2011ARQUIVORumores

[rumor] Gol pode estar testando rede Wi-Fi em voos domésticos no Brasil

O serviço de rede internet durante um vôo é o sonho de todo geek que precisa viajar constantemente pelo Brasil (o/). A TAM já disponibiliza algo próximo disso, que é a possibilidade de realizar ligações durante a viagem (reveja nossa matéria exclusiva sobre isso), mas por enquanto, apenas chamadas telefônicas e torpedos são permitidos, sem a previsão de uma rede sem fio para os passageiros (como acontece nos Estados Unidos e Europa).

Segundo alguns leitores, a companhia Gol pode estar já testando internamente algum serviço do tipo.

O primeiro a notar foi o nosso leitor Rafael Frederico, que antes de desligar seu iPhone para a decolagem, percebeu que tinha uma rede Wi-Fi disponível dentro da aeronave. O vôo ia de Brasília para Curitiba. Quase um mês depois, o leitor Marcos Júnior também notou a existência da mesma rede, em uma viagem de Brasília para São Paulo. Em todos os casos, a rede estava bloqueada por senha, não podendo ser acessada.

Segundo os comissários, o “aparelho” [que permite a conexão Wi-Fi] foi instalado recentemente e ainda está em fase de testes. Eles não sabem se será um serviço disponibilizado para os passageiros ou se servirá apenas como uma rede interna, para a troca de arquivos e informações.

O Blog do iPhone tentou contatar a acessoria da Gol, mas eles preferiram não se manifestar sobre o caso por enquanto.

Enquanto isso, alguns novos aviões da TAM que fazem rotas internacionais se mostram cada vez mais equipados. Em uma viagem feita esta semana da Europa para o Brasil, um leitor percebeu que todas as poltronas da classe econômica contavam com uma tomada elétrica na parte de baixo, assim como uma porta USB (para recarregar iPhones, iPods e iPads) e até mesmo uma porta ethernet, ainda sem funcionamento. Esta porta poderia, no futuro, muito bem servir para o serviço de conexão internet no voo através de cabo. Por que não?

Torçamos para que as empresas aéreas brasileiras estejam realmente investindo neste tipo de tecnologia, pois este é um enorme diferencial em uma concorrência cada vez mais acirrada.

Enquanto esta evolução não chega, fica a dica para quem viaja de avião com seu gadget: procure sempre embaixo da poltrona se há uma tomada ou conector USB, para que você possa carregá-lo durante o voo. ;)

Botão Voltar ao topo