Notícias

Banco do Brasil lança aplicativo para iPhone OS, mas sem absolutamente nenhuma novidade

O Banco do Brasil lançou hoje um aplicativo próprio na App Store (link), mas perdeu uma enorme oportunidade de oferecer a seus clientes uma forma moderna e ágil de acessar a sua conta. O utilitário é decepcionante, conseguindo ser quase pior que a versão web móvel do banco.

Eu sei, estou pegando pesado, mas a frase “o banco que mais investe no futuro e conforto dos seus clientes” presente na descrição do aplicativo, não condiz em nada com a solução proposta. Ele é uma simples adaptação do webapp acessado pelo Safari (mobi.bb.com.br/iPhone), com erros de interface gráficas quase imperdoáveis.

Por exemplo, se você escolhe a opção Telefones, leva para uma lista de números nacionais. Bem útil. Mas se quiser voltar para o menu principal, não tem como; você deverá sair do aplicativo e entrar de novo. Será que chegaram ao menos a ler o manual de interface da Apple?

Na rede de atendimento, a forma de escolher a sua agência é manual e muito trabalhosa. Para escolher Porto Alegre, por exemplo, o aplicativo abre uma lista de todas as cidades do Rio Grande do Sul (que não são poucas), obrigando a você correr com o dedo por cerca de 30, 40s até chegar na cidade desejada (para Rio de Janeiro e São Paulo é pior ainda, por causa da ordem alfabética). Não que eu seja a favor da metropolização, mas será que existe mais clientes que usam o recurso em Água Santa do que em Porto Alegre? Uma classificação pelo número de usuários, ou uma forma mais intuitiva de escolher a cidade seria muito bem-vinda.

Se você apertar o botão BB Seguro Auto, saiba que ele fecha o aplicativo e abre o Safari, sem nenhum pré-aviso. Aliás, nada é integrado, pois ele vai buscar todas as páginas do aplicativo na internet. Mesma coisa acontece com o localizador de agências: se você quiser ver no mapa onde ela fica, o aplicativo fecha, para abrir o Mapas. O programa só roda em aparelhos com OS 3.0, mas usa ainda funções do OS 1.4. Uma contradição enorme.

Uma das vantagens de se ter um aplicativo próprio é a possibilidade de guardar os dados bancários da conta, facilitando o acesso apenas com uma boa senha. Nem isso o programa proporciona, e cada vez que você abre o aplicativo, deve digitar o número de agência e conta tudo de novo. Viva as vantagens da tecnologia!

Essas palavras duras são de um cliente indignado, que vê seu banco querer se auto-promover com o iPhone, mas não investindo seriamente nele. Nada de usar o GPS para determinar a agência mais próxima, ou um armazenamento seguro de informações. Que tal fazer um utilitário que realmente valha a pena divulgar, hein seu BB?

Se é para quebrar galho, então eu continuo com a versão móvel do site, porque o aplicativo só ocupa espaço.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • varejao

    olha o aplicativo do itau normal tb nao é la muito bom nao. acho que no maximo ele deixa usar o gps pra ver a agencia mais proxima

    • Juda Benhur

      Bem, não quero ficar tomando partido de ninguém, nem mesmo de uma empresa ou banco, mas, não poderia deixar de expressar que o Banco Itaú, foi pioneiro em disponibilizar um aplicativo para o iPhone, com mais de 90% de facilidades disponíveis para o acesso pelo smartphone.

      Pelo jeito, esse papo de criticar quem foi pioneiro é “pano-pra-manga”, pois, nenhum outro banco brasileiro tomou a iniciativa de disponibilizar em tempo record a facilidade de acesso ao serviço de home banking.

      O Itaú foi pioneiro e até o presente momento, é o melhor aplicativo de home banking para o iPhone.

      Quer melhor??? Então, FAÇA melhor e mostre o que é capaz!

      Vale a pena salientar, que o Brasil é o país que possui a melhor tecnologia de Home Banking pela internet no mundo. Tecnologia esta, exportada para países da Europa, Estados Unidos e até Japão.

