Notícias

TomTom Brazil para iPhone chega oficialmente à App Store

A notícia que muitos esperavam: finalmente chega à App Store o aplicativo TomTom com mapas do Brasil!

TomTom Brasil

Com uma interface bem adaptada ao iPhone OS, o navegador da tradicional empresa de GPS possui dois gêneros de narração (masculina e feminina), com voz em português do Brasil. Aliás, a tradução brasileira já estava presente em todas as versões do aplicativo em outros países.

Todos os menus estão traduzidos e o uso é bem intuitivo. Um ótimo trabalho da TomTom.

Menu em português

Menu em português Resumo de rota

Opção de línguas

O aplicativo ainda não está disponível na loja brasileira, mas é questão de tempo. Por enquanto, ele pode ser visto na App Store americana, pelo preço de 79,99$.

Grande dica do Rodolfo de Oste 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Carlos Adller

    Depois do review que o iLex vai faxer 😉 eu vejo se compro ou não.

    • Jrbs

      [1]

    • leandro

      [2]

    • JulianoR

      [3]

      O TomTom me parece o melhor(pelo histórico da marca), porém olhando a versão “US” do Tomtom e comparando com a versão “US” do Sygic, por exemplo, dá para notar que a aprovação nos reviews é BEM mais favorável ao Sygic ao invés do Tomtom.

  • Quero é o suporte de para-brisa deles, só que deve chegar aqui custando o preço do iPhone…

    • Felipe Drumond

      Relaxa… vamos comprar pelo ebay daqui uns tempos heheh

  • Marcelo

    Seria interessante ter o kit automobilistico. Eh esperar pra ver…

  • Luiz Henrique

    tenho o sygic brasil e o tomtom us canada.
    o tomtom eh melhor em quase tudo comparando com o sygic, interface, etc. mas o sygic eh melhor no q eles chamam de “travamento do GPS” e no recalculo quando se toma o caminho errado.
    pra mim, melhorando esse “travamento do GPS” o tomtom fica perfeito

    • Carlos Adller

      As interfaces do Sygic e do Ndrive são horríveis. O teclado do Ndrive é tosco. Muito ruins esses dois App.

      • paolo

        verdade: a interface do Sygic tem *nada* do iPhone!!! e nenhum “review” falou isto! :-0

  • paolo

    … sim mas… como pode ser só 180MB quando o Sygic e o Ndrive são 230-240? :-/

    leiam atentamente na descrição, antes de comprar! ;-(

  • Tiago

    TomTom Brazil, NDrive Brasil, Sygic Mobile Maps Brazil ou IGO My Way. Qual desses é melhor?
    Valeu

    • JanjaBoy

      Dizem que o iGo é o melhor, mas ainda não tem versão Brasil, versão Brazil tem só no sub-mundo!

      • Thiago

        Prefiro o Sygic ao iGo. o iGo calculou algumas rotas incorretas, ao contrário do Sygic.

  • Morgado

    Esta querendo saber se algum dos apps tem a opção de comprar o app e depois comprar os outros mapas… quero só um app e se for o caso vou comprando os mapas de outras localiades… já saiu algo assim?

  • Pedro Führer

    Comprei semana passada o NDrive e por enquanto não estou gostando.

    O sinal fica horrível e também não gostei muito da interface/navegabilidade.

    Ele recalcula rapidamente a a rota, porém ele fica travado em vários pontos da rota.

    O pessoal da NDrive já me adiantou que em 15 dias deve sair um update corrigindo algumas coisas. Como se trata de um APP novo, pode ser que melhorem bastante coisa, veremos.

    Acredito que a melhor opção por enquanto realmente é o Tom-Tom, já que têm um maior know-how no ramo de navegação GPS. Mesmo sendo mais caro que o NDrive, acho que valeria a pena. Se eu pudesse devolver o NDrive e comprar o Tom-Tom faria isso neste instante.

    Enfim, acredito que logo mais sairá um post com um comparativo entre os 3.

    Abs.
    Pedro.

    • Lucia

      Concordo. O NDrive é muito ruim, todas as rotas que tracei como teste deram errado. As direções indicadas estão sempre erradas. A informação deles é que os mapas estão desatualizados. Não entendo como negociam o programa desatualizado…. Enfim…..

