Notícias

Vivo dá explicações sobre o aumento de preços do iPhone 3GS

iPhone pela Vivo

Hoje a Vivo divulgou um comunicado à imprensa onde se pronuncia sobre o seu aumento repentino de preços apenas duas semanas após o lançamento oficial do iPhone 3GS no Brasil.

Segue o comunicado na íntegra:

COMUNICADO À IMPRENSA

Por uma questão mercadológica, a Vivo aumentou os preços dos iPhones 3Gs, recentemente. Esta variação não atingiu os planos Vivo Escolha Completo, Vivo iPhone 650, Vivo iPhone 900 e Vivo iPhone Completo.

A Vivo reforça que mantém os melhores preços do mercado, posição que se soma a outras vantagens: maior cobertura 3G do Brasil, tethering (uso do aparelho como modem); minutos locais livres a celulares e fixos; pacotes integrados de SMS e MMS; pacotes de dados de 250 MB a ilimitado. Além disso, ao contratar o plano, o cliente ganha automaticamente um benefício de mais minutos e torpedos SMS por seis meses para utilizar com outros números da comunidade Vivo, a maior do mercado, com mais de 47 milhões de clientes.

Por “questão mercadológica” lê-se “relação oferta-procura”. Os reduzidos estoques que a Apple disponibilizou para o Brasil causaram um grande problema à strês operadoras, que se viram com poucos aparelhos para a venda em todo o país. A grande diferença de preço da Vivo também deve ter impulsionado ainda mais a procura, fazendo com que ela optasse em aumentar os preços para que a demanda diminuísse.

Do ponto de vista da teoria mercadológica, até tem sentido, mas o jeito com que foi feito o processo deixou uma péssima impressão da companhia. Os consumidores se sentiram enganados, principalmente pelo fato dela se recusar a vender para quem não fazia parte de sua base de clientes.

Resta saber se no futuro, com o aumento dos estoques, os preços retornarão ou não aos patamares iniciais. Em caso negativo, será um duro golpe na propagação do aparelho no Brasil.

fonte

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rod

    Dinheiro, sempre ele. A Vivo é especialista em decepcionar seus clientes.

  • iPc

    No dia em que o iLex postou o preço do iPhone 3GS na VIVO dei um pulo de alegria, era agora q eu ia comprar, mas quando fui comprar tinha aumentado muito os preços e fiquei decepicionado com a VIVO 🙁

  • Mamede

    Mesmo assim vou comprar o meu 3GS no fim do mes.
    Esse comunicado deveria ser enviado a imprensa a muito tempo atras.

  • Paulo Andre®

    fodaço mesmo.

    enfim… eu nao vou comprar agora.

  • Gomero

    Eu comprei meu 3GS um dia antes do aumento na Vivo, não era cliente, só tinha uma unidade na loja de 32GB, demorou umas duas horas para finalizar o processo. Não tenho do que reclamar.

    • [Otário frustrado]

      [EDITADO por iLex]

      Edit: Infelizmente tem muito frustrado na vida que não tem condições em comprar um iPhone e dedica a vida a ir em sites escrever toda a sua mágoa com a vida.

      Não dêem atenção a esse tipo de loser, temos só que ter pena deles. 🙂

      • Eu pensei que isso aqui fosse moderado…

      • Gleisson

        Opa aqui nos comentários do blog não e lugar para esse tipo de ofensa

      • capelete

        HAAHAHAHAA o cara perdeu a linha

      • Rafael Nogueira

        hauhauhauhauha

        Enfim, com a edição ele poderá conhecer um pouco mais de si! (como encaixa melhor um himself, não… rsrs, maldito português!)

        Ele não ficou mais frustrado ainda a ponto de tentar um novo e educado comentário? rsrs

      • Puxa, perdi! O que o [otário frustrado] fez?:-)

      • Daniel Bonates

        É moderado sim, inclusive alguém, sabe-se lá quem, DELETOU um post meu, totalmente ‘free’ de violencia, só pq em algum ponto eu citei que o termo ‘não ter condições’ não soou bem, pois além de não ser um contra-argumento coerente, soou um tanto elitista e discrimintório… que feio hein?!

        Abraço a todos, na paz e sem discriminação com quem ‘não tem condições’ =)

        • Os termos de uso dos comentários foi feito justamente para explicar o porque que alguns comentários passam e outros não.
          Pelo jeito você não os leu e agora fica aqui dando uma de injustiçado. Que pena.

          Tem quem quer ajudar a tornar esse lugar melhor e outros que só querem aparecer. Paciência.

      • orlandson

        Droga, só vi agora. Fiquei curioso.

      • [Rafael Scott G. M.]

        euHAUEHUEA! Queria saber também o que foi que o cidadão aí “falou”…

  • Daniel

    Lei da oferta e procura, e da ganância…

    • orlandson

      É exatamente o que eu penso.
      O fato de ter estoque baixo foi a desculpe perfeita pra faturar muito mais.
      Todos os outros produtos da Apple são tabelados, menos o iPhone e aí vira essa bagunça.
      Em outros países a falta de preço fixo faz as operadoras praticamente “darem” o iPhone em troca de ganhar o cliente. Aqui é justamente o contrário.
      Comprei o meu no dia seguinte ao do lançamento (antes da alta), mas fiquei triste por imaginar quanto vão pedir no ano que vem. Com certeza vai ser muito caro pra não correrem o risco de ter que aumentar de novo.

      • José Bernardo

        AINDA BEM que o iPhone não é tabelado.

        Tabelar preços deveria ser proibido.

  • Daniel Lima

    Péssima atitude da Vivo, eu mesmo estava decidido em comprar o iPhone 3GS e na semana que iria efetuar a compra recebi a notícia do aumento, fiquei muito decepcionado e não realizei mais a compra. Sem falar nas dificuldades que os atendentes das lojas colocam na hora de realizar a venda. Isso é um desrespeito ao consumidor, se queremos comprar e tem em estoque, então não poderia de forma alguma se recusar a vender por esse ou aquele motivo.

  • Como foi feito, qualquer aumento de preços causa descontentamento dos clientes. No entanto, estamos no capitalismo e é assim que as coisas funcionam. Muita procura gera aumento de preços. Faz tempo que é assim.

