Blog do iPhoneResenhas

Testamos alguns aplicativos de indicadores de bateria da App Store

Porcentagem da bateria

Desde que ficou-se sabendo que o novo recurso de porcentagem de bateria do OS 3.0 era oficialmente exclusivo para o iPhone 3GS, muita gente que esperava esta função ficou decepcionada. Este recurso pode ser desbloqueado facilmente com o jailbreak, mas muitos preferem manter seu aparelho sem alterações extra-oficiais.

De olho nesta demanda, alguns desenvolvedores lançaram na App Store aplicativos que mostram a porcentagem de carga da bateria. Como o Blog tem a vantagem de já ter em mãos o 3GS, resolvemos testar 3 desses aplicativos, comparando com a porcentagem oficial do sistema.

O primeiro inconveniente desse tipo de utilitário é que ele só funciona quando está aberto, diferentemente da solução oficial que mostra o tempo todo a porcentagem na barra superior. Mesmo assim, para quem gosta de saber precisamente quanto ainda resta, pode ser uma boa pedida.

Percebemos em nossos testes que a medição nem sempre é precisa, variando para mais ou para menos em algumas vezes. Os desenvolvedores avisam que a margem de erro é de cerca de 5%.

________________________________________

Battery LevelBattery Level
Preço: grátis
Link

É o mais simples de todos, valendo o título de “ainda bem que não paguei por essa coisa“. Ao ser executado, ele mostra simplesmente uma tela preta, com o nível de porcentagem no meio e uma propaganda no topo, o que faz consumir tráfego de dados se você não estiver em uma rede wi-fi. Em nossos testes, o resultado chegou a apresentar desvios de até 4% em relação à porcentagem do sistema.

Battery Level

________________________________________

BatteryLifeBatteryLife
Preço: grátis
Link

Bem mais completo que o anterior, este aplicativo dá mais informações sobre o estado da bateria, como a porcentagem, a última vez que foi plugado na eletricidade ou que foi rodado o programa, além de possuir uma apresentação gráfica mais elaborada. Uma luz vermelha indica também se o aparelho está sendo recarregado ou não. Erro percebido de até 3% em nossos testes.

BatteryLife

________________________________________

Battery Go!Battery Go!
Preço: 0,99$
Link

Para quem não se importa de pagar por ter acesso a mais informação, este aplicativo vai valer a pena. Ele, além de indicar o nível da bateria atual, ainda diz quanto tempo de vida resta para diferentes atividades, como surfar na web, telefonar, escutar música ou assistir vídeos. É perfeito para controlar a bateria em viagens de avião, por exemplo, onde se usa o aparelho não para chamadas, mas para passar o tempo. Você ainda pode ajustar a porcentagem para prever quanto tempo ainda resta. Ele traz vantagens até mesmo para quem já possui o 3GS.

Battery Go!

________________________________________

Todos necessitam da versão 3.0 do sistema. Existem outras opções pagas na App Store, que podem ser encontradas digitando no campo de busca a palavra “battery“.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Márcio

    Valeu iLex, essa avaliação é o que eu estava esperando.
    Uso o BatteryLife, por ser gratuíto, mas agora estou seriamente propenso a optar pelo Battery Go!
    Esse tipo de trabalho é que faz deste blog uma referência para todos que querem saber mais sobre o iPhone!

  • Bernardo Ruas

    Não entendo pq a apple não implementa isso nos iPhones antigos, é rídiculo e não parece ser um problema no hardware…

  • Rodrigo

    eu li na descrição do my battery, que essa margem de erro é devido a uma restrição no sdk

  • DeF

    Tem um semelhante ao Battery Go! Se chama myBatteryLife, só que é um pouco mais caro.. $1,99

  • Uemaph

    Bernado falou tudo.

  • Jocas

    Eu instalei este “BatteryLife”. Não gostei muito, ou não aprendi a usar. Ele mostra o percentual de 5 em 5%.