  • eduvinagre

    iLex, você saberia nos dizer se há previsão para comercialização do TomTom Iphone Car Kit aqui no Brasil? Pelo que vi o lançamento está previsto para somente outubro nos EUA e UE. Pelo que já vi, é a melhor solução para carro, pois o kit inclui viva voz e saída de audio para entrada de som auxiliar.

    Obrigado!

  • GRM177

    Legal os feedbacks, pois estava considerando comprar um deles, mas vou esperar o TomTom. Quero só ver alguém vender Sygic e Ndrive a mais de U$ 50 a partir de agora.

    • paolo

      boa sorte GRM177: espero você morar numa das (e só vai viajar entre as) 350 cidades com cobertura de mapas total, porque… esto é o que TomTom oferece de verdade! :-0

      • GRM177

        Paolo, não pode se tomar isso por exato, uma coisa são cidades mapeadas e outras auditadas, p. ex., o meu MIo veicular com mapas da teleatlas (no MioMap e Igo) não sei se tem mais de 200 auditadas, que são as que não tem erro – até que alguma mudança seja feita, já mapeadas tem mais de 1000, até cidades pequenas ou ruas a beira de estradas na BR101 entre Porto Alegre e Florianópolis, aparecem. Então, sinceramente, posso estar sendo ingênuo, mas considerando que o produto da TomTom não deve ser inferior em qualidade de mapas, eu acredito que 350 são apenas as auditadas. E de fato, eu circulo apenas em cidade médias grandes, hj só preciso, por exemplo, de: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado, Garopaba, Florianópolis, Curitiba, São Paulo.

        O problema, acrescento, é o preço, acho um roubo U$ 80 considerando que tenho GPS veicular, mas como nem sempre estou com ele me deu vontade de adquirir, é isso ou vou acabar no JB.

      • paolo

        olha… um “detalhe”: o tamanho do aplicativo da Sygic è 232MB, o Ndrive 240MB e o TomTom… 180MB! :-/

      • GRM177

        Só uma coisa, não é nada com você, Paolo, mas notei que outros usuários entram nessa também, pergunto: – o que o tamanho tem a ver? Meu melhor mapa no Mio tem 120mb, o que uso hj é de 250 e é uma porcaria, cheio de erros (mas é mais atual curiosamente). Não dá para se ligar nesses paradigmas, o que importa é a qualidade, um exemplo disso, embora eu não seja usuário Apple, parece que o novo OSX Snow ocupa menos espaço e consome menos memória que o anterior, ninguém presume que piorou certo? Na minha ótica 180 “pode” ser melhor que 240 (grifei pode, pq claro, pode ser pior também), mas acho que o tamanho isoladamente não significa nada.

      • paolo

        GRIM… *neste tipo de aplicativos* o que ocupa espaço são os mapas!

        se você comparar as versões pela Europa:

        Sygic 1.80GB
        Navigon 1.79GB
        TomTom 1.44GB (mas no TomTom faltam Grecia e ex-Jugoslavia)

        (… sou italiano e peço desculpa pelo meu português)

      • JanjaBoy

        Só para dizer que também concordo que não é o tamanho que faz o software ser melhor ou pior.
        O System Mac OS 10.6 que tem o nome de Snow Leopard, é 7GB menor que o anterior 10.5 de nome Leopard.

      • paolo

        o tamanho de um sistema operativo, ou de um aplicativo qualquer, são coisas bem diferentes do que estamos falando aqui!

        num navegador GPS a *quasi* totalidade do tamanho do aplicativo é a base de dados (os mapas): tanto maior quanto mais grande o país ou… quanto mais fino o detalhe (= mais dados)

        boa sorte pra todos quem confiam… só no nome! :-p

        além da duvida ao sujeito da cobertura… *eu*, desconfio totalmente deste aplicativo que *precisa* de mais um chip gps pra foncionar *quase* como esta foncionando meu Navigon solzinho 😉
        (e se uma versão Navigon Brasil chegar… vou jogar no lixo, na hora, o Sygic 😉

      • paolo

        … olha… mesma cobertura de mapas (e paises)

        TomTom (Europa+ Grecia+Europa Oriental 1.44+0.1+0.25)= 1.79GB
        Sygic 1.8GB
        Navigon 1.79GB

        valor (em €)
        TomTom 99,99+59,99+69,99= 229,97 !!! :-0
        Sygic 69,99
        Navigon 99,99

        … noite, pessoal 😉

      • Rodolfo

        O problema do tamanho neste caso é o software, pois a tomtom otimizou ao máximo o software utilizando scripts do próprio iPhone, por exemplo o teclado da tomtom é o do iPhone, a ndrive teve que desenvolver um outro teclado (horrível por sinal) e a mudança entre os menus é do iPhone tb. Lembrando que o mapa tomtom para gps comum é 114mb. Hoje usei tomtom e ndrive ao mesmo tempo, meu iphone e da minha namorada, o tomtom se saiu mais rapido, fez a melhor rota e não pedrdeu sinal nenhuma vez. o ndrive travava as vezes, ai eu precisava girar o iphone e ele destravava.

