App StoreNotícias

AT&T lança aplicativo de GPS com plano mensal

Finalmente uma novidade em se tratando de navegação curva-a-curva. A operadora americana AT&T acaba de lançar um aplicativo de navegação GPS que funciona por assinatura. Você baixa o aplicativo gratuitamente e para usá-lo, precisa ter um plano de 9,99$ mensais (pode ser cancelado a qualquer momento) que é debitado direto da conta telefônica.

AT&T Navigator

Ele funciona como um aparelho GPS normal, com guia vocal, mapas em 3D e recálculo da rota caso você erre o caminho. Ele também busca os preços de combustíveis mais baratos no caminho, além de mostrar a situação do tráfego.

AT&T Navigator

Mas para nós serve apenas como curiosidade. O serviço é somente para clientes da operadora e funciona exclusivamente nos Estados Unidos.

O aplicativo até pode ser baixado para quem tem conta americana da App Store (link), mas nem perca seu tempo: uma tela no início pede um número de telefone da AT&T, para onde ela envia um SMS com o código para fazê-lo funcionar.

Mas pelo menos é uma ideia para que outras operadores (quem sabe até mesmo no Brasil) invistam em navegadores de GPS próprios.

[via]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • cheib

    somente pro 3g neh ?

  • Guilherme Bravin

    ANIMAL!

  • Thiago

    Acorde, Vivo! Olha o exemplo aí!

  • Carlos Townsend

    iLex, como este se compararia ao TomTom ainda a ser lançado? Quais as diferenças? O TomTom funcionaria no Brasil?

    Obrigado,
    Carlos

  • Bruno

    Desculpe, mas achei meio inútil.
    Porque você vai pagar $9,90/mês se com $100,00 voce compra um GPS automotivo sem mensalidade? Em 10 meses você já pagou o GPS.

  • krikaoli

    VIVO está morta filho faz tempo… Tethering bloqueado e visual voice mail nem se fala…

    Estou testando lince, para radar é ótimo.

  • eduardo

    Ilex, fiz uma pergunta no fórum há algum tempo e não obtive resposta. Veja se pode me ajudar. tenho uma conta na app store americana, aquela sem cartão de crédito. Para eu comprar apps, eu utilizo a mesma conta e apenas altero para pagamento com cartão? fiz isso mas dá erro de código de verificação, aquele que fica atrás do cartão. Meu cartão é internacional. Abraços.

  • Thiago

    @Krikaoli

    Sabe que reclamei da Vivo na Anatel? Eles alegam q as entrevistas concedidas pelos diretores à época do lançamento do iPhone 3G falando q o VVM seria lançado em 2 meses, no máximo, não foi publicada por eles e por isso não se responsabilizam. O Procon sugeriu processar civilmente e solicitar desconto visto q o serviço não foi prestado corretamente. Mas achie melhor deixar de lado pq se for pra Claro perco na questão do pacote 3G.

  • Thyago

    AT&T eh brincadeira mesmo!!! como se nao fosse pouco eu pagar quase 200 dollares por mes por duas linhas agora mais 9.99 p usar o GPS?? fala sario…
    *esperando pelo da TomTom

  • Fabiano

    Aqui sou cliente TIM, minha opção em rede, não mostra a opção de gerenciamento de dados, mas o Tethering esta funcionando blz, e o mms também! Só queria saber como esta essa configuração por trás já que não consigo ver.
    Estou precisando é de um GPS automotivo bom, porquê não da pra esperar muito do iphone, xGPS é bem legal

  • Cleudson

    iLex, e quanto o Latitude/Google. sera que dave sair em breve?

  • Marcos

    Oque adianta?? eles nao garantem nem a qualidade na ligacao imagina na qualidade do programa do gps… HAHAHHA brasil o pais mais atrasado do mundo em tecnologia

  • Arthur

    Legal! Parece com o aplicativo Vivo Co-piloto para BlackBerry!

  • Frederico

    @Eduardo

    O App store americana não aceita cartões de creditos de outros paises, mesmo que seja internacional.

    Se seu interesse for jogos, faça uma conta na app store da argentina que lá eles aceitam cartão de credito internacional do brasil.

  • Frederico

    iLex e Cia…

    Há tempos atras instalei no iPhone aquele xGPS pelo Cydia.

    Ele é ruim demais, não tinha muita precisão, apontava sempre com atraso, enfim, não dá pra usa-lo “curva-a-curva”.

