Desenvolvedores

Que tal passar o Dia das Crianças ‘brincando’ de criar programas para o iPhone?

Instrumentos do SDK

Ao conhecer as maravilhas do iPhone e da App Store, muita gente fica curiosa em saber como desenvolver um aplicativo para o iPhone OS. Talvez o que nem todos saibam é que as ferramentas para tal são disponibilizadas pela Apple gratuitamente e qualquer um pode começar a aprender como se faz.

Na página oficial de desenvolvedores, é possível se cadastrar gratuitamente e baixar o SDK, kit de ferramentas para desenvolver aplicativos para o iPhone OS. Ele só roda no Mac OS X por um motivo bem simples: é a mesma estrutura de sistema operacional. Alguns até tentam se aproveitar da expectativa que muitos têm de ver sair uma versão para Windows, mas isso dificilmente acontecerá.

Se você possui um computador que rode Mac OS X, já pode se aventurar. O primeiro passo é criar uma conta no iPhone Dev Center da Apple, que lhe dará direito a acessar toda a documentação necessária para o aprendizado, desde PDFs e apostilas até exemplos práticos de códigos.

Apple iPhone Dev Connection

Depois, o que você tem que fazer é baixar o SDK, que não permitirá instalar aplicativos no aparelho e nem enviá-los para a App Store, mas pelo menos possibilita que se aprenda como funciona a programação, além de possuir um simulador de iPhone no computador, para você testar suas criações.

Além disso, você conta com vários sites pela internet com tutoriais e passo-a-passo de como elaborar seu primeiro aplicativo. No Youtube você também pode encontrar diversos vídeos explicativos, como os do canal Apple Maníacos, que juntam duas coisas importantíssimas em tutorias deste tipo: objetividade nas explicações e boa definição nos vídeos, coisas raras na maioria dos casos.

Veja esse exemplo, onde o Matheus ensina como fazer o layout de um aplicativo com cliparts do Pages (!!!), que é o similar do MS Word no Mac.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=nRwzD9F3S1k

Claro que, apesar da Apple facilitar muito o desenvolvimento de aplicativos, ainda não é tarefa para qualquer um. É preciso muito estudo de código (na linguagem Objective-C) para fazer algo funcional. Mas para quem se dedicar pode ser um ótimo passatempo, até mesmo abrindo possibilidades de ganhar uma graninha na App Store, caso suas criações tenham qualidade.

E aí, vai se aventurar? 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gustavo

    Esperando macbook pro com blu-ray…

  • Homero

    Quem vê até paresse ser facil.

    • É, quem vê e não lé o artigo até o fim… 😛

      • Frederico

        Só lembrando que 99% do material que se tem disponivel está em inglês e, além do mais, a linguagem Objective-C é extremamente difícil de se entender, foge totalmente da lógica de programação estruturada como Vb.net e Delphi.

        Mas, não é o fim do mundo não, e além do mais, é um baita filão em termos de mercado.

        Agora uma coisa temos que dizer né iLex, não é tarefa pra curioso de fim de semana não.

        Eu comprei recentemente um MacBook e estou começando a engatinhar nessa seara, sou analista de sistemas, desenvolvo para a plataforma Vb.Net, e to sentindo dificuldade.

        É claro, dentro de algum tempo de dedicação e logo logo estarei dando forma aos meus projetos.

        Longe de mim querer desencorajar alguém, mas posso arriscar dizer que a dificuldade de se desenvolver é proporcional ao tamanho da recompensa que virá depois. Recompensa, entenda-se: prazer pelo trabalho e retorno financeiro.

  • A linguagem é Objective C e não Object C.

    • Ops, erro de digitação. 😉

  • Wooow iLex!
    Mano, valeu mesmo pelo apoio!

  • Marcos Vendramini

    iLex,vc já tentou fazer algum aplicativo? (não sabe se já fez ou não) se nunca tentou pelo menos teve algumas ideias?
    e valeu pelo post,isso é um incentivo para que os brasileiros criem mais aplicativos BR o/
    parabéns.

  • Gabriel Pevide

    Opa vamo embora, meu mac chegou ontem e já estou baixando o SDK com um pouco de criatividade vamo ver oq sai, dicas de app que sejam funcionais e ainda não existam serão bem vindas. Abraço.

  • leonardo

    eu quase fiz um no pc instalei o mac os x nele mas depois voltei pro windows tinha gente dando piti aqui em casa =\ mas nao é tao dificil

  • Rafael Lage

    Quando eu tiver na facu concerteza!!

  • Diogo Freire

    Eu tenho um desejo de começar a desenvolver programas pra iPhone. Mas como foi citado, é necessário ainda o Mac Ox e ainda não tive tempo (leia-se dinheiro) para realizar a compra. Mas quem sabe num futuro próximo ne.

