Notícias

Food Brasil: a melhor referência gastronômica do país, na palma da sua mão

Todos nós conhecemos a velha pergunta “Onde vamos comer hoje?“, que aflige a muitos na hora de sair. A situação se agrava ainda mais se você estiver de viagem por uma cidade que não é a sua. Felizmente, o iPhone pode lhe ajudar também nessas horas. 🙂

Em termos de aplicativo direcionado ao público brasileiro, sem dúvida alguma o Food Brasil é a mais completa referência gastronômica do país, contando com uma lista crescente de restaurantes, bares, pizzarias e outros estabelecimentos em várias cidades brasileiras.

Ele já está disponível desde o mês passado, mas a atualização que vem por aí vai trazer ótimas novidades que deixarão o programa ainda mais completo. Tivemos acesso à versão 1.1, que deverá aparecer na App Store a qualquer momento. Confira o que mudou.

O desenvolvedor Felipe Kellermann foi bastante modesto ao numerar a atualização em somente 1.1, pois são quase 30 mudanças incorporadas. A começar pelo número de cidades incluídas, totalizando agora 17 em todo país. Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória se juntam às já existentes Curitiba, Florianópolis, Gramado, Porto Alegre e São Paulo.

Cada cidade apresenta várias opções de busca, como tipo de cozinha, especialidades, por bairro e até por proximidade, baseado na geolocalização.

Ao selecionar um restaurante, você obtém a ficha completa com endereço, telefone, apresentação, horários de abertura, formas de pagamento e até fotos. Com um simples toque na tela é possível ligar diretamente para o estabelecimento para fazer sua reserva ou pedir alguma informação. É possível também enviar um email diretamente do aplicativo.

Você pode também fazer a busca por estabelecimentos mais próximos de você. E a grande novidade é que esta busca é dinâmica, com os resultados que se atualizam em tempo real, conforme você vai se movimentando (veja no vídeo mais abaixo).

Outra ótima novidade é que você pode enviar SMS gratuitos para amigos ou familiares, com a localização do restaurante ou bar onde você está. Tudo isso sem sair do aplicativo. Sensacional!

Além disso, você pode postar no twitter um comentário com o endereço e nome de onde você está, com apenas um botão.

Junto com os favoritos, agora há uma sessão chamada “Pretendidos”, que lista os estabelecimentos que você pretende ainda conhecer, divididos por cidade. Ideal para se organizar.

Veja um rápido vídeo feito pelo desenvolvedor, com a função de geolocalização dinâmica funcionando:

Eu venho acompanhando o trabalho do Felipe desde que ele lançou a primeira versão e é admirável a dedicação e o amor que ele tem por esse projeto, se preocupando em amelhorá-lo a cada atualização. Realmente uma ferramenta que não pode deixar de faltar nos aparelhos de quem costuma comer fora, com uma qualidade rara em apps não pagos.

O Food Brasil é totalmente gratuito e está disponível na App Store (link). A atualização com as várias novidades deve ser liberada a qualquer momento, podendo já estar disponível quando você estiver lendo este artigo. De qualquer maneira, você pode instalá-lo desde já. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Antonio Carlos

    Muito Bom.

  • Alex iPilot

    Eu já havia baixado, mesmo antes de ter o Rio de Janeiro incluído… Bastante completo. Motivo de orgulho para o desenvolvimento brasileiro de apps. Parabéns!

  • Fernando Rabello

    Que belo aplicativo, são trabalhos como esse que fazem a diferença.

  • GRM177

    Excelente programa mesmo (e é raro eu dizer isso), um dos melhores apps nacionais, só espero que o Felipe jamais coloque propagandas (preferível que cobre o programa).

    • Felipe, sinta-se super elogiado. Para o GRM177 e o Alex Pilot falarem bem de um aplicativo é porque ele é muito bom! 😛

  • Engraçado… Baixei o aplicativo mas Recife não está aparecendo aqui no meu iPhone.

    • A atualização 1.1 ainda não foi liberada pela Apple. Desconfio que até amanhã ela deve estar pintando. 😉

  • Gregorio Menzel

    Belo app!
    Gostaria que todos apps brasileiros tivessem esse conceito de ser limpo, instintivo e direto.

