AplicativosApp StoreJailbreak

Nova mídia: marcas usam cada vez mais o iPhone para divulgar seus produtos

O iPhone já é usado por várias marcas como um meio alternativo de divulgação. Nike, Coca-Cola, Citroën e até mesmo gigantes nacionais, como Bradesco e Itaú, já aderiram ao fascinante celular da Apple. E não é para menos: além de atingir um público de alto nível, ainda aproveita todo o sucesso do telefone mais falado dos últimos tempos para conseguir divulgação gratuita em jornais, revistas e blogs conceituados, como este. 🙂

Neste fim de semana foram lançados dois aplicativos que se enquadram bem neste gênero, um brasileiro e outro internacional.

Cachaça para inglês (e o mundo) ver
Sagatiba appTalvez muitos no Brasil não conheçam, mas a marca brasileira Sagatiba se esforça muito para divulgar e popularizar a nossa mais conhecida bebida nacional, a cachaça, para o resto do mundo. De fato, ela é a primeira marca da bebida a se estabelecer fora do país, contando já com 90% do mercado na Grã-Bretanha.

Aplicativo Sagatiba

Agora, ela está usando a App Store para reforçar a campanha feita pela agência Almap/BBDO direcionada para a Europa, Austrália e Estados Unidos, além do Brasil.

Localizador de eventosReceitas de bebidasVídeos sobre vários temas

O aplicativo é bem interessante e por ser gratuito (link para a App Store), vale a pena ser conferido. Ele conta com algumas praticidades do universo da bebida, como receitas de drinks, localizador de bares mais próximos (via GPS) que vendem a Sagatiba (com endereços do Brasil e do mundo), eventos e, o que eu mais gostei, vídeos variados, divididos por temas (Moda, Design, Música, Arte, etc). Aquele sobre Design, por exemplo, mostra a história do designer Carlos Motta, contando detalhes de como ele começou. Para quem gosta da área, é bem legal. Como são vídeos online, você precisa de uma conexão internet para assistí-los (EDGE, 3G ou Wi-Fi).

Novo Volkswagen Polo
VW Polo ChallengeOutro aplicativo lançado este final de semana foi o Volkswagen Polo Challenge (link para a App Store), que aproveitou todas as características interativas e gráficas do iPhone para mostrar ludicamente como é andar no novo modelo da marca alemã.

Volkswagen Polo Challenge

Um verdadeiro jogo, onde você pilota (através do acelerômetro do aparelho) o VW Polo. Seu objetivo é correr em várias pistas (tracks) dentro do tempo pré-determinado. Cada vez que você consegue, uma nova pista é desbloqueada.

Pistas
Pilote seu VW Polo, mesmo que ainda não tenha carteira

O jogo é em inglês, mas nada que comprometa a jogabilidade para quem não domina a língua de Shakespeare.

Ambos os aplicativos são gratuitos e compatíveis também com iPod touch.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Enzo

    Acabei de procurar na App Store Argentina, onde tenho conta, pelo jogo do Polo, mas não encontrei. Imagino mesmo que tenha só onde teve lançamento (provavelmente europa) do carro. iLex sabe informar em qual país da para achar o jogo? Valeu!!

  • Na americana tem com certeza. 🙂

  • Geziel

    Acabei de baixar, aqui na App Store do japao.
    Vou txt abraço.

  • Alexandre Almeida

    trakcs —> tracks

    Abs!

  • Paulo Nunes

    iLex, complementando com um exemplo, o curso de idiomas Wizard também fez um anúncio impresso e televisivo todo baseado na interface do iPhone, com ícones, gestos, e no final, um aparelho com diversos ícones (bandeiras dos países cujas línguas estão disponíveis para ensino no curso). Em nenhum momento menciona ou mostra o aparelho completo, ou que o aparelho tenha alguma ligação com o serviço, só se aproveita das qualidades e da popularidade do aparelho.

    Aproveito pra agradecer a dica do site sobre Mac (realmente vi matérias lá iguais às suas…). No início, a gente acha que não vai poder fazer nada que fazia no Windows, depois a gente aprende as coisas, estou achando vários programas iguais ou melhores para Mac, sem contar que não vou precisar de um monte de coisas, como limpador de registro, por exemplo… Tinha medo de descobrir que o Mac OS não satisfaria minhas necessidades, agora estou achando que é um caminho sem volta!

  • Legal, Paulo!
    Depois me conta como é a sensação de não precisar instalar antivirus… 🙂

  • henriqueG

    Uma vez eu estava passando na frente da loja da h. Stern do morumbi shop e vi que naquelas maos falsas que eles colocam para demonstracao uma estava segurando o iphone.
    So nao uso mac como principal pelo fato de eu jogar jogos rpg online como ( wyd, metin2, entre outros ) paulo qualquer coisa eh bootcamp na veia

  • Lucas

    iLex, cadê o desbloqueio do Bluetooth? Nunca ouvi mais nada sobre.. Alguma notícia?

  • henGalo

    Lucas, esses dias eu também fiz essa pergunta e ninguém me respondeu, então fui no fórum do iBluetooth e vi que eles só liberaram uma atualização para Donors (Para quem doa dinheiro para eles). Acho que isso ai não vai mais sair do papel.

  • Gabriel Baú

    Sei que sai do assunto aqui, mas só para efeito de informação, semana passada eu estava vendo na Home da App Store americana, e vi o aplicativo do CitiBank (Citi Mobile), que deve ter ido na onda do Itaú e do Bradesco que também lançaram seus aplicativos para o iPhone. Também fiquei surpreso ao ver que uma pessoa, em seu comentário, estava falando que está desapontado com o banco, pois o aplicativo só é compatível com o iPhone, e não com o iPod touch.

  • Gil Santos

    Queremos o desbloqueio do Bluetooth, hehehhehe.

  • Ola!
    obrigado pelo review!! Fui eu que desenvolvi o aplicativo para a Sagatiba. Em breve estaremos colocando no ar uma versao em Portugues.

    Gostaria de aproveitar para dizer que estou em Sao Paulo dando um curso de desenvolvimento de aplicativos para o iPhone entre outros curso… aqui esta o link:

    http://docs.google.com/Doc?id=dgr64jt5_285g462fdf6&hl=en

    Obrigado!!

    Lucas

  • Lucas Vinícius

    iLex, qual é o blog sobre mac q vc escreve?

  • Lucas Vinícius

    Gil Santos, pode parecer doideira mais eu acho q na WWDC a apple vai introduzir o Bluetooth no 3.0 só para fazer o trabalho desses desenvolvedores não valer a pena.
    E Lucas Longo, será que vc vem para Natal dar um curso aqui? Queria muito aprender a programar mais não tem material em português