Curiosidades

Perguntas e respostas – Novidades da WWDC 09

É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que para alguns fica difícil se decidir se fica contente com o iminente lançamento do iPhoneOS 3.0 ou decepcionado com as poucas novidades do 3G S. E naturalmente, as dúvidas aparecem.

Por isso, como sempre fazemos, recolhemos as mais frequentes perguntas dos leitores para fazer um apanhado geral sobre o que foi divulgado nesses últimos dias.

Quando poderei instalar o iPhone OS 3.0 no meu iPhone/iPod touch?
A Apple já anunciou a data oficial de lançamento, será na próxima quarta, dia 17 de junho. A atualização será gratuita para todos os iPhones e paga (9,95$) para os iPods touch.

Eu tenho o iPhone Classic (2G), posso atualizar sem problemas?
Não, o Classic no Brasil precisa passar por um processo de desbloqueio (com o jailbreak), que ainda não existe para a versão final do OS 3.0. Você deve esperar uma solução do Dev-Team, coisa que deve demorar ainda alguns dias depois do lançamento.

Eu tenho um 3G estrangeiro desbloqueado com o Yellowsn0w (ou Turbosim), posso atualizar sem problemas?
Não, o Yellowsn0w necessita obrigatoriamente do jailbreak, que ainda não existe para a versão final do OS 3.0. Você deve esperar uma solução do Dev-Team, coisa que deve demorar ainda alguns dias depois do lançamento. A atualização acidental para o novo OS pode impossibilitar o desbloqueio futuro.

Achei pela net a versão Gold Master do OS 3.0, posso instalar sem medo?
Aconselhamos a não instalar nenhum firmware encontrado pela internet. Apesar de muitos afirmarem que ele não pede registro de desenvolvedor, nunca se sabe as consequências que uma instalação não oficial pode trazer. Estamos na reta final, faltam poucos dias para a Apple liberá-lo.

O tethering no iPhone já vem configurado ou depende da operadora?
Depende da operadora. É ela quem decide liberar a função ou não. Nos Estados Unidos, por exemplo, a AT&T não liberou e os americanos ficarão sem. No Brasil ainda não há nenhum posicionamento oficial das operadoras.

Por que o Nike+, a bússola digital e o controle de voz serão exclusivos do 3G S se depende apenas do software?
Não é verdade, são todas funções que necessitam de novidades no hardware.

Por que não será possível filmar com o iPhone 3G que eu já tenho?
Porque a Apple sempre procura fazer as coisas com um padrão de qualidade no mínimo muito bom. O hardware do 3G (e também o do Classic) não permite fazer bons vídeos. Mesmo a solução do jailbreak, o Cycorder, consegue gravar apenas em 15 FPS, enquanto que o novo iPhone, mais potente, poderá fazer vídeos de 30 FPS, com melhor qualidade.

Meu amigo vai para os Estados Unidos este mês e quero pedir para ele comprar um iPhone novo para mim. Ele funcionará sem problemas no Brasil?
Não.
Esta pergunta se repete em todos os modelos e a resposta continua a mesma: é preciso a assinatura de um contrato de dois anos com a AT&T para comprar nos EUA. Além disso, o aparelho é bloqueado com a operadora e não há garantia para ele no Brasil. O melhor mesmo (para evitar dores de cabeça) é esperar o lançamento nacional.

Eu comprei um iPhone nos EUA, posso pedir para minha operadora brasileira desbloqueá-lo?
Não. As operadoras brasileiras só são obrigadas a desbloquear os aparelhos que elas mesmo venderam. Quem comprar fora não poderá desbloqueá-lo oficialmente.

O novo iPhone vai vir desbloqueado para o Brasil?
A princípio não, deve acontecer como hoje, você compra ele bloqueado e pede para a operadora desbloqueá-lo.

Onde está o percentual de bateria do OS 3.0?
Esta é uma boa pergunta. Nós mesmos vimos aqui que ele existia, mas por algum motivo foi retirado da versão Gold Master. Não se sabe se na versão final ele reaparecerá.