  • Edguitarra

    O problema é ainda o preço, 79 dólares não é tão barato e se tiver que comprar mais o suporte da TomTom para melhor performance, aí sim vai ficar bem salgado. Muito melhor comprar o dispositivo GPS separado. Acho que o pessoal que desenvolve este tipo de aplicativo acha que quem tem Iphone é tão fã deste smartfone que não pensa no que faz e nem quanto gasta.

    • GRM177

      Particularmente acho desnecessário, o GPS do iPhone capta sinal suficiente, a grande utilidade é para quem gosta de navegação por voz (eu não suporto, acho irritante dirigir com aquele negócio repetitivo – dobrar a 300 metros, dobrar a 200 metros, dobrar a 100 metros, dobrar em 50 metros), pois o auto-falante é muito fraco, realmente. Precisa ser rico para comprar todas essas frescuras, pois sempre haverão acessórios, aplicativos novos, iPhones novos, fora as coisas não relacionadas com a Apple que desejamos, não tem bolso que aguente.

      E sim, o preço desses apps está fora da realidade, até U$ 50, que já seria pouco barato, dá para defender pelo custo-benefício. Por U$ 80 se tiver suporte toda vida , ok, não é caro, no entanto, é difícil acreditar que daqui mais 3 gerações de iPhone se usará o mesmo app e que o mesmo receberá atualizações.

      Uma grande desvantagem da app store é que simplesmente tentam formalizar o que a eles beneficia e informalizar o que deveria ser formal… ficou complicado? Tente exigir o cumprimento dos 7 dias para devolução em compras na Internet, eu já consegui, mas eles juram que fazem por pura liberalidade, que não cumprem a lei brasileira. Do mesmo modo tem vários apps que prometeram atualizações há mais de 3 meses (iRadar) ou que prometeram mensalmente (mensalmente é de 30 em 30 dias, ora) como o Vade Mecum e nada, atualizam a cada 2 ou 3 meses, ou seja, o que está escrito na descrição do produto e o que irão cumprir são coisas diferentes.

      • GRM177

        Corrigindo, correria é fogo: “haverá acessórios”. Só hj já soltei umas três perólas.

      • JanjaBoy

        É eu ia te dar um toque (no bom sentido é claro!)

  • Daniel Taiguara

    quantos megas são o TOMTOM ILEX ???

    Vc irá fazer um review dele ?

  • Marcio Sell

    Estava esperando para testar.

    O problema é que meu iPhone 3GS não está mais pegando sinal de GPS.
    Logo depois da última atualização ficou ótimo, funcionando como nunca, mas depois foi piorando, piorando até que agora não pega mais sinal de GPS, só triangulação da rede.

    Já tentei tudo, deligar 3G, ligar ou delsigar wi-fi… Já restaurei…. Voltei do zero e nada….

    Quando ligo o Maps, por exemplo, ele esquenta para caramba, ou seja, parece que o GPS está ativo, asm não pega sinal….

    Alguém tem alguma idéia?

    • eduvinagre

      Só para constar. Você não está usando o GPS em ambiente fechado, está?

      • Marcio Sell

        Não. A céu aberto…. Em lugares que antes funcionava sem problemas, agora não funciona….

    • JanjaBoy

      Minha idéia é leva na assistência para conserto! Ou quem sabe trocar por um novinho…..

      • Rodrigo

        Se você comprou oficialmente em uma operadora, não há assistência técnica no Brasil para o iphone oficial. Vá até sua operadora e se estiver em garantia eles te darão outro zerado.

  • Fabio

    O grande problema é a precisão dele…
    Já foi postado um vídeo comparando a precisão do aplicativo com e sem o kit automobilistico.