      Tenho consciência de que o melhor banco, o melhor prestador de serviços é aquele que não precisamos, mas dentre os que temos disponíveis, somos obrigados a reconhecer quem fez o melhor até então e quem fez apenas para não ficar ausente. Itaú e BB, respectivamente.

    • Juda Benhur

      Pessoal,

      Venho aqui, agora, me retratar em parte do que falei acima.

      O Aplicativo do Itau, estava realmente muito bom. Estava. Explico.

      Eu moro no Japão e, uso o aplicativo para acessar minha conta e daqui, fazer o que preciso.

      Bem, a última vez que usei, foi no final de novembro de 2009, depois disso, fui usar hoje, 08/01/2010. Para minha surpresa, o aplicativo “chamou o safari”, deixando ausente, facilidades que antes estavam disponíveis.

      Hoje, notei que não houve nenhuma inovação, pelo contrário, houve um “downgrade” muito grande.

      No entando, continuo achando que o melhor banco é aquele que a gente não precise usar. Isso agora, vale também para o Itau.

      Boca no Trombone!!!!!!

      Grato pela compreensão e tolerância.

    • Marcos

      o aplicativo do itaupersonnalite é absurdamente bom.. Nunca vi algo assim…. O itau tá anos luz na frente do BB.. com certeza!!!

  • uchoaaa

    Nossa, que desperdício de tempo, dinheiro e paciência dos clientes! Só faz manchar a marca…
    Já achava interessante a versão web para iPhone, agora que não baixo isso mesmo.

    []s

    PS.: Aliás, alguém aí tá com problemas para acessa o BB pelo Mac ?

    • É um bug com o Safari, eles já prometeram consertar isso. Enquanto a solução não chega, dá para usar o Firefox normalmente. 😉

      • Marcos Guimaraes

        Ganhei meu imac ha pouco e, nao sabendo que o problema era do safari, reinstalei todo o mac os pra ver se tinha solução heheheh. Agora ja coloquei o firefox…

        []s

      • uchoaaa

        Pois é, mas aqui não consigo nem com Firefox!
        Eles usam o java para alguma autenticação interna. Imagino isso, pois fica “Applet jmid not loaded” na barra de status quanto tento acessar.

        Bom, vou dar uma boa olhada no google. 😉

        []s

      • Renato

        Instalei o Firefox e, mesmo assim, continuo sem conseguir rodar o site do BB no Mac. Quanto ao (Web) App para iPhone, de fato, o Banco do Brasil perdeu uma boa oportunidade de lançar algo inovador e eficiente, como é o site. Espero que nas atualizações do programa, o pessoal aproveite melhor as ferramentas oferecidas pelo iPhone. Basta ver os ótimos Apps do Felipe Kellermann, o Food Brasil e o Near Cinema. Um abraço.

    • Waldomiro

      Sei que a pergunta pode parecer ëstapafurdia”mas vcs fizeram o cadastro do computador? Eu uso iMac e Macbook e não tenho problemas não contornáveis. 😀

      • Renato Fagundes

        Waldomiro, antes da alteração do sistema de segurança do Banco do Brasil, eu acessava o site pelo meu MacBook, usando o Safari, sem qualquer problema. Estou no aguardo de uma solução, pois considero um castigo ter que usar o Windows XP para acessar minha conta-corrente! Um abraço.

      • Maria

        Sempre tive acesso ao site do Bco sem problema. Para minha surpresa e dsespero nada consigo desde o inicio do ano. Ninguem no suporte do BB sabe dar informações em relação ao MAC, tudo é voltado para PC. Que diabo de inovação é essa?

  • Realmente é uma pena fazerem um aplicativo tão pobrezinho 🙂 BB, pode entrar em contato comigo que faço um aplicativo tipo Food Brasil, que vai estar massa no update 1.1! 😉

    • Hemerson

      Esou ansioso pela atualização do Food Brasil!

  • GUGACORREA

    Concordo plenamente iLex, se for para lançar essa app mediocre, seria mais honroso não lançar.

