Notícias

Saiba como ver no seu computador um site adaptado para o iPhone

Existem hoje em dia centenas de páginas na internet que imitam a interface gráfica do iPhone e do iPod touch, também chamadas de webapps. No princípio, era somente esse tipo de aplicativo que a Apple deixava que terceiros desenvolvessem para o seu precioso celular. Porém, com o enorme leque de opções que o jailbreak oferecia, ela foi forçada a mudar sua política.

Se você não está com o gadget em mãos, dificilmente conseguirá ver estes sites adaptados. Geralmente eles aparecem fora de diagramação no navegador normal, ou em alguns casos nem são acessíveis, por conter um script que identifica automaticamente a plataforma usada, como é o caso do Google ou até mesmo aqui do Blog.

Nem todo mundo sabe, mas é possível ver qualquer página web adaptada para o iPhone OS direto no computador (tanto no Mac quanto no Windows), através do Safari, que possui exatamente a mesma estrutura que seu homônimo móvel.

De fato, foi esse o objetivo da Apple ao lançar uma versão Win de seu navegador em junho de 2007: permitir que desenvolvedores pudessem testar seus webapps sem precisar obrigatoriamente do aparelho.

Então, antes de tudo, o que você precisa é justamente do Safari instalado. Se você ainda não o tem, baixe-o gratuitamente aqui.

Completo o primeiro requisito, você deve ativar a visualização na plataforma móvel. Para isso, vá no menu Editar > Preferências > aba Avançado, no Windows (Safari > Preferências > aba Avançado, no mac). Então selecione a opção “Mostrar menu Desenvolvedor na barra de menus

Você pode perceber que um menu a mais apareceu na barra do navegador, chamado Desenvolvedor. É através dele que você poderá mudar o Agente do Usuário (user agent) que vai permitir que o navegador “diga” aos sites que ele não é um computador e sim um iPhone.

clique na imagem para amliá-la

A partir daí, basta recarregar a página para que ela seja vista da mesma maneira que em um iPhone. Há a opção no menu de visualizar como um iPod touch, apesar de eu não imaginar qual seria a diferença entre eles.

É também possível mudar o user agent no Firefox através de um plugin, porém no Safari a fidelidade com o telefone é muito maior, inclusive com a suavização das fontes (para quem não tem Vista ou o Mac).

Você pode testar a dica em sites especialmente adaptados para a plataforma: Gmail, Facebook ou melhor ainda, o repertório de webapps do Eupodo.

 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • SHow! Parece um RSS Feed!
    Só uma correção, para acessar esse menu em um Mac, o caminho é: Safari>Preferencias e não Editar>Preferencias
    Flw!

  • Opa! Desculpa! Agora que eu vi! Vc se referia ao Mac!
    mal!

  • Legal, mas vai ser mais legal ainda o dia em que alguém desenvolver um programa que rode apps no WINDOWS…^^

  • HenriqueG

    É eu fazia isso hehehehe…. O legal é pra quem esta usando placas 3G… Pois o site é mais leve

  • rocha

    Ae Ilex, acho q vc está com pouco prestígio na TIM cara, a GAROTASEMFIO acabou de postar no twitter dela que recebeu da tim os preços do iphone + planos, já está preparando um post para isso e vai divulgar em breve!! ela já disse q sai mais em conta!!!! pqp q ódio , pq eu fui comprar na VIVO??? espero q não seja tanta diferença q leve ao ponto de me escrotizar por uns meses, rs!!!

  • rocha

    quem quiser ver o twitter dela é esse aqui ó http://twitter.com/garotasemfio

  • Duty

    ILEX.

    Como você conseguiu deixar seu SAFARI em português brasileiro???

  • Duty

    Num sei se é verdade, mas aqui estão os preços da TIM:

    http://www.odontopalm.com.br/gsf/arquivo/2008/12/precos_e_pacote.html#more

  • rocha

    é ela mesmo, pelo menos o blog e o site dela tem grande credibilidade!! a diferença é boa, mas os planos são uma merda, enfim, não me arrependi de pagar 300 reais a mais no meu iphone pela vivo não!