O que é versão Gold Master?
É uma versão de sistema que teoricamente servirá de base para a versão final. Neste momento, apenas desenvolvedores cadastrados tem acesso à ela. Oficialmente.

O bluetooth vai ser liberado no OS 3.0?
“Liberado” como muitos esperam, não. Mas continuará compatível com vários kits de carro, mãos livres e fones de ouvido. Agora também terá estéreo bluetooth e permitirá o peer to peer, que é a troca de informações entre aplicativos. Não será compatível com telefones de outras marcas.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luisinho

    Ufa, valeu ilex!

  • Vanzela

    Ainda muitas coisas ficaram a desejar!
    Espero que a Apple arrume isso ao passar do tempo
    Os rescursos do iphone é ilimitado, mas não podemos utiliza-los por causa desta filosofia da Apple…
    Fazer o que né. Mas ainda sin Adore este aparelho…

  • Breno Barros

    iLex, o tethering será disponibilizado, em princípio, via USB e bluetooth. Isso não requer uma certa acessibilidade, a partir de outros dispositivos (laptops, PDAs, etc) ao aparelho que hoje não é possível? Como fica a questão do bluetooth limitado, neste caso?

  • Henry

    Muito boa a materia tirei varias duvidas depois que eu li ela

  • Marcelo

    Vai vender o iPhone 3G S sem contrato no EUA! a AT&T já até se posicionou sobre os ´reços!

  • Jocas

    Muito bom!!! 🙂
    O que eu gostaria de saber mesmo, é se surgiu alguma novidade que não foi noticiado?
    Foi noticiado em torno de 100, alguém já relacionou para ver se dá as 100? 😉

  • vinicius

    post excelente, ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas.

  • iRoger

    post excelente, ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas. [2] Parabéns 🙂

  • Wagner Kobayashi

    Como o bluetooth foi liberado para uso dos apps, é só produzir um que faça a comunicação com celulares de outras marcas. Uma coisa que o bluetooth ñ fará é troca de ringtones. Acontece que o iPhone não toca ringtones mp3 nativamente nem os outros celulares tocariam ringtones *.m4a.

  • TiagoSouza

    o Nike+ e os comandos de voz não precisam de hardware…isso é uma diferenciação fajuta da Apple entre os dois modelos, 3G e 3GS..o Nike+ utiliza o chip do bluetooth!

    • TiagoSouza, então pela sua teoria, o adaptador para o iPod nano seria na verdade um adaptador bluetooth e que em teoria teria como usar o bluetooth nele com um hack…

      Não acha estranho que ninguém tenha feito isso ainda?

  • Marcelo

    @ThiagoSouza
    Se realmente não precisa de Hardware, quem sabe algum grupo de hacker não consegue liberar para o 3G? 😉

  • Gigiobat

    Qual a operadora que suportará a rede 3G 7,2Mbps HSDPA, será que teremos está velocidade aqui no Brasil? Acho que daqui uns anos luz…

  • Wagner Kobayashi

    Rodar os comandos de voz no 3G é como rodar Need for Speed Undercover num PC com processador Celeron…

  • sengir

    excelente o post

  • Sam

    iLex,

    Obrigado por esse post, bastante esclarecedor!

    Parabéns mais uma vez!

    By the way, vc vai comprar o 3G S?

    Sam

  • Alex

    Bastante esclarecedor o post, iLex!!
    Alguém sabe se as opções de Encontrar o Aparelho (Find My iPhone) e Apagar os Dados (Remote Wipe) estarão disponíveis no Brasil? Vendo os dados do MobileMe no site da Apple nem todos os países terão essas funcionalidades habilitadas.

  • Vitor Sá

    Ótimo post!!

  • Michel Wilker

    Assim como todos os outros, fiquei muito feliz com o post e realmente esclareceu algumas dúvidas que eu tinha. Mas tem várias outras que eu (e o resto do pessoal) gostaria de tirar. A minha maior dúvida é saber se poderei ouvir músicas no carro usando o BlueeTooth. Vi vários vídeos que mostram que é possível atender ao celular mas não ouvir música no carro.