    Agora o que eu não concordo é com a opinião de vocês com relação a exclusividade para cliente Vivo. Eu como cliente Vivo quero sim algúm diferencial na hora da troca do meu celular. Afinal, estou há um bom tempo na Vivo.

    Como cliente Vivo senti-me altamente respeitado, pois para a Vivo eu espero ter um tratamento diferenciado daquele que está chegando agora.

    Agora, para aqueles que não são clientes Vivo, pensem como um ponto positivo para a operadora, não negativo. É uma operadora que respeita os seus cliente (pelo menos nesse ponto).

    Ainda em tempo, não trabalho na Vivo, não represento a Vivo. Apenas admirei a posição da Vivo e só. Não estou falando que tem o melhor ou pior atendimento ou sinal.

    Abraços!

    • O problema todo é que em nenhuma parte da promoção, publicidade ou site da Vivo é enfatizado que a venda era só para clientes. Isto fez com que centenas de pessoas fossem às lojas e recebessem um NÃO como resposta. Isso foi um verdadeiro #epicfail do marketing dela.

      • iLex, preciso falar com vc e não estou conseguindo pelo teu formulário de contato.

        atenciosamente

        Junior Ribeiro

      • Ronaldssss

        iLex, na verdade, mesmo não sendo cliente da Vivo, eu obtive um SIM ao informar que faria a portabilidade da minha linha. Fica como dica e registro.

      • rickricardu

        Conforme disso o Ronaldsss aqui em cima é possível fazer a portabilidade paraa VIVo através da compra de um iPhone.

        Sexta feira (11/09/09) recebi uma ligação da loja do Shop. cidade jardim (Sampa) – eu estava na lista de espera – que eu poderia ir buscar meu 3GS 32Gb na quele dia, mesmo eu confirmando que era cliente TIM e que gostaria de portar para ViVo.

        Chegando na loja o atendente que distribui as senhas perguntou meu numero vivo para poder dar início ao atendimento, ao saber que era portabilidade veio com o papo de que era só rpa cliente Vivo, aí eu disse que o meu tava reservado e que j´pa havim liberado a portabilidade.
        Aí o resto do atendimento foi 100%

        *** Aliás não sou de puxar saco, mas a Loja da VIVO do Shop. Cidade jardim foi o melhor atendimento em loja de telefonia que tive, recomendo atravessar a cidade para ser atendido lá, dica: peçam o número da loja ou decorem pois fica escrito no telefone que fica num dos balcões de atendimento***

        Mas lembrando que também é contra os direitos do consumidor eles se negarem a vender o iPhone para cliente de outras operadoras…

        Código de Direito do consumidor:
        Seção IV, artigo 39, item IX:
        É vedado ao fornecedor… recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;

        Lei nº 8.884, de 11.6.1994:
        Art 87: É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
        IX – recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais;

    • Nefertine

      Devo bater palmas para esse seu pensamento pequeno.
      Acho que se a VIVO quer crescer cada dia mais e alcançar mais mercado, ela deve sim atrair clientes novos e cada vez mais pensar em melhorar seus serviços e atendimento com seus clientes.
      Esse negocio de tratamento diferenciado é coisa do passado, todas empresas devem manter o mesmo nivel de qualidade de atendimento para justamente manter clientes antigos e novos.
      Sou cliente da VIVO a muito tempo e discordo dessa palhaçada que a VIVO acabou de fazer.
      Muitos amigos meus que iam vir para a VIVO justamente por causa do lançamento desse iPhone 3Gs, já desistiram.

      • Frederico

        Amigo,

        Lendo todos os comentários, fica evidente que cada um tem seu modo de pensar, e, de certa forma, cada um tem sua razão por pensar assim.

        Mas esse caso da Vivo é complicado.

        Porque estamos falando de um produto que ela não pode ter para vender a hora que ela quiser.

        Justamente por ter um estoque reduzido, ela tem que tomar certas medidas, que, claro, sempre agrada 1 e desagrada 10. Até porque a procura é grande.

        Agora pensa: você é cliente da Vivo faz 10 anos e é tratado do mesmo modo que um cliente novo.

        Você não fica puto com isso?

        Toda empresa quer e precisa de clientes novos. Mas precisa dar valor à quem já caminha com ela faz tempo.

        Já por outro lado, ela quer usar desse produto para angariar novos clientes.

        Por isso tem gente (novos clientes) dizendo obteve êxito e outros (já clientes Vivo) que também conseguiram, assim como o inverso (os que não tiveram êxito).

        Uma coisa é certa: com 10.000 querendo comprar e tendo só 100 aparelhos, não existe lógica que resista à crítica dos 9.900 que ficaram de fora.

        E você, se fosse o presidente da Vivo, o que faria?

    • Fernando Araújo

      Ainda sobre o tratamento diferenciado:

      1) o aumento foi para todos, clientes ou não.
      Mesmo clientes não conseguiram comprar na primeira semana, as lojas não tinham aparelhos e a lista de espera era conto de fadas.

      2) se é para tratar diferente eles poderiam fazer uma pré-venda avisando os clientes por mailing.

      3) o atendimento por telefone ou loja não era padronizado. Numa loja coloquei a atendente que não queria vender, por não ser cliente Vivo, na linha com o telemarketing da Vivo, e mesmo assim elas não se entenderam. A loja tinha o aparelho, foi antes do aumento, Shopping Morumbi.

      A Vivo não aprendeu com os próprios erros, ano passado a história foi bem parecida.

  • Brian

    Sei não, eu portei da TIM para VIVO no inicio do ano, até então achava um bom negocio para mim mas depois dessa a VIVO perdeu pontos comigo, hoje estou com o iPhone 3G 16GB, estava até pensando em trocar pelo 3GS devido ao preço, pegar no meu plano mas agora nem sei quanto deve estar depois desse aumento, o meu plano é o estilo 180 quem souber manda uma mensagem !!

    • Mamede

      Estilo 180 ? Não seria Iphone 180 ? Se quer saber os valores dos planos, basta entrar no site da vivo ué.

      • Já faz um bom tempo que não aparecem os valores dos planos iphone no site da vivo, pelo menos pro Distrito Federal…

  • Adoro essas Explicações-Propaganda.

