2008ARQUIVO

[AppStore] Empresa nacional vende aplicativo que brasileiros não podem comprar

A Gol Mobile é uma das empresas que se dedica a trazer ao público brasileiro aplicativos 100% nacionais para iPhone e iPod touch. É a mesma que disponibilizou o ótimo BrasilFLEX há um mês atrás.

Pois agora ela lançou outro aplicativo, Desafio, totalmente em português, que devido ao fato de ser classificado como um jogo, não aparece na versão nacional da App Store. As razões disso nós já explicamos aqui.

  

O grande problema é que ele é pago (US$1,99), ou seja, quem tem conta na loja virtual brasileira não pode comprá-lo. E visto que não é possível registrar o cartão de crédito em outros países, torna-se virtualmente impossível para quem vive no Brasil adquirir legalmente o jogo.

Este tipo de paradoxo iria acabar acontecendo mais cedo ou mais tarde. O crescimento do interesse brasileiro pelo iPhone fomenta o desenvolvimento de aplicativos regionais, ainda mais os jogos. A Apple deverá encontrar uma solução rápida para esse problema com sua App Store, pois caso contrário, várias iniciativas nacionais de investimento na plataforma poderão perder força pela inviabilidade de atingir o seu público.

A título de curiosidade, a Gol Mobile também lançou uma versão do mesmo jogo, mas para o público internacional: Squares.

Botão Voltar ao topo