  • Edguitarra

    iLex
    Discordo de algumas coisas:
    Comando de voz: necessita de microfone e um software para comparação dos sons emitidos.Nada que o 3G não possa fazer.
    Filmagem: por que não ter uma opção de filmagem em 15fps no OS 3.0? a opção de 30fps só funcionaria no 3GS.
    A bússola realmente acho que pode ter algum hardware que impessa, mas temos outras opções como o MotionX GPS que tem uma bússola que funciona em movimento.

  • Fabex

    Alguém soube de alguma mudança(ou futura) nos preços aqui no Brasil ???

  • Duuh

    muito bom o post 😀 tiro algumas duvidas minha :] so não entendi porque o iPod é pago pra atualizar e o iPhone não :X

  • Paulo Andre

    Eh esperar agora. Great post, dude 

  • Arliss

    E o 3GS já está aparecendo no site da Vivo.

  • Gabriel Levcovitz

    @Arliss boa observacao

  • alex

    ATENÇAO O VOICE CONTROL DO iPhone 3G S FUNCIONA EM PORTUGUES BRASIL !!!!!

    http://www.apple.com/iphone/iphone-3g-s/voice-control.html

  • Edu

    @iLex

    .O controle por voz realmente só depende de software, a menos que a Apple tenha usado algum chip especial para melhor detecção.

    .Bussola depende de hardware sim. Basicamente o GPS pode determinar sua longitude e latitude, mas não pode determinar sua orientação com tanta precisão. Como o pessoal do prório MontionX Gps diz no manual do site
    “The compass on the MotionX-Compass screen acquires information from “orderly changes in position.” Steady directional motion improves accuracy. For sustained speeds of more than a few mph or km/h, heading information can be 85% accurate or better. At slow speeds, heading information is less reliable since the iPhone does
    not contain a magnetic compass”

    .Nike+ no iPod touch ele é feito a partir de emulação a partir do chip bluetooth como demonstrado pelo pessoal do conceituado site iFix (na verdade eles provaram apenas que não há nenhum chip especial). Basicamente a única diferença entre os chips BT do iTouch de 2ª geração e do 3G S, em relação ao iPhone 3G e do EDGE é que nos dois primeiros o chip BT é 2.1. Não sei se isso influi para a funcionalidade provida pelo Nike+, mas creio que não.

  • Elton

    Iphone 3g com O.S novo vai filmar?

  • Tiago

    pq os iPods touch tem que pagar 9,95$ ?

  • Gabriel Levcovitz

    @Elton: nao. Se vc tivesse lido o post, vc saberia

  • Gabriel Levcovitz

    @Tiago: Eh toda uma confusao la, mas pelo o que eu sei, eles sempre cobram atualizacoes, mas cobrar atualizacao de software em celulares, eh proibido. Logo, eles combram o iTouch, mas nao combram os iPhones.

    *eu nao sei se essa explicacao ta certa, eu apenas ouvi algo do tipo, mas vc pode se informar melhor no google, alias, eu ate acho q aqui no blog tem um post explicando isso…

  • juliano

    Acredito que o itouch tem que pagar porque o update vai liberar o bluetooth.

  • Guidson

    Não importa vou continuar com o meu q já ta não de mais,aguardando o 3.0 hehehe!!?!!!!

  • Squalo

    Desculpe me minha ignorancia mais oque significa tethering ?

  • Sel_F5

    Gostaria de saber se instalando um soft no iphone para que ele se transforme num modem e se conecte com a net 3g.. a conexão é boa.. e funciona…
    Abs.

  • alex

    Tiago é isso mesmo q o Gabriel Levcovitz, pq quem compra um iphone tem despesas mensais com ele, ou seja nao é justo ter q pagar por updates e quem compra um iPod touch nao tem. pois so teve q pagar pelo aparelho.

    juliano NAO ele vai liberar o bluetooth pra poder jogar games multiplayer e pra usar fones de ouvido stereo ou nao.