  • Andre Perez

    iLex, qdo comprei meu 3GS no primeiro sabado de vendas, era cliente da TIM, e a Vivo nao quis me vender. Fiz a portabilidade do meu numero e peguei o aparelho em nome de um familiar que tinha conta na Vivo.
    Só assim mesmo pra comprar sem ser da base de clientes.

  • Schenardie

    Continuem pagando pras operadoras esses valores absurdos..

    com certeza elas continuarão vendendo.

    😉

    *PS meu 3GS esta chegando dos EUA semana que vem

    prefiro pagar 1700 e comprar um sem garantia de fora do que pagar 1700 aqui e pegar um plano absurdo..

    • To no mesmo barco que você. Esperando a chegada do meu dos EUA.

  • krikaoli

    Entretanto, dar essa satisfação ao consumidor perante um comunicado à imprensa já mostra um pouco mais de respeito para com o consumidor.

    off: iLex o seu voice control é muito baixo? Tem como aumentar o volume da “mulher” do voice control?

    Abraços

    • orlandson

      Que nada. A única explicação ali foram as 4 primeiras palavras. O resto foi a mais descarada propaganda, sabendo que todos iam veicular isso. Mais uma vez estão se aproveitando da situação.

  • Ed

    Foi a justificativa mais vaga e vazia que eu li em muito tempo. E olha que eu costumo acompanhar notícias sobre política também..

  • Fanti

    Ainda acho que, quem quiser comprar deveria com os preços antigos, deveriam levar a VIVO ao PROCON com base no código de defesa do consumidor. Para alguma coisa a justiça deve servir neste pais.

    http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91585/codigo-de-defesa-do-consumidor-lei-8078-90
    http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/legislacao/cdc.htm

    SEÇÃO IV
    Das Práticas Abusivas

    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

    X – elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços. (Incluído pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

    • orlandson

      Concordo 100% que eles estão infringindo o CDC.
      Sou capaz de apostar que dá pra compra no preço antigo com base no artigo citado.

    • Gente… em off (rsrsrsrs), meu irmão tem um 3G 16Gb e queria trocar o dele pelo 3Gs, mas no momento do contato o mesmo estava em falta nos estoques da Vivo, então ele pediu para q fosse registrado no protocolo o valor (isso aconteceu antes do aumento), para evitar prós no futuro, e outras informações. Daí, ao entrar em contato novamente, após o aumento dos preços, teve a desagradável surpresa de q não conseguiria mais comprar no valor de antes… Isso vai dar uma confusão!!!

  • Pois eu comprei meu 3G S de 16 GB no plano Vivo 150 na A2YOU (aquela loja da Apple da Fast Shop, no Shopping Paulista), pelo preço antigo: R$ 1.100.

  • Ah, e eu não era cliente da Vivo.

  • Esse comunicado não vale um copo furado.

    A maior parte dele é pra dar números da Vivo, mostrar “vantagens”. Todos aqueles benefícios citados não são justificativas para o aumento. E concordo que, mercadológica = oferta/procura. Apesar de ser um cliente Vivo satisfeito, esse comunicado foi piada de péssimo gosto.

  • José Roberto

    Galerinha,

    o que tá ocorrendo agora é o que já acontece em todo o mundo desenvolvido e com mercado borbulhante desde o lançamento da última geração de consoles e do 1° iphone.

    Tem mto mais demanda do que oferta! Tanto que qdo fui comprar meu Nintendo DS Lite tive que pagar U$40 a mais pq a loja tinha poucas unidades.

    É ridiculo mesmo, manipulação pesada, uma nova forma de lucrar com os produtos.

    Dessa vez consegui pegar o iphone pq liguei p a vivo na sexta e depois na segunda, logo depois aumentou o preço né, florida!

    Se seguir uma lógica do mercado, logo logo tá mais barato denovo.

  • Diego

    Shame on you VIVO!
    Se eu fosse chefão na VIVO demitia todo o pessoal responsável por isso. Além de perder em vendas, vão perder em novos clientes e vendas de serviço.
    Queria ver umas 20 lojas diferentes vendendo esse aparelho pra ver se não rolava competição.
    Outra coisa é a Apple enviar meia duzia de aparelhos aqui pro país… Ridículo isso.

  • José Roberto

    agora, essa de exclusividade ao cliente foi burrada hein.

    eu conheço 4 pessoas que tem pre-pago de outras operadoras e iriam mudar p vivo por causa do iphone 3gs.

    deram moleeeeeeeeeeeee!

    é bom! 😛

  • Bruno

    Quanto mais gente procura mais caro fica.
    Eu faria o mesmo se estive-se no lugar de qualquer operadora, enquanto tem gente que tem coragem de pagar este valor num aparelho, eles vão aumentar..

    Espera ano que vem pra ver se o preço nao vai cair..

    Comprei meu Iphone 3g a 1 mês atras pela TIM.. eu ja era cliente TIM (Tim Brasil 250)

    e liguei para cancelar.. fizemos um acordo, onde estou pagando o mesmo valor de fatura só q pra um plano melhor (Tim Infinity 300)
    e paguei 300 reais no Iphone 3g

    daqui 1 ano ligo pra TIM para negociar o Iphone 3GS

    e assim vai… Portabilidade serve pra isso gente, negociar….

    se a TIM nao me oferecer algo interessante ano que vem, existe outras operadoras, tudo questão de negociar…

  • Diogo Fernandes

    iLex tem um erro de digitacao ali oh.. 1o paragrafo apos o comunicado…

    “à strês operadoras”

    “Resta saber se no futuro, com o aumento dos estoques, os preços retornarão ou não aos patamares iniciais. Em caso negativo, será um duro golpe na propagação do aparelho no Brasil.”

    Quanto a isto, acho dificil, é muito raro ver precos diminuirem no Brasil, falo isso nao so no caso do iphone mas no geral.. as coisas so aumentam, diminuir é meio dificil.

    abracos.

  • Ia comprar um Iphone 3GS na Vivo, depois desse aumento desisti, acabei comprando um Sony Ericsson W980, sei que não chega nem perto do Iphone, mas é R$1.000 mais barato, 8GB de memória e é 3G tb, por enquanto isso terra que suprir minhas necessidades. E vou continuar na Claro. Não pretendo tão cedo pensar em mudar pra Vivo, acho um absurdo essa margem de lucro que eles tem sobre o IPhone.

