2012ARQUIVORumores

[análise] Como identificar quando um vídeo de boato é falso

É impressionante o número de leitores que nos enviam sugestões de artigos a cada vez que uma imagem ou vídeo que “confirmam” boatos são noticiados em outros sites. O problema dos rumores é que a maioria do que é publicado não passa de uma maneira de chamar a atenção, para atrair centenas de visitas.

Um exemplo disso é um vídeo que está sendo divulgado por um site chinês, que mostra um suposto novo iPhone sendo ligado. Assim como no nosso outro artigo, alguns indícios nos fazem crer que o vídeo é uma montagem grosseira, para iludir as pessoas (e os sites “especializados“).

Conheça o vídeo:

YouTube video

O engraçado é que tem gente que acreditou tanto que isso era verdade, que o considera como uma “prova irrefutável” de que os rumores são verdadeiros. Mas nesse mundo de boatos, mentiras passam a ter peso de verdade, de tanto que são repetidos.

Confira nossa opinião sobre o vídeo, que nos fazem crer que ele pode ser falso.

Pista 1: Ativação irregular do iOS beta

No vídeo, o usuário dá a entender que tenta ligar o aparelho, mas uma mensagem afirma que o dispositivo não está registrado nos servidores da Apple, exatamente como acontece para quem tenta instalar o beta do iOS 6 sem ser desenvolvedor. Faria sentido, se o processo não fosse completamente diferente do que acontece na realidade. Normalmente, o beta apresenta a tela bloqueada com a escrita “iPhone“, e só depois de se escolher o idioma do sistema e a conexão em uma rede Wi-Fi é que o erro acontece. Como o aparelho poderá saber que não é registrado na Apple se não está conectado na internet?

Pista 2: Tela torta

Se a gente reparar bem, há uma diferença de distância na borda da tela em cima e embaixo, fazendo parecer com uma bela montagem no Adobe After Effects, que já foi responsável por outras enganações no passado.

Poderíamos também questionar como que o aparelho ainda tinha bateria, se ele não pode ser carregado por não ter o cabo especial de 8/9 pinos, mas achamos que as duas primeiras pistas já são suficientes para revelar a farsa.

Os boatos são muitos e repetidos a tal ponto que parece impossível tudo isso não ser verdade, pois o erro de muitos sites é que consideram que boatos podem confirmar outros boatos, em um ciclo vicioso sem fim. Mas enquanto a própria Apple não confirmar como é o novo iPhone, nada pode garantir que isso realmente seja assim.

O jeito é esperar pelo resultado oficial e não ficar acreditando em qualquer vídeo que se vê pela net. ;)

Botão Voltar ao topo