele lançou a primeira versão e é admirável a dedicação e o amor que ele tem por esse projeto, se preocupando em amelhorá-lo a cada atualização. Realmente uma ferramenta que não pode deixar de faltar nos aparelhos de quem costuma comer fora, com uma qualidade rara em apps não pagos.

O Food Brasil é totalmente gratuito e está disponível na App Store (link). A atualização com as várias novidades deve ser liberada a qualquer momento, podendo já estar disponível quando você estiver lendo este artigo. De qualquer maneira, você pode instalá-lo desde já. :)

Botão Voltar ao topo