  • Guilherme Bravin

    ILEX, e aquela promoção do iPhone 3GS, Pq um torpedo pode mudar a tua vida, nada?

    • Leonardo

      Essa promoção e os resultados já saíram faz tempo cara…. 😀

  • Gleisson

    Em resposta ao comunicado da vivo, só digo o seguinte: Ao contrário do comunicado, os preços e planos da TIM estão bem melhores do que da Vivo. A Vivo acaba de perder mais um cliente para TIM e é o que recomendo a todos que façam o mesmo, utilizem a portabilidade.

  • badawi

    ia comprar.. mas esse golpe foi duro..

    como sou muito mais fã do Google do que da Apple, resolvi dar uma chance para o Android e comprei um HTC Hero!
    Espero não me decepcionar, pq hoje sou um feliz usuário do iPhone 3G (que acaba de ser vendido)

  • Leonardo

    Bom, eu sou obrigado a concordar com a VIVO a respeito de que ela tem o melhor plano do mercado nacional.
    Todas as outas operadoras oferecem planos bem pobres e com poucas vantagens, se é que pode ser chamado de vantagem(VC tem 200 minutos, 180 de claro pra Claro/TIM) whaaaaaaaaaaaat? Isso não poderia nem ser chamda de plano.
    Mesmo com toda essa parte do plano, eu duvidoque a vivo baixará os preços quando os estoque aumentarem já que tem muita gente com $$ o suficiente pra comprar por R$ 1799,00 e ter pago R$ 1249,00 não faria muita diferença e com isso, duvido que o preço caia tão cedo.
    Eu até poderia pensar em comprar, paguei 2 mil na epoca no meu 3G, porém achei uma falta de respeito da operadora e decidi não comprar mais.

  • JanjaBoy

    Mercado é assim, se tem gente para pagar…..

  • Edguitarra

    iLex,
    Nunca volta os preços.
    Eu achei estranho que fiz o cadastro para receber informações sobre o Iphone e as operadoras me ligavam oferecendo planos e outros aparelhos e nem tocavam no assunto Iphone.

  • Jaime

    Quem lembra que no site da vivo, onde tinha o preço do IPhone 3GS, estava dizendo que esse preço era até o final do ano (31/12/2009)????
    Eu acho que esse foi o maior desrespeito, colocaram os preços dizendo até quando era válido e depois mudam.

  • Jorge

    Brincadeira o que a VIVO fez, que ela mantesse os preçoes e solta-se um comunicado falando da baixa quantidade de iPhone 3GS no Brasil, que ela criasse uma lista de espera por regiões.

    Esse papo de questão mercadologica e papo para boi durmi, existem varias alternativas de reduzir a demanda, o que aconteceu foi FALTA DE ORGANIZAÇÃO mesmo, eu desisti de comprar mesmo, se quisesse entraria com uma ação nas pequenas causas e obrigaria que me vendessem no preço antigo.

    Vou de iPod Touch “3G” 32 GB mesmo.

  • Fellipe

    Todo mundo fala que é coisa de mercado, mas isso só acontece aqui no Brasil, Putari.. total.
    Ve se la no USA eles aumentaram o valor do aparelho porque tava em falta.

  • Taís

    A vivo me ligou em uma quinta-feira avisando que o iphone estava disponivel. Acabei indo no dia seguinte e os preços tinham sido atualizados. Resumido minha perda foi de 900 reais, pois comprei 2 iphones no plano 50. E não teve negociação, pois a menima falou que tinha 80 na lista de espera ainda… achei muita sacanagem… muita mesmo. Eu particularmente não gosto da vivo, mas eles estavam com os melhores preços, agora é esperar os 12 meses do contrato e ver o que fazer.

  • lucas

    mesmo aumentando os preços não tem em loja nenhuma. nem da tim, nem da vivo. perguntei pro cara da loja do conjunto nacional e eles não repuseram os estoques desde aquela primeira semana.

    tá foda.

  • Dinho

    O que adianta ter a maior cobertura se o serviço n presta:/. Aqui em macapa a vivo 3g tem taxa de dowbalod de 5kbps ate uma discada e mais rapido q isso. Ela so presta depois das 1h da madrugada ate umas 7h.vivo sinal de qualidade?

    • José Bernardo

      Aqui é ao contrário, com o 3G da Claro não passava de 4Kbps, com o 3GS da VIVO estou tendo uma média de 300Kbytes/s e Picos de 680KBytes/s.

  • GRM177

    Acho baboseira se falar em oferta e procura e leis de mercado. Em vários países ele é praticamente tabelado. Nos US o preço sempre foi o mesmo, mesmo durante os períodos de falta. Mas é aquilo, aqui a ganância manda, eles não enxergam um palmo na frente do nariz, por exemplo, me tornei cliente Vivo para adquirir o iPhone há um ano, tinha plano empresarial da Tim e estava cogitando aumentar o da Vivo ficando só nele, ms depois disso suspendi minha linha por 120 dias e se não cair de preço, cancelo.

  • John Walker Jr

    Sou cliente corporativo da Vivo a uns 10 anos com um gasto superior a 600 reais mensais para apenas 2 linhas e mesmo assim não consegui comprar o novo iphone. Totalmente ridiculo isto.

  • Erico

    Iphone NÃO é comodity. Nos EUA existem lojas que ainda tem iphone 3GS em falta, e nem por isso a AT&T aumentou o preço, a idéia é ter um aparelho acessível para todos, e não torná-lo um bem só para a elite.

  • eLéo

    Ainda bem que cheguei as 5h40 para comprar o meu no dia do lançamento. Economizei R$400,00.

    • Ed

      Eu também. Comprei no sabadão.

  • Jonas

    Comprei um iPhone 3GS na Claro.

    Mas não antes de tomar um não da Vivo. Fui uma das pessoas que quis comprar o aparelho e se frustrou ao chegar à loja do Morumbi Shopping em São Paulo

    Trabalho com Marketing e não entendi essa manobra da empresa.
    Até onde entendo, um lançamento destes seria uma ótima oportunidade para captar novos clientes.
    Acredito sim em prestigiar os atuais clientes. Mas isso poderia ser feito através de um pacote agressivo de descontos ou uma pré-venda organizada.