    • GRM177

      O vídeo é furada, estão em modo avião, evidentemente só o que tem a base (com chip gps embutido) funcionou.

  • Alex iPilot

    Pedro, vc PODE devolver o NDrive sim! Procure saber pois é DIREITO assegurado.

  • Gustavo

    Alguem usa GPS no centro de São Paulo? Esses tempos estive lá, e tentei usar o Sygic, e um amigo estava com o GPS do Nokia E71 dele. Em alguns momentos, o gps ficava completamente perdido (o do nokia muito mais do que o do iPhone). Isso ocorre por causa dos edifícios? Desculpem se a pergunta for muito idiota, mas é que não tenho grande experiência com gps…

    Valeu,

    • Tem muito a ver o que você disse, quando há prédios demais a sua volta, isso interfere no GPS (e as vezes no sinal do celular também).

  • Alex iPilot

    Também atesto que não se pode afirmar coisa alguma comparando tamanhos de mapas em apps diferentes. Podem ser absolutamente diferentes em formato e quantidade de informações armazenadas.

    Ainda assim, o que vale mesmo é erro no desenho (as ruas desenhadas X metros além do local real), as mãos de direção, as manobras impossíveis de se fazer (já vi algumas conversões de mão SUICIDAS), a numeração correta dos prédios, etc…

  • Alex iPilot

    Paolo, não é que o aplicativo precise de um chip extra, o fato é que a recepção GPS do iPhone parece ser muito fraca, resultando num erro de 50 metros ou mais. Para evitar que culpassem o seu produto a TOMTOM, espertamente, tratou de colocar seu próprio receptor GPS no suporte!

    Isso deve ter sido discutido bastante com a Apple “nos bastidores”, daí o atraso no lançamento do app TOMTOM…

    • paolo

      e como acontece que o Navigon, no meu 3gs, nunca teve problemas de recepção, que a posição nunca fica atrasada (como da pra ver em qualque em “review” do TomTom)? 😉

  • Luiz

    Kit tom tom iphone custa por volta de 100 libras …

  • Maicon

    Sobre a questão do tamanho que muitos comentaram, é óbvio que não é pelo fato do app ter tamanho maior que será melhor (dã)… acontece q o sygic tem o mapa completo do brasil, por isso os 240Mb… o TomTom não é completo, ja usei o NDrive que também não é… até agora testei 4 apps e por sinal ninguém bateu o Sygic…

    • paolo

      eu falei do tamanho do aplicativo só pra “provar” que o TomTom Brazil não é completo: tem *mapas detalhadas ponto a ponto* por 350 cidades e pelo resto do Brasil só tem as ruas mais importantes!!!

      • Paolo, você está querendo comparar a realidade européia com a brasileira, e isso não dá certo.
        Os mapas dos três aplicativos existentes no Brasil são os mesmos, pois todos usam os serviços da TeleAtlas. Ou seja, não adianta ficar fazendo propaganda contra a TomTom, porque o que diferencia os três é o software de navegação.

      • paolo

        mas entendo bem que tem muitos interesses ($$$) acerca deste tipo de aplicativos.

        o que… explica como ainda não encontrei nem um “review” claro e completo sobre nenhum navegador: todos *sempre* “esquecem” qualquer detalhe! ;-(

      • Que droga isso.
        Até hoje o Blog não recebeu um tostão de desenvolvedor nenhum (não que eu seja contra esse tipo de coisa, viu? :P) e aí vem um italiano insistir com os leitores e ainda dizer que há um interesse financeiro da minha parte em moderar seus insistentes comentários.

        Cazzo…

    • Gustavo

      A interface do sygic é muito ruim!!!!!!!!

  • Daniel Oliveira

    Pessoal, uma dica. Todos os softwares em questão (Sygic, NDrive, TomTom) tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, mas a base de mapas é uma só, a da TeleAtlas. Aqui onde resido, tenho verificado uma série de erros. Portanto, vamos melhorar as próximas versões, visitem o site http://mapinsight.teleatlas.com/mapfeedback/index.php, e façam as correções! Evitaremos conversões indevidas, e ruas na contra-mão, quem sabe até acidentes!

  • GRM177

    Complementando: não está correto que o mapa necessariamente é o que diferencia tanto assim o tamanho. Entre o Mio 7.1 e 8.0 a diferença são principalmente pontos de interesse, cidades mapeadas a mais são poucas, e aumentou quase 100MB, acho que não muito a ver, claro que se um tiver 3MB e outro 100MB, tem algo errado, mas não é o caso.

