Notícias

Steve Wozniak vira cidadão da Sérvia para ajudar em eleições

Steve Wozniak, um dos cofundadores da Apple, anunciou ter obtido o passaporte sérvio durante uma reunião com o presidente Aleksandar Vučić, em Belgrado.

A decisão, apesar de Wozniak ter origens polonesas e não possuir ligações familiares conhecidas com a Sérvia, acontece antes das próximas eleições legislativas onde o partido do atual presidente concorre.

Wozniak disse que se tornará um sérvio vivendo nos EUA e afirmou seu desejo de dedicar o restante de sua vida para promover a Sérvia e seus interesses.

O presidente Vučić aproveitou o fato para declarar que está feliz pela inclusão do “gênio da informática” como cidadão sérvio. Ele também disse que “é uma honra” para a Sérvia entregar os passaportes a Wozniak e sua esposa.

A cidadania de Wozniak, considerada um movimento político estratégico, foi alvo de críticas da oposição, que alega possível pagamento do governo ou do partido de Vučić para participações públicas do cofundador da Apple.

Tais acusações foram negadas pela Primeira Ministra Ana Brnabić.

Steve Wozniak

Steve Wozniak é mais conhecido por ser o cofundador da Apple, junto com Steve Jobs e Ronald Wayne.

Ele é reconhecido por sua genialidade em engenharia e design, sendo responsável por criar o hardware do Apple I e Apple II.

Sua contribuição para a revolução da computação pessoal foi fundamental, e sua abordagem inovadora influenciou significativamente o setor de tecnologia.

Após deixar a Apple em meados da década de 1980, Wozniak permaneceu ativo como empreendedor, palestrante e filantropo.

Mas alguns críticos apontam que suas participações em eventos públicos e palestras muitas vezes tem motivação puramente financeira.

Claro que cobrar por palestras e aparições públicas é algo completamente normal no mundo corporativo, ainda mais se tratando de um nome de peso e de muito respeito no setor tecnológico.

Porém, isso faz com que as acusações de que essa nova cidadania seja apenas uma jogada de marketing eleitoral ganhem força.

Wozniak, com 73 anos, sofreu um derrame leve enquanto participava de uma conferência de negócios na Cidade do México em novembro.

Botão Voltar ao topo