    Esta fato somado ao aumento de preços mostrou um grande despreparo da Vivo.
    Ou eles realmente acharam que ninguém iria querer um iPhone novo e melhorado?

    Abs e parabéns pelo blog. Estou viciado.

  • Kléber

    fui várias vezes comprar e isso fez com q eu mudasse minha opinião qnto ao iPhone e a vivo!! Toda vez q eu ia nw tinha o aparelho e agora eles estão com os preços lah em cima….vou comprar o iPod touch 3ª geração…afinal, celular eu já tenho, e camera tbm….entw o iPod tah de bom tamanho pra mim e ainda nw vou depender de operadora nenhuma!!

  • carlos

    Já tinha decidido Portar para a Vivo.

    Com a notícia resolvi ligar para a TIM (sou cliente a anos). Não é que ganhei um 3gs 16gb por R$200 em dez vezes?
    Aí ficou irressistível, e só mudo no ano que vem.

    Vivo, perdeste um ano de contrato comigo (risos)!!!!

    • Wesley Alberini

      Carlos,

      Tambem sou cliente TIM e estava pensando em mudar para a Vivo, qual foi o plano que voce trocou para chegar nesse valor o seu iphone 3gs 16gb?

      Abs,

      • carlos

        Eu tenho um plano antigo Tim 500 + plano de dados de 40. Gasto uns R$180 por mês. Entretanto jamais havia pego um aparelho, então devia ter bons pontos acumulados. Abs.

  • LuizLaurentino

    Resumindo,
    Vamos aumentar o preço ja que a concorrencia cobra um preço muito elevado,
    aproveitamos para aumentar o nosso lucro e ainda nos vangloriamos de ter o
    melhor preço do mercado.

  • ricman1103

    puts tava quase vendendo meu 3g por 950, ja tinha ateh o comprador mas ele tava lerdando… agora vo ter q esperar pq nao tenho dinheiro pra completar… quem sabe eu compro o proximo iphone

  • Gustavo Tonello

    O mercado brasileiro age desta maneira pois o povo, mesmo com o aumento, não deixa de comprar.
    Se houvesse uma queda drástica na compra/procura do iPhone (ou outro produto qualquer), as empresas se preocupariam mais com isto e pensariam 2x antes de aumentar.
    Porém, o *poder* comprar um iPhone e a tentação de ter um fala mais alto, sempre.

    • Daniel Bonates

      Sobre a tentação, eu tenho uma justificativa! Pensa só. Se vc ja tem ou teve um iPhone e o usou intensamente, explorava diariamente seus recursos, sabe como ele vira parte do dia dia. Eu sequer ligo de novo meu computador, a nao ser pra syncar! Agora com vídeo, foto, ipod, jogos, internet, gps, modem 3g entre outros, tudo isso de altíssimo nível, da forma mais linda e suave possível de se aproveitar, é difícil hein?! Só msmo nunca tendo um, pra não ficar louco por um 3GS!
      To quase indo lá na vivo agora…rsrs

  • José Bernardo

    Nunca fui cliente da VIVO e comprei o meu 3GS na loja do Eldorado sem problemas.

  • Daniel Taiguara

    Vivo falou algo mas que para mim é vazio e que não explica nada !

    ILEX tem noticias se as lojas ja tem mais estoques so iPhone 3gs ? Aqui na minha região ainda não tem e a fila de espera tá grande !

  • DVC

    O cara mais honesto que trabalha nestas operadoras venderia a própria mãe, picadinha, com molhinho barbecue. Tudo safado. Se dava pra fazer àquele preço inicial, com lucro, pra que enfiar a faca no cliente?
    O pior de tudo é que o cliente se esquece com o tempo e logo-logo tá lá comprando de novo.
    Aparelho agora eu só compro em loja, livre de carências de contrato. Me encheu o saco, troco na hora de operadora!

  • Rodrigo

    Sou cliente da Vivo, comprei pelo *8486 com um preço melhor do que o anunciado no site (08/09/2009) em 6x sem juros na conta telefônica. Pude escolher cor e modelo 16GB ou 32GB… não sei aonde que existe problema de “falta de aparelhos”.

    🙂

  • Rafa

    iLex, eles não implementarão nunca o VVM?
    Só a Claro que oferece esse benefício?

  • Rafael

    A unica coisa que eles conseguiram foi me fazer desistir de comprar o telefone.

  • Vitor Sá

    Isso não foi uma explicação, foi uma propaganda. Ela só falou q os preços aumentaram, isso eu já sabia! É impressionante como a Vivo conseguiu acabar com toda a sua imagem sobre o iPhone….

  • Luiz Alexandre

    Eu estou entrando no juizado de pequenas causas contra a VIVO. Já registrei protocolo de reclamação e o atendente tentou durante 30 minutos me explicar o porquê do aumento, que se resumia ao descrito aí no Blog pela VIVO.

    No meu caso, especificamente, não acho que foi uma vantagem aos já clientes, pois havia por 2 semanas o IPhone na loja que eu ia e simplesmente não queriam vender. Ou seja, havia mais telefones que clientes comprando, do contrário não haveria por 2 semanas. Concordo em preferência para clientes, mas quando não há, são obrigados pelo CDC à venderem para qualquer um. Digamos que seria o mesmo do caixa preferencial. Se não tem nenhum cliente preferencial atendem os comuns.

    Aposto que compro meu IPhone pelo preço antigo e ainda vou tentar uma indenização de 500 reais. Quando conseguir posto aqui.

  • Putu

    Até q em fim consegui comprar o meu 3GS 32GB branco…

    infelizmente peguei ele já no valor novo… mas mesmo assim valeu a pena…

    uma coisa q estava conversando com a vendedora que me atendeu, no dia do lançamento, a loja onde comprei, só tinha recebido 8 unidades dele, qua acabaram praticamente no mesmo dia.

    um valor ridiculo perto da procura pelo aparelho!