    Agora eu pergunto: outros programas do gênero podem ser assim tambem? É problema no programa ou no GPS do iPhone?

    Se alguem com mais experiencia no assunto poder dar umas dicas, eu agradeço….

  • não tinha uma cláusula no firmware 3.0 que não poderia fazer aplicações com GPS ponto-a-ponto ?

  • Nossa, não tem nem lógica cobrar 10 dólares por um serviço mensal de GPS!
    É caríssimo!

  • Angelo

    A TomTom tá dormindo de toca…
    Disseram que seria o primeiro GPS curva-a-curva para iPhone na wwdc mas até agora diversos concorrentes e nada da tomtom…
    Decepcionou!!!

  • prefiro compra gps automotivo. sai bem mais em conta.

  • Isso porque um dos lemas da Apple na AppStore é que se um aplicativo é grátis, ele será eternamente grátis (por isto não permitem compra dentro do aplicativo quando são grátis), a AT&T é muito hipócrita.

  • gabriel

    nao sei pq tanto buchicho pro causa de gps

  • eduardo

    @frederico, valew, já criei e deu tudo certo. abraços amigo.

  • Sam

    Olha a Apple e a AT&T dando idéias pras nossas operadoras!

    De repente o serviço até pode ser implementado por aqui mas a qualidade do mesmo será BEMMMMMMM fraca porém o valor da mensalidade será BEMMMMMMM alta! Como a maioria dos serviços de nossas operadoras….that’s Brazil!

  • krikaoli

    Thiago, já que você tocou no assunto vou te contar: eu reclamei na anatel, pretendo reclamar no procon e pretendo ajuizar uma ação contra a VIVO também. Aguarde e veremos…

  • MCKoe

    @krikaoli Mas nao tava funcionando o tethering na Vivo? Não entendo…

  • Alex iPilot

    Frederico,
    Eu tenho alguma experiência com GPS e digo que no 3G me parece inviável a utilização curva à curva devido ao erro de +/- 50m que tenho encontrado. Acima de 10m fica complicado porque o GPS não sabe na hora se vc virou, seguiu reto, esta na pista certa, no lado certo, etc. Outros problemas são a falta de antena externa (fundamental entre prédios, dias fechados, etc) e a instabilidade da rede 3G para atualizar os mapas (a menos que o programa já tenha os mapas).

    Estou ansioso para ver o funcionamento no 3G S. Acredito que tenha melhorado, daí a razão do curva à curva ter sido habilitado só agora…

  • Alex iPilot

    Fabiano,
    O meu TIM RJ também está desse jeito e não vou esquentar com isso. O ipcc distribuído pelo iLex é confiável e funcionam tether e mms, então não preciso ver/mexer nos detalhes 🙂

  • Alex iPilot

    Fabiano, complementando,
    Cuidado com a compra de GPS automotivos “genéricos” chineses que usam chip Sirf Star III e processador Samsung porque houve uma mudança nos satélites no último dia 12 e esses aparelhos ficaram malucos. Foi liberada uma atualização de firmware mas não ficou 100%. A promessa dos americanos (gestores do sistema) é que seria normalizado nessa semana. Melhor aguardar porque eles custam em torno de R$ 350 são completos e valem MUITO à pena.

  • @krikaoli

    Se você não entende, não fique falando, solta cada besteira por aqui…

    Desde quando a Vivo bloqueou o tethering? Tá loco? É totalmente liberado, inclusive até no blog deles, falaram que eles apoiam a utilização do serviço.

  • krikaoli

    MCKoe, eu consegui liberar sim, mas perdi muitas horas nessa questão. Além do mais tem outras pessoas que não ainda não conseguiram ou porque não dispõe do tempo ou porque estão aguardando sentadas o vivo oficializar algo. Por isso, estou preparando uma reclamação perante o PROCON e já ratifiquei outra perante a ANATEL.

    Pelos meus modestos conhecimentos a VIVO está se omitindo no papel dela enquanto concessionária de um serviço público, pois seria o dever dela e não nosso(que estamos nos virando) habilitar tão útil função.

    Palavras de apoio devem estar respaldadas em atitudes positivas não apenas em letras mortas e enganosas.

    Desculpa se falei alguma besteira.

  • Edguitarra

    Não acho bom, em um ano custa mais de $100,00, então é melhor pagar $95,00 pelo Navigon e usar por tempo indeterminado.

