A Anatel acaba de oficializar a homologação do iPhone 3GS, que agora já tem autorização para ser vendido em terras brasileiras. Já tínhamos adiantado aqui ontem que o beta do OS 3.1 indicava que o processo estava em uma fase bem adiantada. Agora veio a confirmação oficial.
Segundo a assinatura dos documentos que recebemos, as formalidades foram concluídas ainda no dia 21 de julho, há uma semana, o que permitiu à Apple incluir já a certificação no novo OS.
O Certificado de Conformidade Técnica para Produto de Telecomunicações confirma que o aparelho respeita todas as normas brasileiras, podendo já ser disponibilizado para a venda. Agora só depende da Apple. :)
Eis como vai ficar o logo da Anatel na traseira do aparelho. Diferente do ano passado, ela ficará sozinha desta vez. O número é o mesmo presente no novo firmware. (clique nas imagens para ampliá-las)
Veja as fotos do protótipo branco analisado pela agência brasileira:
Repare a numeração ao lado do botão Início (home), típica de protótipos da Apple.
Os acessórios que virão na caixa também tiveram que ser inspecionados.
Além do novo aparelho, a Apple também precisou homologar separadamente a bateria, que não é a mesma do modelo 3G.
Agora não tem mais desculpa: se no ano passado muitos culparam a Anatel pelo atraso do lançamento no Brasil, agora a agência brasileira mostrou competência, sendo a primeira da América do Sul a liberar o nosso precioso.
A bola agora está com a Apple. Apesar dos atrasos na produção do novo 3GS, ela prometeu entregar em agosto para 20 países. Se depender da nossa agência reguladora, o Brasil está dentro. :)
ATUALIZAÇÃO: a ANATEL já disponibilizou todos os documentos em seu site. Quem quiser conferí-los basta acessar este link.