  • Normal isso aqui em
    Curitiba a vivo Curitiba ta comfila denespera de 1 mês já pessoas na lista obs: somente cliente já. Se eu fosse a vivo tamb aumentaria quem paga 800 900 paga 1300 pra mais sussa. Isso chama joode marketing vivo esperta. Bom mas eu vou fica com o meu 3G 8GB. Eu ia compra o 3gs mas a muie quer casa e quem casa casa quer haha. Portanto ano que vem troco o meu iPhone pelo o 4G seila o que vem pela frente mas e isso. Abraços

  • Anton Mendel

    Com esse preço viajo para fora do Brasil e compro lá fora ! Essas “empresas” são sem noção.

  • Pobre Brasil. Pobres consumidores.

  • Mark

    Eu comprei meu primeiro iphone (3G) domingo dia 13, até dia 11 ele estava 999, quando fui comprar aumentaram para 1.399, passei muita raiva, mas acabei comprando, dava para eu ter comprado um 3GS que estava por 1.2000, agora quero ver até quando vão continuar colocando esses preços abusivos….

    • Enquanto continuarem comprando…

  • Luiz Alexandre

    iLex disse:

    19 de setembro de 2009 às 10:18
    Enquanto continuarem comprando… (2)

  • Alexandre

    Cheguei em uma loja da Vivo daqui de Brasília fingindo não saber do aumento. Pedi pra ver o 3GS, dei aquela olhada no aparelho e comecei a conversar com a vendedora. Quando ela me passou o valor, cerca de R$ 1.400 no plano que eu havia escolhido, fiz aquela cara de indignação e mostrei o valor que estava o aparelho duas semanas atrás. Simplesmente levantei agradeci e disse que era um absurdo pagar isso. Não levei o aparelho mas consegui que outra pessoa também não comprasse. Podemos muito bem viver sem esse tipo de exploração. Éu sei que dói não ter um 3GS, mas dói bem mais no bolso.

  • Vicente

    Se eu vendo um produto, vou querer vender o que tenho em estoque, e não aumentar os preços pra vender menos, ou mais devagar…

    Que diferença faria vender de uma vez, do que ainda ter em estoque? Se a quantidade em estoque para se vender seria a mesma?

    Com certeza foi mais por sacanagem e sede de dinheiro que aumentaram os valores.
    O estoque é o mesmo vendendo mais rápido, ou devagar…

  • José Bernardo

    Sinceramente, eu não estou endentendo o pessoal aqui, acho que ao contrário do que eu pensava a maioria dos que possuem um iPhone é assalariado que provavelmente só quer utilizá-lo como mais um vídeo-game.

    O básico do Capitalismo é a lei da oferta e da procura e a liberdade de se cobrar o que quiser pelo seu produto ou serviço desde que não infrinjam as regras de defesa do consumidor.

    Quem tem um negócio próprio ou é profissional liberal sabe que é assim.

    Qualquer empresa aberta, seja Micro ou Mega tem por intuito a geração de lucro para seus acionistas.

    Quer dizer que se o iLex receber uma proposta de propaganda de R$ 100.000,00 para colocar o banner de uma empresa X no blog dele ele deveria recusar pois ele acha que o preço daquele espaço no Blog dele vale só R$ 5.000,00?? Mesmo assim, se ele quiser cobrar R$ 200.000,00 por tal espaço para tal empresa é um direito dele também. É também é um direito da empresa ter a opção de pagar ou não o preço pedido.

    Aos que deixaram para comprar depois, será que vocês não tiveram o pensamento de que se esse era o preço de lançamento provavelmente ele iria abaixar mais ainda em alguns meses?? Fizeram uma opção de risco e como tudo nessa vida… ou você ganha ou você perde. Quero ver se neguinho ia vim reclamar se o preço do iPhone de R$ 1.400 caísse para R$ 500,00. Será que alguém iria querer depositar o dinheiro economizado na conta da VIVO??

    Na sexta feira do lançamento eu bati na loja da Vivo e já garanti o meu, pois o iPhone (pelo menos para mim) economiza de tempo muito mais do que se paga por ele, economizaria mais ainda se a bateria não acabasse antes do final do dia.

    Se como disseram aqui alguém recebeu uma proposta informando que o preço seria mantido até o final do ano, foi negado o direito de compra, etc… por favor, vão atrás dos seus direitos que eles deverão ser preservados. Mas do contrário, esse aumento de preço não se tratou nada mais do que um simples reposicionamento perante o preço praticado pelas outras operadoras.

    Bola pra frente.

  • Oli

    Empresário Brasileiro á assim mesmo. Ganancioso, quanto mais tem, mais quer. Cabe aos consumirores não cooperarem com essa POUCA VERGONHA, pois não adianta ficar reclamando que eles não vão se importar nem um pouco, contando que o dinheiro continue entrando. Se as vendas cairem, aí a história será outra pois eles estarão sendo atingidos no que eles mais prezam que é o seu bolso. Deixem as operadoras ficarem com os estoques encalhados que vão começar a aparecer promoções e o preço irá baixar. Eles aproveitam que o produto é muito desejado e TENTAM EXPLORAR VERGONHOSAMENTE a população. Cabe a nós evitar tal exploração. Lembrem-se que ninguém vai ficar doente ou morrer se ficar uns meses sem o aparelho novo. Cuidem de seus bolsos pois se não o fizerem, ninguém mais vai fazer.

    • José Bernardo

      Amigo, vivemos em um país de terceiro mundo em um desenvolvimento nunca visto antes (que não tem nada a ver com o LULA, que não fez nada nesses 8 anos).

      Se você não comprar algum progressista que acha que o valor compensa compra.

      Não é questão de ganância e sim de valor, de utilidade.

      Espero que as pessoas que possuem o pensamento negativo das coisas não se arrependam mais ainda futuramente ao verem o tempo desperdiçado tendo de ligar notebooks na sala de um cliente para mandar um simples e-mail. Ou perder uma venda porquê não conseguiu verificar seu e-mail justamente no momento que estava parado no caótico transito de nosso país ou até chegar tarde em uma reunião importantíssima porque se perdeu em São Paulo e acabou caindo na Zona Sul em vez da Zona Norte.

