2009ARQUIVO

Aperitivo 3.0: função Spotlight

SpotlightMais um aperitivo em português das novidades reveladas na apresentação desta terça, onde foi mostrada uma prévia do futuro iPhone OS 3.0. Desta vez comentaremos sobre uma função que já existe no Mac e que muitos pediam no iPhone: Spotlight.

Spotlight é uma tecnologia criada pela Apple que procura palavras em todo o dispositivo, inclusive dentro de documentos. E no iPhone ele funciona extremamente bem.

Quatro aplicativos ganharam individualmente um campo de busca: Calendário, Notas, iPod e Mail. O Contatos já tinha ganho a função no ano passado. Porém, é possível realizar a busca diretamente na tela de início, de uma maneira interessante.

Eles introduziram uma nova página, como se fosse a “-1”, pois vem antes da primeira.

Página antes daquela principal

Na tela de início, basta arrastar para a direita, que a página de busca geral aparece.

Spotlight

Aí então é só digitar a palavra que quer, que ele vai buscar entre contatos, emails, notas e até mesmo aplicativos, o que é prático para quem tem muitos instalados.

Spotlight

Alguns comentaram na nossa cobertura ao vivo que seria uma nova Springboard para o iPhone, mas esta é apenas a página de buscas mesmo.

Nessa atualização, a Apple decidiu investir no iPhone, implementando novidades que a concorrência vai demorar ainda para alcançar. É o iPhone mais uma vez, um passo à frente.

Botão Voltar ao topo