  • muitooooooooo boooom

  • será que mostra melhores opções a bordo de transatlanticos

    • Tecnicamente, transatlânticos não são solo brasileiro. 😉

      • Edu

        Se tiverem bandeira brasileira são praticamente solo nacional, estando sob jurisdição brasileira.

        • No meu tempo não tinha transatrântico com bandeira brasileira. Tem agora?

  • MUITO obrigado pela excelente matéria.

    Pessoal, notem que o update foi enviado para a App Store e deve estar disponível em breve. Tudo isso que foi descrito estava na versão beta, que vai ser oficializada daqui a pouco. 😉

    http://www.twitter.com/felipek

    • iPrest

      Parabéns, Felipe. Um trabalho magnífico. Que sirva de exemplo para nossos desenvolvedores para que possam utilizar sua criatividade na produção de Apps verdadeiramente interessantes e funcionais… e não pagos.

  • Thalmo

    Eu havia baixado o programa mas o exclui pois não tinha Recife como opção, mas vou baixar de novo.

  • Rafael Vieira

    tbm tinha excluído por não haver o Rio de Janeiro, mas adorei o aplicativo, mesmo sem minha cidade

  • Valeu pessoal. Quem removeu, pode instalar novamente que além das cidades tem muitos novos recursos 😉

    Se ainda assim sua cidade não for suportada, lembre que o aplicativo pode ser muito útil em viagens (na verdade ele está na categoria Travel). Sugiro ainda enviarem sugestões para a Food Brasil Gastronomia pelo próprio app, já que assim eles podem considerar novas cidades em proximos updates 😉

    Valeu, http://www.twitter.com/felipek – Nyvra

  • alexis

    jah tenho esse app a muito tempo, soh q ele nao tinha rio de janeiro, mas aguardei com ele aki pq achei q teria futuro !!!!

    abs

  • Luck Strike

    Excelente dica! Eu que costuma comer fora com a minha mulher vai ser muito útil, principalmente qdo viajar. Irei baixá-lo hoje mesmo. Valeu!

  • Hugo

    Nossa é com aplicativos assim que os brasileiros são reconhecidos lá fora!!

    Com uma idéia simples o Felipe conseguiu utilizar todas as funcionalidades do aplicativo, sem torná-lo pesado ou cansativo!

    Parabéns Felipe, isso é uma idéia de um legítimo inventor!!

  • Diego

    Excelente app!!

    Parabéns Felipe. Contiunua nessa pilha!!

  • PQP, app MUITO bem feito =D E gratuito ainda!

  • DJ FURQUIM

    Instalado, muito bom, moro em São Paulo capital e já vi que tem muitas opções.
    PARABÉNS pela dica, diariamente estou conectado no Blog do iPhone baixando as novidades, sem dúvida nenhuma aqui é o MELHOR site no que diz respeito a iPhone.
    Muito obrigado.

  • Thiago

    Muito bom o app…tão bom que enquanto lia a matéria, ja acreditava que seria pago e que o iLex daria alguns promocodes.
    ainda bem que os promocodes são “ilimitados” 🙂

  • Vitor Sá

    Baixei quando morava em SP, ano passado. Agora me mudei pro Rio e fiquei triste q iria perder o aplicativo, mas agora já estou feliz novamente! Estou esperando ansiosamente pela atualização!!

  • OmarBH

    Felipe, liga pro pessoal do Banco do Brasil e dá uma força para eles melhorarem aquele troço que eles chamam de app.
    No mais, parabéns!

  • schenardie

    sms’s gratuitos??

    como pode isso??
    hehehe
    alguem paga por esse serviço ou ja tem algum serviço / aplicativo que envie sms gratuito para qualquer operadora do brasil??

  • Algus Helm

    Já baixei mais ainda não tem Brasília… Vou esperar o update pra ver se vai ter…

  • Flavio

    Eu já tinha o app, até desinstalei e instalei de novo pra ver se não dava o update das cidades. Como moro em Brasília, ainda estou fora da lista. A Apple tá enrolando a gente :/ . Mas o programa em si é muito bem feito, com interface agradável. Seria legal se fosse possível customizar as buscas, como por exemplo, que um deficiente físico buscasse apenas os estabelecimentos com acesso. Adicionalmente, a possibilidade de inclusão de comentários de usuários e mais referência de preços seriam úteis!