AppleDicas

Visual Voice Mail: esse cobiçado desconhecido

Uma das grandes novidades “revolucionárias” do iPhone anunciadas na Keynote de apresentação do aparelho em janeiro de 2007 foi o Visual Voice Mail (VVM), ou em uma tradução não oficial, uma Secretária Eletrônica Visual.

Porém, é uma revolução reservada a poucos, pois é a única função do iPhone que não pode ser ativada por desbloqueio, porque depende de uma estrutura técnica da operadora (que guarda as mensagens e as envia ao iPhone em forma de lista), tornando impossível habilitá-la por conta própria.

Na Europa, as operadoras oficiais após terem sido escolhidas, tiveram que correr atrás da implementação técnica dessa função, justamente por ser o grande diferencial aos aparelhos desbloqueados extra-oficialmente. Na França, por exemplo, a Orange lançou o iPhone no final de novembro, mas só conseguiu disponibilizar o recurso para os seus clientes em janeiro.

O Brasil teria essa função se o iPhone fosse vendido aqui? Sem dúvida nenhuma. Esse é um grande argumento para atrair clientes, dando um grande poder para a operadora. Por exemplo, não basta apenas ser um cliente pré-pago e comprar o iPhone separado: o VVM só funciona com o “Plano iPhone“, que geralmente inclui internet ilimitada e uma quantidade X de horas de comunicação, além de ser mais caro.

Mas o que é o Visual Voice Mail?

Sabe quando alguém liga para você, o telefone está desligado e cai na secretária eletrônica? Pois é, imagine que alguém importante ligou, mas você já tinha 7 mensagens na fila (aconteceu SEMPRE comigo!). Para ouvir a última, você é obrigado a ouvir cada um dos recados, não é mesmo?

Pois com o VVM você tem uma lista dos recados direto no iPhone e escuta somente aqueles que quiser, na ordem que quiser. É uma verdadeira mão na roda!

Veja uma demonstração do VVM em ação (vídeo em inglês):

 

[Fonte: pesquisa própria Blog do iPhone]

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  • Sergio Ignácio

    É realmente uma pena que as nossas operadoras se preocupem apenas em dar aparelhos aos seus clientes, e não serviços funcionais e baratos. A claro, como seu 3G ainda tem sérios problemas de instabilidade, imagina oferecer este recurso… Mas excelente Post! conheci agora e já está nos meus favoritos! Um abraço.

  • RafhaCorreia

    Ilex, eu não sabia dessa função! Nunca ouvir alguém dizer sobre isso!
    Mesmo assim achei massa o post.

    OBs: Ja faz parte dos meus favoritos a algumas semanas! Seja Bem Vindo

  • Quase não se fala mesmo nela, por isso que resolvemos fazer um artigo a respeito, porque é uma tecnologia muito legal para ser deixada de lado assim.

    A maioria acha que o iPhone é só um telefone bonitinho que permite ver filmes e rodar alguns aplicativos, mas na verdade tem muita tecnologia nova por trás dele que poucos comentam. Ele não é chamado de “revolucionário” somente pelo marketing.

    Vamos procurar fazer mais artigos como esse, para difundir ao máximo as maravilhas desse nosso querido aparelho. 🙂

  • RafhaCorreia

    Ilex, parabéns!

    Quando vc fez o topico aqui, muitos outros sites estão espalhando a materia que vc fez.

    Continue assim!!!

  • Mais uma excelente matéria sobre o iPhone, por isso é o melhor site para se encontrar informações dele. Keep’em coming.

    Quanto ao recurso, é um serviço realmente inovador, do tipo “Porque ninguém pensou nisso antes?”. Porém requere alguma mudança na infraestrutura da operadora, e isso sabemos que não é o forte delas por aqui.
    Abraços.

  • Pingback: Blog do iPhone » Blog Archive » Desbloquear o iPhone é pirataria?()

  • Pingback: Alemanha venderá iPhone à 1€ | Blog do iPhone()

  • Pingback: iPhone na ANATEL: até agora só a bateria foi homologada | Blog do iPhone()

  • Pingback: Bélgica também venderá iPhone desbloqueado oficialmente | Blog do iPhone()

  • Pingback: Vivo vai vender o iPhone 3G primeiro para clientes cadastrados | Blog do iPhone()

  • Eduardo

    Engraçado eu não vejo nenhuma maravilha tecnologica envolvida no voice mail, bastaria as operadoras criarem um sistema do tipo #comando* para receber a lista e permitir algo do tipo ligar para *100## (sendo ## o numero da mensagem), ou enviar um torpedo para algum numero e receber varios torpedos com as origens das mensagem (ex. 1188887777) assim a pessoa ligaria de volta e pronto, se somente o que voce deseja é acessar diretamente uma mensagem da lista. Funcionaria com qualquer celular e atenderia uma gama infinitamente maior de clientes.

  • Pingback: Perguntas e respostas dos leitores (parte 1) | Blog do iPhone()

  • ale

    Se eu não me engano, o VIsual Voice Mail faz download dos arquivos da caixa postal. VC não paga e não faz ligação. É como se os arquivos estivessem no seu celular pra vc escutar na ordem e hora que quiser. Além de prático é rápido. Não dá pra comparar com uma solucão por torpedos ou o que seja… é muito legal… vi um da Claro funcionando e não vejo a hora da Vivo habilitar isso…

  • iLex,

    Leio o Blog do iPhone constantemente e primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela competência que leva esse trabalho e nos trás sempre ótimas notícias e novidades sobre o nosso precioso.

    Tenho o Blog do iPhone como uma das maiores referências brasileiras sobre o iPhone e tenho certeza de que quase todos os proprietários visitam o blog. Com isso, gostaria que se possível levantassem a questão do VVM na Vivo.

    Como todos sabem, a Claro logo no início já disponibilizou o VVM para os clientes que assinaram um plano iPhone e a Vivo ficou somente nas promessas.
    Desde que comprei meu iPhone, dia 20/08/08, é prometido para nós, clientes Vivo que o VVM seria liberado em breve, porém até hoje (04/03/09) estamos a ver navios.

    Um abraço e muito sucesso!

  • fabio

    quero saber como faz para ligar a secretaria eletronica do iphone please!!

  • Julio

    Prezados,

    meus 2 centavos sobre o VVM

    Sou cliente VIVO e eu acho que a VIVO NUNCAAA vai disponibilizar o VVM, por um motivo simples e obvio: $$$, grana, money.

    É sabido que no mundo capitalista e selvagem das operadoras, a Vivo é a que mais mete a mão em tudo e nao abre mao de absolutamente nada em termos de RECEITA.

    o VVM baixa as mensagens para seu telefone e vc as escuta SEM TER QUE FAZER A LIGACAO pro *500.
    Ou seja, a operadora perde essa receita. Ela normalmente ganha duas vezes ( uma quando quem deixa a mensagem o faz, a outra quando vc liga para ouvir). Duvido que eles queiram ter essa perda….. DUVIDOOOOOOOOOOOOO.

    Comentarios, plz

    Saudações

  • Mauro

    Alguém tem noticias ? iLex ?

    Abs

    Mauro