Segurança

Aplicativo InstaAgent é retirado da App Store por roubar senhas do Instagram

Estamos entrando em tempos difíceis para a segurança de nossos smartphones. Mesmo com o fato do iOS ser blindado e não permitir a existência de vírus, o perigo está vindo em alguns aplicativos publicados na App Store. É o caso do InstaAgent, que já foi retirado da loja da Apple e do Google.

O aplicativo tinha uma premissa para convencer o usuário a instalá-lo: dizia quem tinha visualizado o seu perfil no Instagram. O problema é que ele pegava os dados do usuário (como a senha da conta) e enviava para um servidor, sem proteção nenhuma. Dias depois, o usuário acabava surpreso ao ver que alguém tinha postado propagandas em sua conta, sem ele saber.

Quem descobriu o problema foi um desenvolvedor. O aplicativo agia tanto no iPhone quanto no Android e por isso já foi retirado de ambas as lojas.

O Instagram sempre sugeriu para seus usuários para não usar aplicativos de terceiros que acessem a sua conta, preferindo sempre o oficial. Se você usou alguma vez o InstaAgent, apague-o do seu aparelho e mude a senha da sua conta do Instagram.

Mesmo com o rigoroso sistema de aprovação de apps, este tipo de aplicativo mal-intencionado está chegando à App Store e aos usuários, o que é bem preocupante. A solução, no momento, é cuidar ao baixar qualquer aplicativo, preferindo sempre aqueles feitos por empresas e desenvolvedores que você já tenha ouvido falar.

Botão Voltar ao topo