  • Luiz

    iLex, alguma informaçoa se no OS3.0 tera alguma coisa parecida com BACKGROUNDER do cydia???

  • Alex iPilot

    O controle por voz dependia de MUUUUUUITO processamento e só agora foi implementado. Taí uma das razões pelas quais eu admiro a Apple: só lança um recurso se for bem acima da média em qualidade, caso contrário não coloca. Podem reclamar mas ela não faz “meia-boca”.

    Por isso não filmava, não tinha curva a curva, não tem câmera 800Mpixel, …

  • TiagoSouza

    @iLex
    O adaptador do iPod Nano É um adaptador bluetooth..eu tenho o Nike+ (assim como o relógio que o controla), e pesquisei tudo a respeito do assunto antes de comprá-lo a cerca de um ano atrás..o que a Apple fez foi de fato sagaz: pegou um chipset bluetooth e mudou o protocolo de comunicação sem fio aberto para um proprietário (ou seja, o receptor e transmissor que você compra separadamente para o iPod Nano SÃO chips bluetooth, mas o protocolo de transmissão não é o mesmo, o que impossibilita a comunicação com outros dispositivos)..não é a toa que inicialmente no iPod Touch de segunda geração quando o iFixit desmontou achou um chip bluetooth – o que a Apple fez para permitir a liberação do bluetooth foi só a implementação do protocolo aberto tabelado corretamente pelo “Bluetooth Special Interest Group” (além do seu código proprietário)..

    Se a Apple quisesse, ela implementava o Nike+ até no iPhone de primeira geração..

    Quanto a ninguém ter revertido o chip ainda para o iPod Nano, no firmware oficial é impossível (lembre-se que até para lançar jogos para o iPod Nano a Apple exige ver cada linha do código e dita até as línguas oficiais que serão suportadas), e nos firmwares “hackeados”, simplesmente não há interesse (ou massa crítica) para tal implementação..mas isso não significa que não é possível..

    @Marcelo
    O Gizmodo levantou um “desafio” para isso na época do lançamento do iPhone 2G..devido a dificuldade inicial (o jailbreak levou pouco mais de três meses para ser realizado), ninguém se interessou em levá-lo adiante (veja que nem o iBluetooth está completamente pronto ainda, e já fazem 2 anos!)..e outra, como falei para o iLex, não há massa crítica suficiente: nem todo mundo faz questão do Nike+ (eu, pelo menos, faço), e existem “guerras” mais importante (e trabalhosas) para serem travadas (desbloqueio, jailbreak, etc)..

    @Edu
    Bem colocado..complementando a sua observação, quando a Apple lançou o Nike+, a especificação do Bluetooth vigente era a 2.0, ou seja, os chips dessa época já permitiam a comunicação com o protocolo proprietário..como o Bluetooth 2.1 tem compatibilidade retroativa com dispositivos 2.0, não há nenhum empecilho..

    http://support.apple.com/kb/HT2293#faq2
    Chip de baixa energia nessa faixa de frequência é chip Bluetooth – como encontrado inicialmente no iPod Touch..a parte “proprietária” da coisa é o protocolo de comunicação..

  • Luiz

    depende do ponto de vista….
    ]
    ” só lança um recurso se for bem acima da média em qualidade, caso contrário não coloca. Podem reclamar mas ela não faz “meia-boca”.”

    eu ja acho que a Apple nao teve COMPETENCIA de lançar algo mais completo, nem quando lançou o 3G com o 2,0 e nem agora com o 3,0…

    afinal um simples COLAR e COPIAR soh foi lançado agora depois de 1 ano do lançamento oficial do 3 G

  • Valter

    E quanto ao recurso push para aplicativos de terceiros, ta rolando ou não?

