2008ARQUIVO

PUSHER coloca o Installer no iPhone 2.2 sem precisar de nenhum jailbreak

Um novo método desenvolvido pelos criadores do Installer permite instalar aplicativos não oficiais no iPhone sem precisar de nenhum desbloqueio ou jailbreak. Confesso que mesmo tendo lido, relido, instalado e testado, ainda estou de queixo caído com isso!

O RiP Dev apresentou hoje seu revolucionário programa chamado Pusher, que coloca o Installer no firmware 2.2 (e também nos anteriores) de forma limpa e sem tocar na partição do Sistema do aparelho. Mas como eles fizeram isso?

Eles postaram hoje em seu blog uma longa explicação: no começo, o jailbreak surgiu para liberar o iPhone que era preso exclusivamente à operadora americana AT&T. Mas segundo eles, este mesmo jailbreak deixa o telefone altamente vulnerável, pois possibilita que qualquer um tenha acesso à tudo que há no aparelho (contatos, emails, fotos, etc) através do SSH. Isto é verdade, é muito fácil hoje entrar em um iPhone desbloqueado em uma rede wi-fi, pois 99% dos usuários não mudam a conhecida senha “alpine“.

O firmware do iPhone vem com duas partições, uma para o Sistema (originalmente bloqueada, read-only) e outra para o Usuário (onde são armazenados os contatos, SMS, aplicações da AppStore, musicas, vídeos, etc). O jailbreak muda as propriedades da partição de Sistema para que possam ser instaladas as aplicações não-oficiais. Ou seja, quem consegue acessar o aparelho via SSH tem permissões de root e pode fazer o que quiser.

O que o novo aplicativo do RiP Dev faz é colocar o Installer e todos os aplicativos dele na partição do Usuário, não alterando em nada a parte do Sistema. Com isso, quem não quer fazer o jailbreak em seu iPhone oficial, mas quer poder usar alguns aplicativos do Installer, agora é possível. Claro que justamente por não poder modificar o sistema, nem todos os aplicativos poderão funcionar (como o BossPrefs, por exemplo). Mas o grupo já garantiu que o Kate, o Qik e o Snapture funcionarão sem problemas.

Instalei já no meu iPhone 3G com o firmware 2.2 e estou nesse momento com o Installer nele. O Pusher por enquanto só tem versão para o MacOS X, mas uma versão Windows será liberada em breve.

Logo mais faremos um outro artigo dando mais detalhes deste programa, fique ligado!

Botão Voltar ao topo