Notícias

Apple pode ser líder dos fabricantes de celulares até 2013, prevêem analistas

iPhone 3GS

Quem diz isso é o All Things Digital, site do jornal The New York Times, que revela um estudo que prevê que se o mercado do iPhone continuar crescendo no mesmo ritmo atual, a Apple poderá chegar em 2013 como a maior fabricante de telefones celulares do mundo.

Eu confesso que não gosto muito de previsões de “analistas”. Eles se baseiam em números, mas desconsideram que o mercado é influenciado por muitos outros fatores. De qualquer forma, eles destacam que atualmente a Apple e a RIM já embolsam 35% do faturamento gerado pelo setor, apesar das duas possuírem apenas 5% de presença no mercado global.

Hoje quem domina o mundo da telefonia móvel é a Nokia, graças a inúmeros modelos de base que são baratos e acessíveis. Afinal, quem aqui nunca teve um Nokia 1110? 😛

Mas essa presença está diminuindo muito nos últimos tempos, enquanto que o mercado de smartphones está em ampla ascensão. Para os analistas, esse tipo de aparelho deve se estabelecer como padrão no mundo da telefonia e atualmente ele é dominado pela RIM e HTC, além da própria Apple, que foi a grande motivadora da popularização deste segmento.

Se o ritmo de queda de Nokia, Motorola e companhia continuar como os atuais, assim como o crescimento do iPhone, os números indicam que pode levar apenas 4 anos para que a Apple se torne líder no mercado, desbancando os atuais gigantes.

Será?

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vicente

    Nunca tive um Nókia, pra falar a verdade, nunca achei nenhum modelo que agradasse meu gosto pessoal…

  • Mateos Tscha

    Meu primeiro celular foi um Motorola razoável para a época. Já meu segundo modelo foi um Nokia com tela colorida, gravava e enviava fotos e vídeos, bluetooth, infravermelho, cartão de memória, MP3… Era A sensação auehuaehuaehuhae
    Hoje ele ainda é meu segundo celular, mas o tamanho mínimo da tela dele me irrita demais…

    O celular que mais uso, atualmente, é um Sony Ericsson que troquei com meu pai por um LG que eu tinha só porque o SE tem GPS. Tem mtas funções, mas é uma carroça… Meu próximo: um iPhone =D

  • _>FelipeW

    eh.. eu tb nunca tive um nokia.. a maioria dos meus celulares foram sony ericsson.. os nokias nao me agradam.. os motorolas sao bacanas.. modelos legais.. design moderno.. mas tb nunca tive um.. atualmente to com o iphone 3g.. espero q a apple domine esse mercado de portateis..

  • Bom o iPhone cresceu de vendas em 626%.

  • Leandro Tavares

    Também nunca tive um Nokia, nunca gostei dela, também acho possível que a Apple se torne a maior do mercado, tudo dependerá dos recursos que os telefones oferecerão e o mercado necessitar, além é claro dos preços.

  • Guilherme Botega

    Se fosse contar o nº de iPhones e seus clones, com certeza a Apple já seria a 1ª! eu vejo aki do lado (->) “Hi Phone: celular com TV, MP10 Player”, etc… e é uma cópia do iPhone…
    Mas eu sou suspeito para falar de iPhone (sou um fã do tipo ‘retardado’ desse aparelho)

    iPhone ♥

    abraços

    • Sério que está aparecendo propaganda de Hi Phone aqui no Blog?
      Estes anúncios são aleatórios e cada um vê uma coisa. Eu ainda não vi esses, mas geralmente bloqueamos, pois anunciar iPhones falsificados é desinformação e nós somos contra isso.

      Por favor, se alguém ver uma propaganda dessas, pegue o endereço web dela e nos mande, que então bloquearemos o anunciamnte no sistema. 😉
      Email: [email protected] dominio do Blog.

      Obrigado a quem colaborar. 😉

  • Danilo Ferreira

    Eu tive vários nokias… o último, que ainda tenho, é um n95. Resisti ao iphone até de fato ganhar um de 16gb da tim, que pretendia vender… mas foi só toca-lo que… aí quem teve a experiência já sabe hehehe… apesar da câmera, sem dúvida, no geral, é o melhor celular da atualidade. Simplesmente excepcional. Só troco este 3g por um 3gs… se Deus quiser em dezembro ganharei este… viva a portabilidade =D

  • Daniel

    Ilex, desculpe off topic, mas estou tentando baixar meus DVDs para o meu iphone 3G, 3.0 com 16G com jailbreak,como fa’co com meus CDs atraves do Itunes. Vc teria alguma sugestao de como fazer isso?

  • GRM177

    Na mesma linha do Danilo, não sou fanboy e tinha restrições com Apple, mas o iPhone, mesmo com seus defeitos, é disparado o melhor aparelho que há. Sony-Ericsson quero ter o prazer de vê-la falir, estão há seis meses com um telefone meu em garantia e só irão restituí-lo depois de um processo, piada.