      O custo de estar na ponta é esse mesmo, e a operadora não está errada em reposicionar o seu preço, ainda mais que as outras operadoras estão com um preço bem maior.

      Como eu disse anteriormente em vários comentários aqui.. o preço do 3GS vale sim, ele é um canivete suíço que acessa a internet a 680KB/s (já experimentados por mim).

      Se isso não compensa pagar o valor pra você, mantenha o seu 3G, logo logo sai um 4G e quem sabe você madruga na fila pra dessa vez não perder o preço inicial.

      Se formos discutir serviços oferecidos e cobrados pela operadora eu concordo, temos muito a reclamar pela qualidade oferecida e o preço cobrado, mas do quanto ela cobra por um aparelho, um bem de consumo… aí bate com tudo que já falei acima.

      • Aí, meu caro José Bernardo, sou obrigada a discordar de vc… e concordaria se o preço do iPhone (ou de qq outro smartphone) em outros países fosse aproximado ao q é praticado no Brasil, o q infelizmente não é verdade, aliás, não chega nem perto. Isso deixa claro q a enorme discrepância dos aparelhos no Brasil para o restante do mundo não é necessariamente devido a sua funcionalidade, mas aos impostos embutidos, além da ganância do comércio brasileiro em geral, pois a grande maioria da população brasileira já se acostumou a aceitar tudo o q lhe é imposto sem reclamar (no máximo resmunga entre seus familiares e amigos, mas nada além disso), como inclusive vemos muito por aqui no blog. Ora, os brasileiros de hj, num mundo já tão moderno e evoluído, não sabem nem votar, pois permanecem aqueles mesmos políticos de sempre, corruptos como sempre, e são eles os maiores responsáveis por continuarmos ainda nesse atraso, ante à dinheirama q gastam sem nenhum escrúpulo…
        Mas voltando ao assunto principal, justo não é e não será jamais pagarmos preços tão absurdos. Eu paguei R$ 1.400,00 pelo meu 3Gs de 32 Gb, mas se fosse para comprar agora por R$ 1.800,00 (no mínimo) não daria de jeito nenhum!

      • José Bernardo

        Elen, tentei responder o seu comentário mas não foi possível, vou então responder o meu. Assim acredtiro que ficará embaixo do seu.

        ———————————————————————-

        Preços lá fora são muito relativos, mas vou tentar exemplificar com o preço da AT&T do 3GS 32GB.

        Pelo proprio site da AT&T pode-se perceber um preço de USD 299.00 com a fidelidade de 2 ANOS.

        Aqui no Brasil como sabemos o prazo máximo de fidelidade é de 1 Ano, o que diminui o tempo que a operadora tem para diluir o valor do aparelho no seu uso. Eu particularmente prefiro muito mais a forma como é feita aqui pois a cada ano o celular que já era top de linha fica para trás, sem contar que a operadora não iria ter interesse nenhum em fazer melhorias para você nesses 2 anos, o que afetaria a qualidade em todos os outros serviços.

        Bom, mas já que as condições lá fora são essas vamos colocá-las num nível equalizado, eu prefiro multiplicar o preço lá de fora por 2, uma vez que lá você será obrigada a ficar 2 anos com o mesmo aparelho.

        USD 299.00 x 2 = USD 598.00 x 1.8094 (taxa do dia) = R$ 1082,02.

        Vamo aos impostos incidentes na operação de importação de aparelho celular:

        Imposto de importação: 16% = R$ 173,12
        IPI: 15% = R$ 188,27
        PIS: 1,65% = R$ 25,43
        COFINS: 7,60% = R$ 117,15

        Já estamos no valor de importação de R$ 1585,99

        Não sei como é o ICMS de venda no seu estado, mas aqui é 17%.

        Então chegamos ao valor de R$ 1.855,60.

        Isso que existem custos que não são perceptíveis pelo usuário mas precisam estar na planilha de qualquer empresa como a inadimplência brasileira, risco de investimento no Brasil ser bem maior que o Risco de investimento nos USA, garantia ter que ser prestada pela operadora, etc…

      • Obrigado, José Bernardo. Eu não ia ter paciência de explicar para a Helen o que já era auto-explicativo…

  • josy

    por isso só vou trocar quando a TIM der de graca o aparelho, como fez fam poco tempo

  • DANILO

    BOA NOITE PESSOAL
    EU COMPREI O IPHONE 32GB 3GS BRANCO NUMA QUINTA FEIRA ANTES DO AUMENTO IA PAGAR 1280,00 BLZ UMA SEMANA DEPOIS EU LIGUEI PRA SABER SE JÁ TINHA SAIDO DA TRASP. MAIS AI FIQUEI SABENDO QUE N TINHA NENHUM PEDIDO COMO ??????
    PASSEI O NUMERO DO PROTOCOLO E NADA COMO?
    COMO A VIVO ME FAZ UMA SACANAGEM DESSA VIVO N PRESTA É UM LIXO
    NO DIA ME FALARAM ASSIM SE O SENHO QUISER AUMENTO OS PONTOS E SAI POR 1600 LOGICO AUMENTO N EU QUERO O PREÇO DA PRIMEIRA VEZ
    AGORA SÓ POR CAUSA DO AUMENTO EU VOU TER QUE COMPRAR POR ESSE VALOR PQ A FDP DA MULHER N DEU ENTRADA DA SAIDA DE NOTA FISCAL ….VAI TOMAR NO CU DA VIVO

    SACANAGEM DA VIVO = MORTO A TIM ELA ATENDE MELHOR AS PESSOAS E N FAZ SACANAGEM NENHUMA.
    OBRIGADO
    DANILO FARIAS ESTEVES

  • Não quero defender a Vivo e muito menos o governo e seus impostos, mas acho que esse link é auto-explicativo:
    http://www.empirecell.com/index.php?main_page=product_info&products_id=375

    • Olha só, Roger, acho q não entendi muito bem a sua colocação, mas se vc está querendo “defender” a vivo ou o governo esse link q vc postou não ajuda: vc postou um único link dentre tantos!!! Há 1 mês meu irmão esteve nos EUA e eu consultei os produtos q eu queria pelo site, o iPhone (3G) custava $ 199,00 o de 16Gb e $ 299,00 o de 32Gb; o 3Gs ainda não tinha sido lançado. E de qq forma uma coisa q vc tb não considerou é q o 3Gs é lançamento no mundo todo, e nada mais normal q um preço mais alto no lançamento, mas veja q o preço de $ 899,99 no link q vc postou já o do desbloqueado, coisa q aqui no Brasil não sai por menos de R$ 2.200,00. E o mais importante: OLHE O PODER AQUISITIVO DOS AMERICANOS E DOS EUROPEUS, PARA O NOSSO, BRASILEIROS, JÁ F… COM TANTOS IMPOSTOS!!!

