A próxima atualização do sistema operacional do iPhone, o iOS 18, está sendo aguardada como uma revisão importante para os usuários de dispositivos iPhone.
Segundo informações divulgadas por Mark Gurman, especialista em tecnologia, a empresa de Cupertino planeja uma atualização ambiciosa e emocionante, focada em novas funcionalidades, design, segurança e melhorias de desempenho.
Rumores indicam que a Apple está direcionando esforços para a implementação de inteligência artificial generativa.
Especula-se que isso envolva uma reformulação do assistente virtual Siri, além de atualizações para o aplicativo Messages e o serviço de streaming de música, Apple Music.
Essas mudanças são vistas como uma estratégia para compensar a suposta falta de inovação no iPhone 16, que aparentemente não terá mudanças significativas no hardware, seguindo a abordagem adotada atualmente com o Apple Watch, onde o foco está no aprimoramento do software para compensar alterações mínimas no hardware.
Recentemente, a Apple interrompeu o desenvolvimento do novo sistema operacional por uma semana para resolver possíveis problemas. Essa ação incomum sugere possíveis ajustes substanciais nos bastidores.
A empresa adota uma diretriz interna chamada “The Pact“, que exige a correção imediata de bugs sempre que uma nova função é implementada. No entanto, as equipes de desenvolvimento parecem enfrentar desafios para seguir essa regra neste ano.
Essa pausa no desenvolvimento ocorreu logo após a transição para a fase “M1” dos sistemas em desenvolvimento, considerada um marco crucial. A empresa está planejando três etapas subsequentes até a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC).
Mesmo com o atraso na fase “M1”, não é esperado que isso impacte a data final de lançamento do sistema.
A expectativa em torno do iOS 18 da Apple permanece alta, com a empresa buscando inovações substanciais no software para compensar possíveis limitações de mudanças no hardware, mantendo o foco na experiência do usuário.
Mas nas palavras da Apple a evolução será tanta que só os processadores A18 Pro serão capazes de suportar isso.
bingo!
Estava tão animado com o IPhone 16 pq li aqui no blog que rumores apontavam para um celular revolucionário e esse era o medo da Apple, de “segurar” a venda do 15. Agora o texto diz que será mais do mesmo 😢
Ou seja, se o iPhone 16 for revolucionário o blog acertou, se for mais do mesmo acertou tbm…
Uma pequena correção no texto Kiko:
Correção:
“Essas mudanças são vistas como uma estratégia para compensar a TOTAL falta de inovação desde o iPhone 14.”
E nem precisamos falar do watch. Quanto aos Macs e iPads, ambos ganharam um sopro de vida com os processadores da série M, e só.
O iPad ainda teve alguma coisinha interessante neste último update, agora o MacOS dá até sono. Sono…ma.
E na sua opinião, quais seriam as inovações apresentadas pela concorrência no mesmo período? Porque eu não sou capaz de ver. O que há de inovador em um relógio ou tablet de outras marcas? E nos tablets e notebooks ? Nada.
Esses dispositivos atingiram o seu ápice, não há mais o que revolucionar nesses formatos. Nem a tela dobrável é novidade no conceito, já existia faz mais de 10 anos atrás em um Compaq com Windows CE, apenas o material evoluiu já que naquela época eram duas telas que se comportavam como uma. Daqui pra frente é mais memória, processador mais rápido, câmeras melhores, etc, mas de revolucionário mesmo só quando inventarem um novo dispositivo.
Como eles investem milhões em pesquisa, devem saber o que estão fazendo… Mas tá bem “play safe” ultimamente. Veremos o Vision Pro como se sairá :)
O que me surpreende é que, com a proliferação de “GPTs” em todos os lugares, a Apple, uma das empresas mais valiosas do mundo, ainda não tenha conquistado esse nicho adquirindo empresas (sim, no plural) que já possuem essa tecnologia pronta. Em termos de hardware, pode ser que não esperemos muita inovação, mas considerando o avanço no desenvolvimento de software, praticamente nada parece ser impossível.
Em tempo: O povo clama, desde sempre, por baterias de melhor desempenho.
Só vamos ver melhorias nas baterias se criarem uma nova tecnologia pra isso. as atuais ja estão no limite
Deveriam parar de lançar iphone todo ano com poucas mudanças, iphone ja virou motivo de chacota. Deveriam lançar a cada 2 anos. Enquanto isso sigo com meu 12 pro Max que virou lixo após atualizar pro iOS17
muita coisa q a apple faz é pra gradar acionista, quando a apple começou a dar os primeiros sinais de perda de lucro foi justamente quando o preço de lançamento de todos os iPhones aumentou e eliminaram o ”S” do iPhone. Os iPhones começaram a durar mais e as pessoas tinham menos interesse em iPhones terminados em S pq dava impressão que era melhor esperar o ano seguinte, tudo isso pra diminuir prejuízo e a Apple em si não perder valor de mercado. Isso de lançar de 2 em 2 anos seria ótimo pra inovação mas péssimo pro retorno de curto prazo dos acionistas q ficariam insatisfeitos.
Eu tenho os seguintes aparelhos:
14 Pro Max
14 Pro
12 (Normal)
Todos fazem EXATAMENTE a mesma coisa:
Aquecem, consomem muita bateria e tem queda de performance drástica a cada atualização.
Quanto a recursos, não preciso nem dizer que todos realmente fazem as mesmas coisas.
E pra quem disser que câmera isso ou aquilo pode ter razão. Meu canal no Youtube é 100% gravado com estes aparelhos e não há diferença visual em vídeos gravados no 14PROMAX e no 12.
É isso. A inovação que a Apple quer é fisicamente impossível de fazer pois seria necessário afastar ainda mais as lentes do telefone o que causaria um mal estar gigantesco nos consumidores.
Atenção: Trabalho com tecnologia e só uso iPhones por causa da obsolescencia programada.
Mas isso é verdade pra qualquer celular. Pegue um Samsung ultra 21/22/23. Exatamente a mesma coisa. Mais memória, processador melhor, câmera com pequenas melhorias, e nada de novo.
A verdade é que no formato atual do celular ele chegou ao ápice. Daqui pra frente são essas melhorias pontuais todo ano, até que alguém invente um novo dispositivo que substitua o celular no formato atual.
pro usuário médio talvez, os lançamentos de iPhones novos só fazem sentido MESMO pra qm trabalha com produções/coisas mt high end. Só da pra ver MESMO a diferença de câmera quando algum profissional pica vai editar um vídeo ou uma foto nos detalhes. Infelizmente realmente estão forçando todos a trocar de 3 em 3 anos no máximo, pq dps disso ja fica lento, trava, bateria ruim e etc. Mas pelo menos ganhamos atualizações e coisas novas, coisas q qm tem android não pode dizer.
Ou seja, o iOS 18 vai ter bastante novidade, mas fará limitações via software pra que somente quem comprou o iPhone 16 aproveite – pra compensar a falta de novidade no hardware.