  • RMF

    Quantidade de dados não voga muito, afinal um desenvolvedor pode ter optado por comprimir dados e o outro não, então no final da contas o TomTom no final pode conter mais dados que os concorrentes, o esquema é o TomTom não tem suporte de navegação com voz nem na versão USA, mas se ganhar em navegação no interior de SC ou então tiver dados de uma estrada perdida no Pantanal é porque o bichinho é fera, mas o travamento (tempo para triangular posição) do GPS dele é meio cavernoso mesmo.

  • Breno Barros

    Olá a todos,

    Alguém aqui sabe de que forma são feitas as atualizações dos mapas para este aplicativo? Tenho um pouco de receio de comprar, porque os mapas para minha cidade disponíveis nos GPS correntes no mercado (brasileiro e internacional) já datam de uns… 20 anos, bem antes do lançamento, mesmo do produto disponível mais antigo!

    E a cidade mudou um bocado de lá para cá….

    Abraços!

  • Carlos Tavares

    Pessoal, sou novo nesta história de iphone como tb de gps, de toda essa discussão, alguém poderia me informar qual app para o iphone com mapas do Brasil é o melhor, levando em considerações todas os seus defeitos e qualidades?

  • GRM177

    Alguém me explica pq esses idiotas (sorry, mas é) não liberaram na loja brasileira? Tem em Portugal, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, US, mas não no Brasil, devem achar mais útil na Austrália que aqui.

  • Ricardo Barnabé

    Chegou hoje na Itunes Brasileira….. por US$ 79,90

  • Jude

    Já comprei o meu, baixando agora….

  • Rodrigo

    Eu usei o Sygic e achei um horror! Será que todos são iguais? Quero dizer, só é possível usar quando há sinal de celular? Então, qual o motivo de se ter os mapas offline?
    Fui usar em uma viagem e toda vez que some o sinal de celular, o GPS tbm fica sem sinal… Ou seja, perdeu-se a utilidade.
    Meu iPhone é o 3G S…

    • Foster

      Tem alguma coisa errada, amigo. Os GPS independem do sinal do celular.

  • Daniel

    Tenho um iPhone oficial 3G. A recepçao do sinal GPS é bem fraca. Fiz testes utilizando no mesmo carro um GPS Airis e o iPhone perde o sinal várias vezes.

    Será que vale a pena comprar o TomTom e não conseguir sinal GPS. Utilizem na Baixada Santista, em São Paulo e Grande São Paulo e na maioria das vezes o Google Maps ou o Motion-X perdem o sinal GPS

  • Bruno

    Pessoal,
    Comprei meu Iphone 3G a poucos dias, e ainda estou tirando as duvidas quanto as funcionamento do mesmo.
    Todos esses softwares inclusive o da TomTom recém lançado, não utilizam trafego de dados para funcionar, correto??
    Utilizam somente o GPS interno do Iphone?

    Obrigado.

    • Correto. Os mapas estão todos incorporados. 🙂

  • Rafael

    Pessoal,

    Estou pra comprar o app do Tomtom e tenho algumas dúvidas.

    Estou viajando para os EUA em Março, comprarei o mapa dos EUA e Canadá, queria saber se é necessário ter um chip que funcione nos EUA ou levo o meu chip do Brasil mesmo pra que o Tomtom funcione.
    Ou será que ele funciona via satélite?
    Me deem uma luz…

    Ah se funcionar com certeza comprarei o car kit para iphone…

    Valews..
    Rafael

    • Os aplicativos de navegação GPS funcionam normalmente sem o chip da operadora. Mas o aparelho não pode estar em modo avião. A sugestão é tirar o chip e deixá-lo funcionando normalmente, com o chip ele fica procurando rede constantemente, o que ajuda a acabar mais rápido com a bateria.

  • Gilberto

    Comprei o produto e funciona…mas ele nao tem a funçao de informar os radares.
    Estou tentando cancelar a compra.
    Se alguem souber como baixar esta configuraçao com os radares agradeço.

    sds

  • luis

    eu comprei o da TOM TOM e defino em uma palavra

    LIXO!!

    acabei de trocar o iphone pra ver se melhorava e NADA!!

    e cade o suporte?? procurei site da tom tom no brazil e nao achei nada!