  • Uemaph

    Bernardo””

  • Rodrigo

    Ficou faltando BatteryLog e um outro que informa nivel de bateria e processos executados, alem de liberar memoria de nome FreeMemory.

    Vale a pena ambos

  • Pedro David

    iLex algo muito estranho acontece comigo então…
    Eu tenho um 3G e instalei o OS3.0 e tenho porcentagem na bateria… Normal… Não sabia que era só nos 3GS…

  • Paulo Andre

    @Pedro David, voce ja deve ter feito o jailbreak antes… eu fiz isso, habilitei isso no SBSettings , e agora mesmo sem jailbreak o percentual de bateria permanece la.

  • Eder Rodrigo

    Eu tenho o Iphone Classic… E qdo atualizei pro OS3.0 tbm consegui habilita-lo no SBSettings… agora uma duvida… O SBSettings consome tráfego de dados?? Oo

  • Kevin

    Boa iLex!!
    Mesmo com esses aplicativos a Apple poderia liberar o nível da bateria em alguma das próximas atualizações
    Será que liberam?

  • Rogério

    Amigos,
    fiz o jailbreak com o redsn0w e sem instalar nenhum aplicativo específico a porcentagem da bateria foi ativada. Alguém consegue explicar isso? Aconteceu com alguém ?

  • Rodrigo

    alguém sabe a quantas andam a homologação do iphone?!

  • Marcio Sell

    iLex,

    Qual é o esquema para mudar o nome da operadora como vc fez aí no seu 3GS? Peguei um mas já pesquisei e não achei como fazer…. Ajude uma pobre alma curiosa!!!

  • Rodrigo

    @Marcio Sell
    instala o Mim (Make it mine) no cydia… vc muda o nome da operadora, o horario… xD

  • Marcio Sell

    @Rodrigo
    POis é Rodrigo, no 3G com jailbreak é fácil, com o MakeitMine.
    Mas mesmo com o MIM não é possível colocar tantos caracteres assim…
    Quem dirá no 3GS, que acabou de ter o jailbreak liberado. Se vc olhar, os primieros posts do iLex com o 3GS já tinham o nome lá…
    Apesar, que analisando bem, ele usa fontes diferentes.. e tamanhos diferentes… Talvez seja isto… Mas só não explica como já tinha isto antes do jailbreak…

  • rancid

    só adicionar uma source no cydia e ele habilita a porcentagem o ON/OFF no Usage. muito mais tranquilo

  • Rodrigo

    @Marcio
    verdade… deve ser o bom e velho photoshop.. eheheh

  • Chrisanto

    Uma informação que acho muito util e não encontro nestes softwares é o tempo de bateria em Standby…

  • Fernando

    Qual a source Rancid?

  • Marcio Sell

    E daí iLex? Qual o segredo? Não creio que seja PS…

  • GRM177

    Desses citados o BatteryLife parece ser o melhor custo benefício, mas o que não foi comentado é que bem antes (bem antes mesmo) de sequer haver essa novidade do 3G S (e a consequente moda dos batteries’ apps) já haviam apps na iTunes Store que forneciam a percentagem, caso do FreeMemory que tenho há quase um ano. Existe ainda um outro, não recordo o nome com a função que me parece mais interessante de todas, que é a contagem dos ciclos de recarga, por exemplo, 100% equivale a 1 ciclo, 50% a 0.5 ciclo, e assim por diante. O problema é que imagino que ele só conte isso se carregado com o app rodando, diminuindo sua utilidade, no entanto seria uma idéia genial se a Apple a implementasse, até para se ter estatísticas confiáveis da duração da bateria e perceber, ainda, eventuais problemas.

  • Jocas

    o iLex já comentou em post’s passados como colocou o nome do blog no lugar da operadora.
    Procurem pelo assunto tethering. Quando o assunto estava em evidência ele deixou escapar alguma coisa. 🙂 Talvez esteja no Forum! 😉 Não me lembro bem. 😛

  • Nickolau

    Engraçado, o meu 3G tá com a porcentagem e eu nao fiz Jailbreak. Atualizei o software e apareceu. O que eu acho q aconteceu foi que antes, eu tinha o Jailbreak e ja tinha a porcentagem. Ao atualizar, a função continuou!
    Glória glória… Ao mesmo tempo, vê-se que esta função existe sim pra iphone 3G!

