Tutoriais

Como converter facilmente um SIM físico para eSIM no iOS 17.2

O iOS 17.2 traz um grande benefício para os usuários brasileiros de iPhone, que é a função de converter um chip físico de operadora (nanoSIM) em uma versão virtual (eSIM), diretamente nos Ajustes.

O procedimento é fácil, rápido e sem burocracias. Não precisa ir em nenhuma loja ou ficar pendurado em ligações com atendentes, tudo acontece diretamente no seu aparelho, com alguns toques na tela.

Porém, é um recurso que depende da disponibilização da operadora. No momento, apenas chips da operadora Claro podem ser convertidos, mas nada impede que no futuro próximo outras operadoras também ofereçam esta facilidade.

Quem pode fazer a conversão?

Na Claro, tanto clientes de planos pós-pagos quanto pré-pagos podem realizar o procedimento gratuitamente. As outras operadoras brasileiras ainda não anunciaram compatibilidade com o recurso.

É preciso ter um aparelho com o iOS 17.2 ou posterior instalado. Ou seja, a partir do iPhone XR/XS.

Por que converter um SIM físico para eSIM?

O eSIM é prático, pois permite que você tenha mais de um número telefônico no mesmo aparelho. Você pode liberar o slot físico para uma segunda linha ou até mesmo instalar mais de um eSIM no iPhone (sendo que neste caso você só poderá deixar ativo um eSIM por vez).

Há também o argumento que muitos adoram, que é o fato de não permitir que o ladrão tire o eSIM do aparelho em casos de roubo ou furto. Assim, há a possibilidade (não a certeza) de localizar o aparelho durante alguns minutos/horas, até o meliante conseguir desbloquear o aparelho e ligar o modo Avião.

Como converter de SIM físico para eSIM

A primeira coisa que você precisa fazer é abrir os Ajustes do sistema. Aí, siga os passos:

  1. Vá no menu Celular e toque em Converter para eSIM.
  2. Outros dois avisos aparecerão, pedindo que você confirme o Converter para eSIM.
  3. No momento indicado, faça a autenticação biométrica para confirmar o procedimento.
  4. eSIM ativado.
Toque na imagem para ampliá-la


Pronto, você já pode tirar o SIM físico do aparelho e descartá-lo. Agora seu número funcionará diretamente no iPhone, de forma digital.

O iOS 17.2 também está trazendo para o Brasil a transferência de eSIM entre aparelhos, através do Bluetooth. Ou seja, quando você trocar de iPhone poderá facilmente instalar o eSIM no novo aparelho sem nenhuma burocracia.

Botão Voltar ao topo