      • Ah, e só pra terminar o raciocínio anterior: veja vc mesmo o link do mesmo site, mas q leva à seção dos BlackBerry desbloqueados, q aqui no Brasil são tão caros qto os iPhones, e alguns beeem mais, como o Storm (média de R$ 2.500,00): http://www.empirecell.com/index.php?main_page=index&cPath=6_20
        Aí sim dá para se ter uma noção das coisas!!!
        Resumindo: natural o preço do iPhone 3Gs estar caro tb em outros países, afinal ele é lançamento mundial, e os estoques em baixa (e até vazios) supervaloriza o produto em qq lugar do mundo!

  • Fabi

    Olha…

    …o único problema que eu encontrei nesse aumento de preço é que eu fui procurar o aparelho na primeira semana e não tinha nem como fazer reserva.
    Achei um imenso desrespeito com o cliente (ou futuro cliente) anunciar e não ter o produto, e quando ele chega aumenta o preço.
    Aliás, na loja do Shopping Iguatemi aqui de Caxias do Sul, o aparelho nem chegou ainda e, segundo o vendedor da loja, já aumentou novamente. Mostrei a ele os preços no site, ele viu que estava mais barato, e mesmo assim insistiu no valor que recebeu tabelado da Vivo.

    Me senti enganada e feita de idiota. Iria trocar de operadora, mas a Vivo conseguiu perder uma futura cliente, e com certeza, depois disso, não irei mais comprar com eles e repassarei para todos conhecidos o que ocorreu.

    Quer aumentar preços? OK, é um direito dela como empresa, mas é um dever ter o produto anunciado, pelo preço anunciado. Caso contrário, não divulga. Seria melhor ter mandado um e-mail Mkt aos clientes da Vivo oferecendo somente pra eles e depois abrir para as outras pessoas.

  • Meus queridos Roger e José Berardo… não pensem q sou leiga no assunto q ora discutimos, pq isso de fato não é verdade… Já andei pesquisando muito à respeito desse assunto para poder externar o meu pensamento aqui. É bem verdade q preços podem ser alterados livremente pelos lojistas, mas existem regras legais q, em tese, deveriam ser obedecidas. À propósito, vcs conchecem o CDC (Código de Defesa do Consumidor)?
    Pois bem, o erro da Vivo começou ao anunciar um produto q tinham em estoque, mas restringiram aos seus clientes (e não tiro a razão de quem disse acima – não me lembro qm foi – q não seria justo q os clientes da Vivo fossem preteridos). A verdade é q com estoques tão baixos, fica realmente difícil decidir o q seria mais justo (e veja: o q de fato seria mais justo!). Mas talvez, na minha humilde opinião, teria sido menos constrangedor para todos (Vivo, clientes e não-clientes) se a Vivo tivesse, em primeiro lugar, feito uma divisão dos seus estoques (ex.: se recebeu 100 aparelhos, separar 50 deles para seus clientes, e 50 para não-clientes, podendo-se estudar, inclusive a viabilidade de uma lista de espera). Mas não foi isso o q aconteceu! Por isso não vou dizer q o cliente tem mais razão q o não cliente, e vice-versa. Eu mesma não era cliente, e passei a ser qdo comprei o meu 3Gs há 2 semanas atrás, com os preços baixos, e estou adorando, diga-se. Mas vou só te contar o q aconteceu aqui na minha cidade, particularmente: a Vivo anunciava em seu site um valor no plano iPhone 50, p.e., enqto na minha cidade os preços dos aparelhos custavam R$ 100,00 a mais, o mesmo acontecendo nos demais planos, ou seja, tinha sempre um acréscimo de R$ 100,00. Um abuso!
    Mas… conversando com o gerente da loja, consegui resolver isso numa boa, como sempre procuro fazer.
    E voltando ao seu comentário de q na AT&T a aquisição do iPhone é vinculada a um contrato de 2 anos (concordo q seja extremamente desvantajoso), isso é uma prática da AT&T, mas sabe-se lá se tem gente q a apoaria, afinal de contas tem gosto pra tudo nesse mundo!
    Mas p.f., veja novamente aqueles links postados pelo Roger Moreira, vá na seção dos BB (eles não têm carência de 2 anos, “NO CONTRACT”), e compare, p.e., o BB Bold lá, com o da Claro no plano Claro 45 3G (só para se ter uma idéia), ressaltando q o modelo comercializado pela Claro é mais antigo: http://lojaonline.claro.com.br/lojaonline/filtrarDetalhesAparelho.do?org.apache.struts.taglib.html.TOKEN=0aa91fd2113c25a2f494b1dff1fc27e3&produto=8657&plano=-1&cor=-1&image=-1&tipoPlano=-1&maisPlanos=true&site=N&LV=300&iLocalidade=51&iCanal=4142&strSegmento=VAR&tipoCliente=N.

    Mas enfim, espero q alguém aqui consiga entender, ao menos um pouco, o q venho tentando explicar.
    Ah, por favor, consultem tb, qm tiver interesse, o site http://www.bestbuy.com, bastante popular nos EUA, e vejam os Smartphones, existe uma seção só para “NO-CONTRACT PHONES”, ou seja, celulares sem contrato: http://www.bestbuy.com/site/olspage.jsp?type=category&id=abcat0801002.
    E só para finalizar, José Berardo, seus cálculos estão errados! Consulte o “site” da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), ou mesmo da Polícia Federal (www.dpf.gov.br), isso, claro, para quem QUER pagar imposto. Quem não quer, lembre-se q pode trazer até U$ 500,00 livres de impostos, sem falar em qm traz mais q isso sem pagar imposto nenhum.
    É isso…
    Abraços a todos!!!