  • Sobre o Free Memory já foi falado aqui:
    http://www.blogdoiphone.com.br/2009/02/free-memory/

  • Pedro David

    É UM APLICATIVO QUE INSTALA NO CYDIA CHAMA MIM “MAKE IT MINE”

  • Andrea

    Usei o Battery Level por uma semana, mas percebi que a porcentagem sempre aparece de 5 em 5%. Hoje de manhã, o Iphone estava carregando. Abri o programa para verificar como estava a porcentagem e o mesmo indicou 100%. Porém, o símbolo da bateria continuava como “charging”.
    Desinstalei e agora estou com o BatteryLife. Porém, tudo indica que ele tbm faz a contagem de 5 em 5%.
    Aguardo melhorias FREE!!

  • Lucas Vinícius

    iLex, voçê poderia também ter colocado quanto “pesa” cada app.

  • Lucas, quer que eu instale o aplicativo também? 😛

    Quem quiser saber o peso dos aplicativos, assim como o nome dos desenvolvedores e os sites dos mesmos, basta clicar nos links fornecidos na matéria, lá tem todas as informações complementares. 🙂

  • Thiago

    O iLex já mencionou como coloca o nome do blog no local da operadora sem jail. Uns viajam e acham q é Photoshop, mas na verdade ele altera através de um ipcc com o logo do blog.

  • Thales

    Tenho um iPhone 3G, atualizei para o OS 3.0 e o indicador de bateria ficou numérico sem eu precisar realizar nenhum jailbreak…

  • Puxa, eu queria ganhar um dólar por cada um que diz “Eu atualizei o OS 3.0 e apareceu a porcentagem”, esquecendo de dizer que tinham já ativado com o jailbreak antes.

    Eu ia ficar rico!

  • GRM177

    iLex, sim, o Free Memory já tinha sido objeto de análise no blog, o que disse é que antes dessa moda (em função da percentagem no OS 3.0) já haviam programas que faziam isso e um pouco mais (no caso mostrar percentagem e dar um cleanup na memória do aparelho). Interessante seria que a Apple independente de liberar a percentagem no 3G, incluisse em atualização futura a contagem de ciclos de recarga, isso chega a ser mais interessante ainda na minha opinião.

    Por acaso você recebeu um email que enviei dias atrás?

  • Luks

    Ei, se você ganhar mesmo 1 dólar a cada pessoa que falar “Eu atualizei o OS 3.0 e apareceu a porcentagem”, você divide comigo???
    (kkkkkk)
    Sério, obrigadão pela matéria, acredita que eu até agora não sabia desses apps!!! Valeeeuzão!
    Aff cá pra nois, eu TODO DIA procuro saber é do ibluetooth 2.0 que NUNCA sai!!!
    Quando Sair, espero que nos frequentadores do Blog sejamos informados a TEMPO RECORDE! 😛

  • Gil Santos

    Rancid,

    Qual a source ?

  • Epucineli

    Eu tinha jailbreaker, restaurei o iphone, instalei o OS3.0 e a porcentagem continua ativada. Pensei que restaurando o cel era formatado com configs de fabrica.

  • Bruno

    Ainda prefiro o freememory, q alem de dar a porcentagem ppermite liberar memoria

  • Henrique

    Rancid, qual surce é essa que a gente adiciona pelo Cydia e habilita a porcentagem de bateria??? Tenho um Iphone 3G com o OS 3.0 instalado.

  • E o MyBattery, como ficou?

  • E tem algum jeito de deixar a porcentagem sem fazer o Jailbreak?

  • Rodrigo Canada

    Pessoal,

    Pra quem não tem Iphone 3G S e quer habilitar o percentual da bateria como tinha nas versões betas do OS 3.0, aí vai a dica (necessário JailBreak).