  • Marcos Bergonso

    Ilex, mandei um email com um link da propaganda do hiphone.

  • Obrigado a todos que enviaram email com o endereço da propaganda.
    A tal de fatordigital.net terá que vender seus falsificados em outro lugar. 😉

    Se aparecerem outros do tipo, por favor, dêem um toque. 😉

  • André Gustavo

    Eu tive vários Nokias.O meu 1o foi um 5120 e dps tive outros vários.Troquei na época por um V3, sensação do momento.Achei uma m****, ate q passeando vi um Nokia 8800 (todo em aço inox) show de bola!! Aí ele deu pau e não consegui arrumar na assistencia. Ate q vi o iPhone ser lançado, mas não tive dinheiro pra comprar. Tive um pouco de resistencia por achar a Nokia a melhor fabricante mundo. Aí o dinheiro surgiu e decidi comprar um 3G (nem tinha saído no Brasil ainda)!!! Agora, acho mt difícil eu trocar por celulares de outro fabricante!! Só troco por outro iPhone!! Bem q a Apple podia lançar uns coloridos, de fibra de carbono como os de um post anterior (rumor)!!

  • Thiago

    Minha única experiência com a Nokia foi através do modelo 5660. O botão slicer quebrou sozinho, o celular travava direto. Fiquei 3 meses com ele, sendo q por 40 ficou na assistência. Me enviaram um novo, o qual foi vendido correndo…

  • Considerando que o Iphone foi lançado a menos de 2 anos (?), e que foi realmente uma surpresa no mundo dos celulares, creio que esses analistas estejam se precipitando um pouco, como você disse, ao se basear somente em números.
    Quem garante que as vendas vão continuar como tá até daqui a 4 anos? Quem garante que alguma outra operadora lance um outro celular com uma tecnologia superior e que vire a sensação do momento, fazendo com que deixem o Iphone de lado?

    Nunca tive um Nokia também, quase todos meus celulares foram Motorola até agora, começando daquele Motorola MTV, um verdinho com luz verde. Tenho meu plano com a Oi desde essa época, creio que fui um dos primeiros a fechar um plano com a Oi, depois que ela nasceu. Depois tive um Samsung com tela colorida, um dos primeiros com tela colorida, e depois daí foi todos Motorola novamente.
    Semana que vem ou na próxima vou comprar um Iphone e viver feliz pro resto da vida 😀

  • Vendramini

    huahauhauhau estórias de celulares!adoro isso!começei com um Nokia 3310 =D não imagina como adorava esse tijolinho,ainda mais época de colégio onde era novidade celular.evolui muito depois,Siemens(deus me livre)c60,o coloridinho que tive,2 anos com ele,até evoluir para Siemens Mc60 onde o maldito “0” não funcionava direito,só esmagando o teclado pra sair,até então pulei Lg Mg155 que agora esta com o pai e o lg kp215 com a mãe!e depois dessa escada toda meu precioso iPhone CLASSIC 😉 vontade de trocar só com o mais recente dele,mais nenhuma outra marca me pega! S2

  • Bruno Paris

    se a apple não comercializa-se o iphone com tantas restrições talves atingia esse feito muito mais cedo que o previsto.

  • Jaime13

    Lol acho que devias corrigir o post:

    quem nunca teve um 3310?
    (e antigo mas ainda resiste)

    desde que tenho o iPhone não quero outro. Acredito na noticia porque a Apple esta contNtemente em inovação coisa que os outros não

  • Jaime13

    Constantemente

  • Alves

    Graças a Deus nunca tive um 1110!!!!

  • Luiz

    Acho muito facil para qualquer fabricante lancar um celular com uma tecnologia melhor que a do iPhone, o dificil, vai ser desbarcar a plataforma iPhone que a Apple lancou, não vejo um concorrente para a App store e iTunes store tao cedo.

  • Márcio

    Meu primeiro celular foi um tijolo da Motorola. O segundo foi um motorola com vibracall, que na época foi uma revolução. Fiquei algum tempo sem, depois comprei um samsung, um outro que não me lembro a marca, e finalmente um motorola K1M, que gostei muito. Depois disso já queria um celular com internet. Esperei muito pelo iPhone, mas sem ter informação, acabei por comprar um Nokia N95. Gostei muito… usei por uns três meses e a camera é muito boa. Mas quando saiu o iPhone eu não resisti. Briguei com Vivo por três meses até conseguir um baita desconto. Vendi o N95, comprei o iPhone e depois disso, apesar de algumas coisas o iPhone não tem,a virei seguidor. Meu próximo sonho de consumo é um MacBook….

    • Que bom ver que quem tem o iPhone, não quer mais saber de outro.
      Comigo também é assim e é o primeiro telefone que acontece isso. Com os outros eu ficava contente, mas não sabia dizer que marca seria o próximo.
      Agora sei. 🙂

  • Edguitarra

    Vocês viram que está para sair um SDK para Windows? Parece que vai se chamar WinSdk. Com isso não precisaremos mais, necessariamente, adquirir um mac para criar aplicativos para Iphone.