  • Rafael Nogueira

    Agora o copiar e colar ficou simplesmente perfeito!! Bem alem do esperado! Gostei também de como vemos agora as imagens dos softs na app store, mudou pouco mas bem mais pratico! Tem bastante detalhes que fazem a diferença sim, mas decepcionou em não colocar o detector de voz tbm! Fica muito Microsoft essa forma de limitar via soft, mas ainda há tempo de voltar atras …

  • Rafael Nogueira

    O push não ta rolando ainda… Acho que vai depender dos aplicativos (ao menos tomara né) não achei por enquanto nada que configure o push :/

  • Alex iPilot

    Vendo o “conjunto da obra” do que a Apple faz, não acredito em incompetência, mas acredito em “questões mercadológicas”, hehehe…

  • Alex iPilot

    iLex,

    Uma pergunta, por favor, o tethering funciona na versão Gold Master (é o nome da última, não é?) do 3.0 independentemente da operadora? Vc (ou algum outro amigo) já testou o recurso?

    O tethering no 3.0 me interessa MUITO, vou poder economizar R$99 mensais com a TIM… 🙂 Obrigado

  • brunolv

    iLex, se você quiser atualizar a pergunta do percentual de bateria a resposta está no próprio site da apple: http://www.apple.com/iphone/how-to/#settings.usage

    Só existe no 3G S, agora qual a desculpa da Apple pra dizer que isso não funciona no 3G se até nos betas funcionava? Seria só mais um marketing pro 3G S? Sacanagem isso…

  • iLex, nao eh bem uma duvida, mas queria saber sua opiniao tb..
    Pra quem tem o 3G com jailbreak, vale a pena a instalaçao do 3.0? Eu estou chegando a conclusao de que nao vale nao…

  • Marcelo BsB

    @ luiz. Concordo totalmente com você!! Acho que a Apple está dormindo no ponto e trabalhando com uma margem muito pequena entre a satisfação e a frustração dos consumidores. Tenho um 3g 16gb e vou ficar com ele até que alguma operadora queira me dar um 3G S.

    Não vou gastar com um telefone que não é TÃÃÃOOO assim melhor que o meu.

    E tem mais…. Ninguém vai notar a diferença. He he he.

    Abraços.

  • JanjaBoy

    Coisa que eu não sabia:
    Loja publica especificações do novo iPhone 3G S

    A T-Mobile da Holanda, operadora do iPhone no país, publicou as especificações sobre processador e RAM do iPhone 3G S – informações que a Apple tem sido muito cautelosa em divulgar. E são exatamente aquelas que imaginávamos: CPU de 600 MHz (contra 412 MHz do modelo anterior) e 256 MB de RAM (o dobro).
    Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3819448-EI4796,00-Loja+publica+especificacoes+do+novo+iPhone+G+S.html

  • TiagoSouza

    Só para fechar meu argumento: chip usado para o Nike+ no iPod Touch 2G, de acordo com o “teardown” do iFixit: Broadcom BCM4325 – especificações em http://www.broadcom.com/products/Bluetooth/Bluetooth-RF-Silicon-and-Software-Solutions/BCM4325#tab=features-tab

    frequencia de 2.4GHZ de baixa energia..

    trata-se de um mero chip bluetooth… 😉

  • pedro carlos

    Qual dos novos recursos do IPHONEOS 3g S que se eu atualizar o software no meu IPHONE 3G, vao para ele ?

  • Danylo

    perdi tudo que tinha no meu itunes,existe alguma forma de recuperá-lo pelo iphone? Eu tenho tdo no aparelho,mas exit possibilidade de colocar do aparelho para o itunes?

  • Welton

    Qual a operadora que suportará a rede 3G 7,2Mbps HSDPA, será que teremos está velocidade aqui no Brasil? Acho que daqui uns anos luz…[2]

  • Jean Andrade

    ILex, se eu atualizar o meu 3G que esta 2.2.1 para 3.0, o meu APN Falso que serve para desligar a rede de dados ira continuar funcionando???
    tenho medo de atualizar e esse APN nao funcinar mais e voltar a ter surpresa na minha conta !!!
    Obrigado