2008ARQUIVO

Grupo de hackers estuda maneiras de desbloquear o Bluetooth do iPhone

Bem se sabe que o iPhone vem com seu bluetooth bastante limitado, permitindo somente o uso com alguns equipamentos mãos livres e fones de ouvido. Reza a lenda que esta limitação não é por hardware e sim feita pelo próprio sistema operacional.

Baseado nisso, um grupo de programadores independentes se reuniu e montou um projeto (iBluetooth Project) para tentar descobrir formas de desbloquear este chip, para que seja possível fazer coisas além do que a Apple deixa, como usar fones sem fio estéreos, montar redes PAN ou até mesmo a tão sonhada troca de arquivos entre celulares.

Um dos resultados vem de um hacker italiano, de codinome MeDevil, que enviou ao site iSpazio.net algumas imagens do seu trabalho. Ele afirma ter conseguido fazer com que outros dispositivos bluetooth identificassem e visualizassem o iPhone, isso graças à um programa em C compilado por ele mesmo.

Ele afirma também ter conseguido acessar o nível mais baixo do chipset, conhecido como HCI, tornando possível implementar todos os perfis do bluetooth disponíveis atualmente, como o GOEP/OBEX (troca de dados entre dispositivos), AD2P (streaming audio) e HFP (fones de ouvido e mãos livres). Agora só falta escrever uma biblioteca para gerenciar todo o HCI e depois concentrar-se no protocolo OBEX.

    
clique nas imagens para ampliar

O grupo montou uma página na internet onde qualquer um pode ajudar, seja com doações como também colaborações. Através dela é possível também acompanhar o progresso do trabalho.

♦ dica do leitor Yan

Botão Voltar ao topo