    1. Na busca (Search) do Cydia, procurar o repositório “iphone-notes”.
    2. Efetuar a instalação do repositório.
    3. Após a instalação ainda no Cydia, ir em atualizações (changes) e instalar o pacote “asBattery”.
    4. Depois de instalar o pacote, reinicie o IPHONE.
    5. Vá em Ajustes (Settings) -> Geral (General) -> Uso (Usage)
    6. Habilite a opção “Nível da Bateria”
    7. Pronto!!!!

    Eu tenho um Iphone 3G e funcionou perfeitamente.

    Texto retirado de:http://www.forumdoiphone.com.br/index.php?showtopic=1913

  • Chipaz

    Na boa galera duvido que um iPhone 3G com 94% de bateria navegue por 7h na web… Ou assista 8h de Video, fala sério. Tenho um 3g comprado na vivo debloqueio oficial etc e tal e o máximo que consegui ver foram 2 capítulos de 24h (seriado fox) totalizando 1,5h e a bateria depôs disso drenada para uns 20%… 8h NUNCA. Quem já conseguiu favor postar…

  • AndreSS

    ilex.
    Instalei o Battery Level em meu iphone, e, quando o utiilizo ele apenas mostra a porcentagem da bateria, sem nenhuma propaganda…
    Explicas o porquê ??

  • AndreSS, o meu tb é assim. Acho que a propaganda demora a carregar pois às vezes aparece, às vezes não.

  • Ale Lopes

    Chipaz, a bateria do 3G S é maior que a do 3G, por isso é maior o tempo de uso. (Acho)

  • Chipaz

    Mesmo sendo maior o iPhone e um dispositivo que demanda acesso a internet, eu uso diariamente com 3g ilimitado, baixo podcasts, etc. Mas diariamente tenho que recarrega-lo pois o consumo é sinistro.

  • Rodrigo

    Alguem sabe se ao ativar o nivel de bateria o consumo de bateria aumenta tambem? Instalei o asBattery e tive a impressão que o consumo aumentou.

  • DVC

    iPhone: um aparelho CAPADO. A Apple lançou um aparelho tão decepcionante (o 3GS) que teve que capar algumas coisas no 3G para fazê-lo valer a pena.
    A Apple pouco a pouco vai virando a Microsoft. Logo chega lá.

  • JanjaBoy

    @DVC
    Podem até tentar, mas chagar a M$ vai ser difícil!!
    ========================================================

    Uso o myBatteryLife o estranho é que quando deixo carregar até mostrar que está garreado no indicador do iTunes, fica em 101% por muito tempo. Nunca imaginei uma carga de bateria atingir mais que o máximo.:)

  • JanjaBoy

    P.S.: onde está escrito “garreado” leia “carregado”

  • rancid

    Meio atrasado, mas para quem queria a souce é:

    iphone.org.hk/apt

    Procurem por Show Battery Percentage.

  • joao

    GENTE,
    eu tenho um iTouch, nao tem jailbreak, nem installer, nem Cydia, nem wi fi(acreditem se quiser) e eu queria ter a porcentagem da batteria. Ja testei todos os grátis que tem e nao deram certo. Teria o nome de algum outro aplicativo GRATIS, no itunes store que daria a porcentagem da bateria ?
    Abço.

  • Felipe

    Segui as instruções do Rodrigo e deu tudo certo! RECOMENDO 😀

  • loremv

    gente, tem como eu botar a porcentagem da bateria como se fosse nativa do iphone 3GS/4 no itouch 4? sem jailbreak.. pq esses aí são pra ver qto resta de bateria e talz, mas tem q abrir o app não aparece a porcentagem lá em cima junto com o relógio, como se fosse nativa… vlw galera 🙂

  • Julia

    Gente,tem também um bom,que é o BatteryHD,Diz certinho,quanto tempo durará sua bateria,com jogos2d,ou 3d,é bem util e é FREE