2009ARQUIVO

Apple barra aplicativos que ativam emoji

Apple veta os emoji

Quem aproveitou, aproveitou.
Ontem falamos aqui do aplicativo que permitia ativar os emoji em iPhones não japoneses. Mas a Apple logo acabou com a festa, eliminando o EmotiFun da sua loja virtual.

Isto até era meio previsível. Logo após eu ter publicado o artigo de ontem, li um texto no MacRumors falando da irregularidade deste tipo de aplicativo, que tem como função única habilitar funções travadas no aparelho.

Na verdade, programas que habilitam emoji não são nenhuma novidade. O primeiro a descobrir esta capacidade foi o Frostyplace (atualmente eliminado da loja), que era um leitor de RSS japonês. Como ele era pago, não me animei de postar aqui no Blog, pois já tínhamos mostrado duas maneiras de obter os emoji gratuitamente.

Depois do Frostyplace, outros surgiram tentando aproveitar do mesmo filão. Dois deles ainda estão disponíveis no momento que escrevemos este texto: o Touch Dial Emoji e o Typing Genius, que custam 0,99$ cada. A conhecida programadora Erica Sadun até tinha enviado um programa grátis exclusivamente para esta função, o Ars Technica‘s Freemoji, mas ele foi recusado pela App Store com o argumento que “a habilitade de ativar configurações exteriores ao programa são uma violação aos acordos do SDK do iPhone“.

Agora é ver se a Apple elimina todos os aplicativos que habilitam os emoji ou se ela muda alguma coisa no firmware para impossibilitar isso. Afinal, já mostramos que é possível fazer a mesma coisa com jailbreak ou sem, muito facilmente. Mas ao mesmo tempo, barrar alguns e deixar outros ainda à venda demonstra uma extrema desigualdade de julgamento, coisa que os desenvolvedores sempre reclamaram.

Quem conseguiu ver nossa dica de ontem a tempo e baixar o aplicativo, pode usá-lo sem problemas (pelo menos até o próximo firmware). Quem não conseguiu pode ainda tentar nossas soluções ou então comprar os aplicativos citados acima, enquanto eles ainda estão disponíveis…

Botão Voltar ao topo