2010ARQUIVO

iPhone brasileiro: Apple estuda abertura de fábrica própria no país

A notícia é quase inacreditável, mas parece real. Segundo a edição deste domingo do jornal Folha de S.Paulo, a Apple já estaria estudando a possibilidade de fabricar seus produtos no Brasil, na região de Jundiaí, a 60km da capital paulista. Caso se concretize, isto significaria uma queda significativa no preço do iPhone, do iPod touch e do MacBook em nosso país.

A chinesa Foxconn, conhecida parceira da Apple e responsável pela fabricação do iPhone na China, já possui uma fábrica no Brasil, o que facilitaria muito o início da produção. Porém, a viabilidade disso poderia ser dificultada pelas barreiras burocráticas.

O Brasil é um gigantesco mercado e engana-se quem acredita que a Apple não saiba disto. Ela está de olho, mas ainda enfrenta dificuldades. Há pouco tempo, o próprio Steve Jobs teria dito:

Não podemos nem exportar os nossos produtos com a política maluca de taxação superalta do Brasil.

É uma verdade: o país possui uma das mais altas taxas de importação de eletrônicos do mundo, fazendo com que o preço final para o consumidor seja geralmente o dobro do que se paga lá fora. Por isso o interesse da Maçã em fabricar diretamente aqui seus produtos, permitindo incentivar diretamente as vendas internas. O brasileiro já provou que ama a marca, mas nem sempre tem condições de comprar seus produtos.

Na América Latina, o Brasil é o que mais cresce, registrando o maior aumento de renda e consumo. Estima-se que o mercado de smartphones no país deva dobrar em 2010 e repetir o resultado em 2011. Nokia já possui fábrica própria em nosso território e a RIM (fabricante do celular BlackBerry) já anunciou que também está vindo para cá. O interesse da Apple, portanto, é muito grande.

Mas para que a Foxconn de Jundiaí possa começar a fabricar os produtos da Apple, é preciso primeiro regularizar alguns pontos pendentes. Como a maioria das peças não seriam fabricadas localmente, a Maçã precisa apresentar um PPB (Plano Produtivo Básico) para conseguir descontos de impostos na importação das várias partes dos aparelhos. Além disso, as duas parceiras devem realizar investimentos para que a fábrica brasileira possa criar uma linha de produção exclusiva para a Apple. Atualmente, a Foxconn brazuca já produz equipamentos para a HP.

As negociações, segundo o jornal, teriam sido iniciadas ainda em meados de 2009, se intensificando nas últimas semanas.

Nem a Apple e nem a Foxconn confirmam oficialmente a notícia, o que tradicionalmente já era de se esperar.

Botão Voltar ao topo