  • Alves

    Tomara que não saia esse tal SDK para Windows…. já imaginou aplicativos de iphone por usuários de windows?!?!?!?!?!?!? Tomara que Steve Jobs continue super protetor.

  • w42

    Minha dupla é Nokia 5800 + iPod Touch. Amo eles.

  • Fabi

    Eu sempre fui insatisfeita com telefone, até comprar o Iphone. Estava em Miami uma semana antes do lançamento do 2G, como não deu pra comprar naquela ocasião, deixei encomendado em uma loja que um amigo indicou, o problema foi o tempo de espera para o desbloqueio, em fim, depois do 2G troquei pelo 3G e agora minha única duvida é se espero para comprar aqui ou compro em Miami novamente. Nem penso em outro, inclusive fico indignada quando ouço alguém, que não conhece o iPhone, falar que não vale a pena investir tanto em um celular. 

  • GRM177

    O curioso, iLex, é que o iPhone está longe de ser perfeito, coisas bobas que vem a cabeça que o tornariam mais bacana, por exemplo, ligar com o despertador. Coisas que a Apple não libera por preconceito, ou exagero no controle. E ainda assim ele é disparado o melhor.

  • Com o Windows SDK teremos uma variedade maior de aplicativos, e inclusive muitos aplicativos bons, pois temos muitos desenvolvedores que fazem ótimos programas mas que não tem dinheiro suficiente para comprar um Mac.
    Com o SDK pra Windows vai facilitar tudo… inclusive eu vou começar a programar um aplicativozinho que tenho em mente.

  • iLex, tem um site fazendo propagandas no site, dizendo que vende Iphones 3GS de 32GB por R$1759 de promoção do dia dos pais. Eu tava querendo comprar lá, mas como nem tudo são rosas, resolvi verificar, e eu e mais algumas pessoas descobrimos que o site é uma fraude. Procurei no Google, e algumas pessoas já compralam por lá e não receberam o Iphone e um outro revendedor de Iphones foi até lá comprar alguns para revender e quando chegou lá a loja não existia. Então queria pedir pra fazer anunciar no site pra que ninguém mais tenha prejuízo com este site, que está fazendo propagandas em vários sites pelo Google. Como eu procedo?

  • Guilherme Botega

    sauSHAUhsuAHSAUhsu
    UHUL, ainda ajudei a não-venda de iPhones falsificados!

    iPhone ♥

    abraço

  • Nersoooo

    Como muitos ae eu sou apaixonado por teclogia e tambem por celulares em geral, mas nao tem como apos o iphone, nao troco mais, a nao ser por um iphone novo! Nao sou de criticar, mas mechi em algum celulares touch de outras marcas, e de boa, o nosso precioso eh imbativel, a facilidade e o conteudo dele sao demais, nao sei mais como eh sem ter que digitar em um celular sem um teclado virtual, nao se sabe com tanta tencologia o dia de amanha! Mas que vai ser muito dificil eu entre outros sairem da apple isso sim vai!

  • Renan, se aparecer aqui a propaganda é só postar o endereço que a gente bloqueia.

    Mas sinceramente, querer pagar R$1.759 pelo iPhone 3GS ANTES dele ser lançado oficialmente é pedir para ser enganado, não acha? 😉

  • Leandro

    Alguem esqueceu que o N97 esta chegando ? hehehe. A app store da Nokia tb está para sair. A briga vai ser feia. 😀

  • A “app store” da Nokia já saiu. E foi uma decepção até para quem é fã da marca. 🙂

  • @Fabi,
    Onde você comprou o seu iPhone em Miami? Estive lá há duas semanas e não achei nenhuma loja que vendesse sem contrato da AT&T.

  • Guilherme

    Galera! Parem com isso! não sou nenhum fã da Nokia, dizer que o iPhone é melhor do que os cels da nokia ainda vai, agora ficar diminuindo a Nokia é demais. A Nokia tem suas qualidades, cels e smartfones bons (N97 por exemplo) e não é lider por acaso.
    Só pra dizer eu tinha um N95 e troquei por um iPhone.

  • Eu não vi onde é que se ficou diminuindo a Nokia.

  • nao estou retificando mas preveem tem ou n o acento depois da reforma?

  • @iLex
    O 3GS já lançou sim em alguns países como você deve saber. O site é de uma loja virtual como muitas outras, e tem muitas que importam, só que vendem mais caro… essa alguns já tiveram problema com ela… o endereço é http://shopextreme.com.br

    O Nokia N97 já chegou, achei ele um máximo! Mas acho o Iphone melhor por causa dos aplicativos. São quase 70 mil aplicativos que deixam o sistema inteiro… fora que o N97 também não é multi-touch né, ele é touch screen normal. Não daria pra jogar um joguinho de guitarra, piano, etc… com a Nokia Store deve melhorar um pouco em termo de aplicativo, mas ainda vai demorar um pouco. Por enquanto o Iphone ainda é o melhor.