  • André

    Ih iLex, se vc ta achando ruim esse app do BB, imagina o cliente indignado do Banco Real aqui que, ATÉ HOJE, não conta sequer com um site otimizado pra iPhone!
    Isso sim é de matar!
    =/

    • Diego Souza

      Boa! Passo pelo menos problema!
      Pro N95 (Simbyan) tinha aplicativo, pro iPhone, NADA!

      Se pelo menos houvesse uma pagina otimizada, já seria muito bom!

  • Brian

    Eu tb sou cliente do banco real, e é verdade nem um site especifico existe, da um trabalho acessar na versão padrao pelo iPhone!!

  • Bra_tac

    Seria bom se permitisse recarga de celular pré-pago. Afinal, é um app de celular. Dahhh

    Seria ótimo se permitisse o uso da câmara do iphone para ler o código de barras de boletos e contas a serem pagas.

    • Taí duas ótimas funções que poderiam fazer uma grande diferença em relação a concorrência, além de trazer uma verdadeira vantagem ao cliente.

      • Para mim só serve para ver o saldo da conta.

        O que eu mais utilizaria o BB no iPhone seria:

        – Desbloqueio de computadores (código de segurança)
        – Pagamentos de Boletos (sem a trava de 100 reais)

        Seria mínimo mesmo.

        Utilizar o GPS para encontrar caixas e agências seria o paraíso.

        Mas como é um banco do governo, esperaremos mais alguns anos para isso.

        Até mais,

  • Marcus Pacheco

    Sobre o problema das cidades, podia ser mais ou menos como na App Store.
    Você começa a digitar o nome da cidade e ele vai refinando a busca.

  • Este aplicativo na verdade é um emulador do browser. Ele simplesmente carrega o safari dentro dele e abre o site do banco. Para fazer um aplicativo assim, eu gastaria 2 minutos. Decepcionante…. Não faz diferença nenhuma usar o app ou acessar via browser. Vergonhoso para um banco do porte dele….

  • d3vil

    Já acho um milagre um órgão público fazer alguma coisa pro iPhone…

  • Luiz henrique

    Ainda bem que não sou cliente deste banco… (Só Itaú e Bradesco).

  • Junior

    Espumoso rocks ! hahaha

  • Daniel Polastri

    Reparou que o aplicativo não faz nada além de abrir a prória pagina web sem ter de entrar no safari?…. é a única vantagem…..

    • Jonatas

      Criar um atalho na página inicial do iPhone já faria isso!

  • Daniel

    Pelo que entendi, o aplicativo permitirá pagamentos e transferências com valores acima de R$ 100,00. Na página no BB, pelo computador (Minha Segurança), já existe um link para cadastro do iphone. Entrando nesse link, aparece a primeira sessão aberta pelo aplicativo, e aparece autorização pendente. Tentei autorizar, mas retorna uma mensagem dizendo [COD LIBERACAO DE MAQUINA INVALIDO]. Por favor, tentem fazer o mesmo, e informem se ocorre o mesmo erro.

    • Carlos Adller

      Também tentei e deu esse erro.

  • Hemerson

    Ridículo este aplicativo. Sou cliente BB há vários anos e não esperava por algo tão porco.

    Vou instalar apelas pelo fato de qualificar negativo e fazer uma péssima resenha. O que acham?

  • Breno

    E a caixa econômica federal tem algo pro iPhone? Entro aqui num site móvel que fizeram mas acho que pro n95 porque no iPhone fica péssimo!

  • Felipe Drumond

    Nossa, que app RUIM!

  • daffad

    Talvez o maior problema do Banco do Brasil é ter que resolver essas questões de tecnologia apenas com o pessoal da casa. Existe em Brasília a Diretoria de Tecnologia (DITEC), aonde certamente esse aplicativo foi desenvolvido.

    No âmbito do BB, alguém terceirizado para realizar esse serviço é algo complicado. Mas os rapazes da DITEC aprendem rápido. Apenas os clientes comecem a ligar para o BB Responde, 08007290001, com sugestões e críticas, eu bem sei que em breve teremos uma versão bem melhor desse aplicativo.