  • Alex iPilot

    Krikaoli, essa é uma questão interessante. A princípio o dever da concessionária fica restrito ao explícito no contrato que temos com ela e esses contratos, espertamente, evitam detalhes e usam termos bem superficias para proteger as empresas em detrimento ao consumidor 🙁
    E o caso da TV aberta digital, a tecnologia já existe mas as emissoras (que são concessionárias de serviço público também) não são obrigadas a transmitir agora.
    Vira uma questão de vantagem competitiva entre elas. O Direito do Consumidor é omisso nessa questão.

  • krikaoli

    Talvez sim, mas nem um pouco omisso não questão da correta informação ao consumidor. Essa manifestação da VIVO, de dizer que é culpa da Apple, provalvemente é um desrespeito dessa regra, pois se a Apple disponibilizou a função e depende da VIVO o envio do ipcc atualizado a VIVO está agindo com certa má-fé.

    Essa declaração oficial de apoio da VIVO ao uso do modem vincula claramente a mesma em contrato, pois contrato não se restringe ao que está escrito, mas em declarações desse tipo. E, ainda que alguém resista em concordar nisso tenho uma última questão incontestável, eu li o contrato eis um trecho:

    “2.1. O serviço ora contratado (doravante “Vivo Zap”) oferece acesso à Internet, através de conexão sem fio, por
    meio de laptop ou desktop conectado a cartão PCMCIA, Express Card, Modem USB, aparelho celular compatível
    com o serviço (conectado ao computador através de cabo, infravermelho ou bluetooth – quando disponível),
    smartphone ou por meio de um laptop ou desktop que já possuam conectividade embarcada.”

    Preste atenção, “quando disponível”. O celular é compatível e a função está disponível. O não fazer, no caso essa omissão proposital da VIVO acaba prejudicando o oferecimento do serviço consignado na cláusula.

    Abraços

    Vou criar um tópico no fórum sobre isso 😉

  • Alex iPilot

    iLex, bom dia,
    Gostaria de sugerir que na avaliação do 3G S vc testasse o GPS usando o programa XGPS (gratuito) rodando lado a lado nos dois modelos 3G e 3G S. Daí vc confere o erro em metros indicado numa tela do programa.
    Assim vamos poder concluir se houve alguma alteração na recepção dos satélites. 😉
    Obrigado.

  • Alex iPilot

    iLex, apenas retificando, o nome do app é Motion XGPS Lite, disponível free na Apple Store. Obrigado.

  • krikaoli

    Testei o XGPS é muito bom mesmo Alex. Você conhece alguém que já testou a função full? Você sabe se tem aquela função do google maps de encontrar determinado lugar?

  • Andre

    VIVO…so nao é pior pq esta desaparecida do mercado e que continue assim, é a pior operadora que ja vi na minha vida.

    Se for pra eu ter um iphone e nao ter o que fazer pq so poderia usar pela VIVO, eu nem queria.

  • @Andre Credo cara, sou cliente Vivo desde 2005 e não existe operadora com sinal melhor, e o Gizmodo BR fez uma matéria comparando as pperadoras brasileiras no lançamento do iPhone (com relação a custo/benefício) e a Vivo ficou em primeiro lugar na maioria dos pontos (inclusive por ter o plano mais barato no pós com 250MB de dados, sem cobrar caro demais nem dar 100 minutos onde você só usa 20 pra outras operadoras).

    E eles tem melhorado muito a rede 3G (vários lugares, inclusive na minha casa, onde não pegava agora pega com sinal máximo). O único problema na minha opinião é o Vivo Online que precisa ser completamente refeito pq é um lixo.

  • Alex iPilot

    Krikaoli,
    Não sei as diferenças mas vou pesquisar no desenvolvedor e comprá-la. O que me falta é tempo, hehehe, já tenho vários apps interessantes baixados e até agora nada… Mas esse é muito útil mesmo. Outro dia eu estava perdido e cadê a estação do metrô? Bastou abrir o app e ele mostrar no mapa onde estava, em menos de 30 segundos, sem apertar nada!

  • krikaoli

    Alex esse GPS também acaba com aquela briga de casal que não está encontrando o caminho da festa. Rs

    André disso tudo a VIVO nunca esteve tão apagada do mercado. Sou cliente desde quando era telebrasília então bota uns anos aí.

  • muito boa a ideia de mensalidade ………

  • Michel

    quem sabe um dia a apple lancara uma solucao definitiva…