2009ARQUIVOOpinião

Caso do iPod touch sem câmera: Será que a Apple vai lançar um novo modelo ainda este ano?

Alguns leitores nos questionaram pelo fato de termos dado tanta importância ao rumor da câmera no iPod touch, fato este que não se concretizou no lançamento oficial do aparelho. Geralmente só damos destaques aqui a rumores em que acreditamos, e este foi um cujas evidências nos pareceram bem fortes.

Para muita gente, a possibilidade de uma câmera no touch passou de boato para realidade quando foi mostrado o vídeo de um suposto protótipo que trazia a lente em sua traseira. Reveja o vídeo:

A nossa sorte é que os mesmos que fizeram o vídeo também mostraram o interior do aparelho, quase um mês antes do lançamento efetivo do novo modelo. Comparadas às imagens que o site iFixit publicou ontem, tem-se a certeza de que o vídeo e as fotos do touch com câmera eram verdadeiras, derrubando por terra qualquer possibilidade de ser um boato. Compare:

Protótipo x produto final

Ou seja, não há mesmo nenhuma dúvida de que o protótipo era real. Ambos são bem diferentes do hardware do modelo anterior.

iPod touch de 2ª geração

O misterioso pontinho que aparecia ao lado da câmera e que nos perguntávamos o que era, agora foi esclarecido, com o novo iPod nano vídeo: é o microfone, que ficaria ao lado da lente e não embaixo do aparelho, como no iPhone. Isso estragaria os planos de quem esperava substituir o celular com o uso de programas de VoIP no touch (leia também “Próximo iPod touch poderá vir com microfone externo para realizar vídeos“).

Microfone no touch

Isso também confirma outro rumor, dado por um site francês, que dizia que problemas de fabricação poderiam atrasar o lançamento do iPod touch. Centenas de aparelhos que já tinham sido fabricados apresentavam câmeras defeituosas, o que fez com que a Apple mudasse os planos de última hora, tirando o sensor fotográfico dos aparelhos e colocando as traseiras do antigo modelo, tudo isso para diminuir o prejuízo e não atrasar seu calendário de lançamento.

Inclusive o firmware do aparelho teve também que ser alterado, tirando todas as funções relativas à máquina fotográfica e obrigando a companhia a mudar a numeração para 3.1.1 (leia “Apple surpeende e lança versão especial 3.1.1 exclusiva para iPods touch“).

A Apple sempre foi conhecida pela qualidade e perfeição de seus produtos, mas esta foi a maior falha da sua história que já se teve conhecimento.

Mas a pergunta que todos se fazem e que dá título a esta matéria: comprovado que a Apple realmente tinha planos de lançar um iTouch com câmera, há probabilidade dela ainda lançar um novo modelo antes do natal?

A resposta é não.

Digamos que é possível, mas não é nada provável. Em termos de marketing, seria mortal para a imagem da Apple um outro lançamento (apenas alguns meses depois) do mesmo produto melhorado. Isso causaria uma ira nos consumidores maior do que aquela que aconteceu em 2007, onde vários pagaram US$599 pelo primeiro iPhone e viram o preço cair US$200 dois meses depois. Na época, a empresa se desculpou e deu um bônus de 100 dólares na Apple Store Online, mas no caso do iPod touch seria suicídio mercadológico fazer algo do tipo. A confiança na companhia, que é marca registrada há anos, seria completamente jogada fora se ela lançasse outro touch com câmera poucos meses depois.

Esta confiança a Apple obteve sendo constante em sua política de lançamentos. Há épocas certas para cada produto, como o iPhone em junho/julho e os iPods em setembro, que é a época que marca o fim das férias de verão no hemisfério norte, segundo maior período de vendas no ano, perdendo apenas para o natal.

Justamente por essa constância, pode-se afirmar que é muito improvável que outro modelo de iPod touch seja lançado antes do ano que vem, em setembro. O contrário disso não seria do estilo da Apple.

Se bem que, falhas na linha de produção também nunca foram do estilo da Apple…

Esta é uma análise pessoal, baseada na opinião do autor.

Botão Voltar ao topo