OpiniãoRumores

Você acreditou mesmo que um vídeo da WWDC vazou o design do próximo iPhone? Sério?

Está rolando uma história linda na internet afirmando que a Apple teria vazado o futuro design do próximo iPhone.

Tudo porque no terceiro dia da WWDC, a Apple publicou um vídeo intitulado “Qualidades das grandes experiências de Realidade Aumentada” em que aparece a imagem de um ícone de smartphone que “confirmaria” que o próximo iPhone 14 Pro terá mesmo uma mudança na parte de cima da tela.

A gente aqui poderia simplesmente reproduzir essa historinha altamente palatável e acredito que muita gente ficaria feliz e excitada por mais este “deslize” da maçã. Provavelmente até geraria mais visualizações para o blog e consequentemente mais grana para o site. É assim que a internet costuma funcionar.

Porém, o BDI gosta muito de fazer nosso leitor pensar. Não ser simples massa de manobra atraída por notícias superficiais, feito sardinhas.

Então vamos nos aprofundar mais nessa historia toda e tentar processar um pouco mais as notícias que consumimos.

Eis a história: em certa parte do vídeo, uma cena mostra um ícone de celular, com um desenho diferente dos iPhones atuais. Veja na imagem abaixo um pedaço dessa cena (o destaque em zoom é nosso):

Bastou esses poucos segundos para alguns sites reproduzirem o mesmo discurso: Vídeo da Apple vaza design do iPhone 14 Pro!

O ícone não parece com os modelos com notch, mas lembra bastante o que os rumores estão mostrando nos últimos meses, com um corte na tela em forma de “pílula”, com um ponto do lado.

Imagem de dummy mostrado pelo canal <a href=httpswwwyoutubecomwatchv=P3Q5XYacz5E target= blank rel=noopener>Unbox Therapy<a>

Inclusive já rolam por aí alguns projetos em CAD que supostamente seriam fornecidos aos fabricantes de acessórios.

O TrueDeph (que permite o Face ID) ficaria isolado em um pequeno corte na tela (e não mais no enorme notch), enquanto a câmera frontal ficaria do lado, separada. O alto-falante para ligações ficaria apertado na borda, quase invisível.

Esses são os rumores que serviram de base para as shitnews que vimos nesta semana.

Botando o cérebro para funcionar

Beleza, sabemos que a Apple pode estar pensando em mudar o design da frontal do próximo iPhone. Mas vamos voltar ao vídeo da WWDC.

O que a gente vê na imagem, na verdade, é o ícone de um celular aparentemente mais “gordo” que um iPhone, sem o notch e com um ponto de exclamação deitado no alto da tela.

Bom, a gente sabe que a Apple é muito, mas MUITO chata com detalhes quando faz seus ícones para o sistema.

Então, quem a conhece bem sabe que aquele não parece nem de longe um ícone feito pela Apple.

Ou o iPhone 14 será mais largo ou esse não é o próximo iPhone

Se não é um ícone feito pela Apple, então parte-se do pressuposto que pegaram um outro ícone qualquer para usar no app de testes.

Ora, basta fazer uma pesquisa mais detalhada para constatar que muitas bibliotecas de glyphs usam este desenho do topo para representar genericamente um smartphone. Há tempos.

Seriam essas também provas irrefutáveis do design do próximo iPhone

Então, é bastante razoável acreditar que o símbolo usado no aplicativo do vídeo seja apenas uma imagem genérica de um smartphone, nada tendo a ver com um próximo design.

Além disso, a imagem do vídeo mostra um design invertido do topo, em contradição ao rumores e aos arquivos CAD. Isso, por si só, já ligaria o alerta de quem é mais detalhista.

Conclusão

Então ficam aí argumentos para você pensar e processar devidamente a notícia.

Significa que os rumores do novo design não vão acontecer? Não, eles podem sim acontecer, e pelo histórico de vazamentos de informações da Apple, é bem provável que vejamos algo assim em setembro.

Mas a notícia sobre o vídeo da WWDC aparentemente foi bastante inflada e feita para fazer os leitores de trouxa.

Até quando você vai aceitar ser feito de sardinha por sites na internet?

Botão Voltar ao topo