    😉

    • Michel Wilker

      É…eu também estou sem tempo (R$).

  • giovanni

    Que pena que o Planeta dev do joao pereira saiu do ar era muito bom tambem

  • iPc

    iLex, otima iniciativa sua, antigamente vc fazia isso no blog tb e agora de novo!
    Bela iniciativa

  • Muito legal! Sempre bom ver blogs atentos ao mercado divulgando as tendências sobre mobile. Parabéns.

  • Gabriel Levcovitz

    iLex, qual é a dica da semana??? Tá certo que hoje é feriado, mas continua sendo segunda-feira 🙁 logo, hoje é dia de nova dica 🙂

    • Gabriel Levcovitz

      Outra coisa também que eu esqueci de perguntar: E aquela enquete sobre a Apple Online Store Brasil??? Se os clientes gostaram ou não do banner??? Quando vai sair o resultado???

      • bem lembrado!! 😉

  • henriqueG

    Se alguém quiser aprender eu recomendo o Programming in Objective-C 2.0 do Stephen G. Kochan o livro é muito bom para quem quer começar, ele não mostra só os códigos e fala isso tem que por aqui e é assim, ele explica letra por letra o porque que se tem que usar e etc., fora que aprendendo em Objective-C você pode programar para Mac também 😉

  • tem muita coisa boa no site da apple tb http://developer.apple.com/mac/library/documentation/Cocoa/Conceptual/ObjectiveC/Introduction/introObjectiveC.html

    eu estou aprendendo por lá, mais os vídeos da área de developer

  • Valber

    O objective-c é uma linguagem bem tranqüila de se aprender e tbm a documentação que a Apple disponibiliza é mto boa. Mais programação exige dedicação pra se aprender e a parada é não desistir e se desistimular com as dificuldades. É um conselho que eu levo sempre comigo e deixo pros outros, e em breve finalizo um dos aplicativos que venho programando a um tempinho já p/iPhone e quem sabe lançá-lo na app store.

  • LeonardoD.

    quando eu tiver meu macbook (futuro próximo, hehe) vou cair pra dentro 😛

  • adriano moreira de andrade

    Há alguma literatura em português sobre o objective c?

  • Daniel Bonates

    Bom, se isso serve pra animar alguém, eu como Flasher, programo em actionscript, avançado, comprei um mac e estou me aventurando… Não é tão simples, como javascript ou visual basic por exemplo, mas não é nada complicado d+ que um tempo dedicado de estudo e aplicação não resolva, e rápido. Até pq como tudo da Apple, o ambiente do SDK é todo conectado e aos poucos vc vai descobrindo que muita coisa que vc pensava que ia precisar fazer, ele (o SDK) faz pra você. Se você focar só no Objective C, não vai ter a idéia completa das facilidades que você tem nesse mundo! Na vedade eu diria que é até animador! Metam a cara!!!

  • Heitor

    nao sei se quebro alguma regra em falar isso….. estou baixando as ferramentas disponibilizadas pela apple agora no meu HACKBOOK, nao estou infrigindo nenhuma lei ( tenho o dvd original do leopard com note fiscal, e tenho a nota do meu notebook) processador intel, chipset intel, video intel td intel, meu note ta rodando blz o 10.5.7. so nao tem driver minha placa de rede wifi intel 3945abg. voltando ao assunto numca imaginei q a apple disponibilizava td d gratis, agora e so um poco de dedicaçao.

  • Moisés Lima

    + – off topic

    ILex, preciso da sua ajuda. Conheci um desenvolvedor de apps pra IPhone de Nova Iorque no avião esses dias. Ele está se mudando para o Brasil permantemente e quer contratar coders para trabalhar com ele. Vc poderia me indicar fóruns, pessoas ou eventos como o IPhoneDevCamp para ajudar ele e outros desenvolvedores brasileiros?

    Muito obrigado pela ajuda e parabéns pelo excelente fórum.

  • Ué… o SDK é de graça?

    • É, ué. 😛

      • não é não, entrei no site da apple e deu que custa U$200 ou coisa do gênero.

  • BakBlack

    iLex, preciso de sua ajuda. Sou novato em programação para iPhone. Paguei os US$99,00 mas não estou conseguindo gerar a aplicação diretamente no iPhone, apresenta a mensagem de erro “Code Sign error: The identity ‘iPhone Developer’ doesn’t match any valid certificate/private key pair in the default keychain”, como é que eu descubro qual é o meu identity e como altero isso no xCode? Meu iPhone 3Gs é original (vivo) desbloqueado para qualquer operadora. Agradeço antecipadamente. Abraços