  • João

    Acho que fizeram esse aplicativo só pra marcar PRESENÇA.
    Opa….esse é outro banco! kkkkkkk

  • Banco do Brasil está um verdadeiro LIXO no que tange a tecnologia de informação. Recentemente mudaram todos os parâmetros de segurança do banco, resumindo, a vida de inúmeros correntistas que dependem de serviços de internet com eu, estão sofrendo com a inexperiência do departamento de tecnologia do banco. Só este mês (sim, Janeiro) minha senha de internet foi bloqueada 4 vezes, segundo o banco foram tentativas de captura de dados. Em pouco tempo fiz alguns teste e cheguei a conclusão do problema! Não posso acessar minha conta via internet em 2 ou mais computadores diferentes, mesmo que o acesso siga do mesmo ip. O sistema está tão sensível que com essa ação ele considera como uma tentativa de fraude. O gerente da minha conta já nem pergunta mais o que eu quero, vai logo desbloqueando a senha, pois já conhece o martirio.

    Deixo aqui minha indignação!

    • Maria

      Marcos, vc tem razão. Não há a mínima preocupação com cliente. Aliás eu acho que é tempo de fechar a conta nesse banco.

  • Sylar

    Eu achava que isso devia ter pagamento de conta por codigo de barra, igual o redlaser le o codigo de barras, ele le o codigo e paga a conta =)

  • Belentani

    o APP do Itau é meio esquisito…

    antes qdo eu abria ele, conseguia visualizar minha conta pelo proprio APP mas agora “do nada” qdo seleciono a opção de ver saldo, ele redireciona pro safari!

  • Jonatas

    Uma merda mesmo! Era melhor alguém ter barrado isso, se é para fazer faz direito pô!

  • Alex

    Banco público,, você quer mais o que?? Tudo que é do governo é meia boca. Para nós contribuintes claro.

  • E o que você achou do aplicativo de verão do Santander? http://www.gruposantanderbrasil.com.br/BRGSB/hotsites/02/

    Pessoal reclamou que falta um aplicativo para acessar a conta pelo iPhone e isso falta mesmo, mas tem um conteúdo bacana.

  • Rodrigo

    Daniel e Carlos Adller, no menu Minha Segurança, você deve anotar o código e aurorizar primeiramente no terminal de auto-atendimento bb (famoso Caixa eletrônico), aí sim depois autoriza pelo computador. Comigo deu certo assim.

  • fora que o app/webapp ainda não se adaptou à reforma ortográfica (adotada já no primeiro dia pelo BB) e ainda chama o Autoatendimento BB de “Auto-Atendimento BB”.

  • Henrique

    O site voltou… Agora tá funcionando até no Safari…
    UFA!!!

  • Rodrigo

    O app teve uma atualização, mas foi tirado de todas as app stores, não acho ele no app store brasileira, na americana, e nem na do reino unido. Estranho. Será que retiraram pq não tinha nada de mais o app??

  • Fabio

    Pra mim nenhum desses APP são bons… Vou falar do Itaú porque sou cliente.

    1 – Os 3 APPs disponíveis (ITAÚ, PERSONALITTE e EMPRESA) são tecnicamente idênticos. Não precisava de 3…

    2 – Aquela animação na abertura só para mostrar o logo da empresa enche o saco! No mínimo poderia ter a opção de desabilitá-la…

    3 – Com tantos softwares animais de gerenciamento financeiro (Mint, pocketmoney, quicken e MUITOS outros…) porque um banco como o Itaú, BB ou Bradesco não são capazes de criar uma ferramenta decente dessas? Ainda mais bancos que se dizem preocupados com a educação financeira de seus clientes…

    Desculpem a minha revolta, mas nessas horas eu sinto o quanto estamos longe…

  • o aplicativo t manda pro safafi e depois t pede um java estalado, alguem sabe como instalar ????

  • oton

    tenho macair sempre acessei o BB on line, mas agora depois da atualizacao do java 7 não consigo, e ele pede que eu instale jmid, no qual meu computador fala que este programa tem acesso a todas as minhas informações pessoais, microfone e webcam???????? alguem sabe informar do q se trata??? abrç