Reviews

Testamos a futura transcrição de mensagens de voz do WhatsApp, que ainda precisa melhorar

Poucas coisas na vida são mais chatas do que ficar escutando longas gravações de áudio no WhatsApp, vindas de pessoas que só pensam no que é mais fácil para elas e não para quem recebe. Mas o mensageiro já está testando uma solução para aliviar a vida de todos.

A atual versão beta do WhatsApp está implementando a função de transcrição de mensagens de áudio. Ou seja, será possível ler em texto o que foi falado no áudio, sem nem precisar ouvi-lo.

O recurso ainda não tem data para chegar aos dispositivos de todos, mas o Blog do iPhone já testou a funcionalidade e conseguiu ver como ela funciona em português.

Sim, porque uma coisa é o que a sede norte-americana da empresa lança em inglês, a outra é sua adaptação para os diferentes mercados no mundo.

E pelos nossos primeiros testes, a transcrição não é nada perfeita e precisa melhorar bastante.

Confira neste artigo como foram nossos testes.

Transformando áudio em texto

Na nossa vida agitada, nem sempre temos tempo para ficar escutando mensagens de áudio que outros mandam e muitas vezes é muito mais rápido e prático apenas ler o que foi enviado.

Levando isso em consideração, o WhatsApp resolveu implementar uma funcionalidade que resolve justamente este problema, transcrevendo em texto tudo o que foi dito em um áudio.

A transcrição será incorporada no aplicativo, de forma nativa, podendo ser ativada por um menu contextual, como já é feito com outras funções do mensageiro.

Para ativá-la, basta tocar por 2 segundos uma mensagem de áudio, até o menu “Transcrever” aparecer.

WhatsApp Transcrever áudio

Ao tocar na opção, o aplicativo realiza o processamento do áudio, para transformá-lo em texto.

WhatsApp transcrição de áudio
Toque na imagem para ampliá-la

A transcrição é feita localmente no aparelho, sem o envio do áudio para servidores externos.

WhatsApp transcrição de áudio

Mas pelos nossos testes, a versão em português tem ainda muito que melhorar.

Transcrição imperfeita

Em alguns idiomas, como inglês e francês, a transcrição pelo WhatsApp é muito boa, se revelando uma ferramenta excelente. Porém, ao transcrever do português do Brasil, o resultado por vezes deixa a desejar.

Isso talvez seja devido ao enorme número de sotaques e modos de falar que temos em nosso país, o que requer um serviço de transcrição muito mais elaborado.

A maioria dos áudios que testamos foram de mensagens reais recebidas de pessoas variadas, não feitas especialmente para este teste. Com isso, podemos testar a função na vida real.

Quase todos eles mostraram falhas na transcrição. Não apenas de algumas palavras, mas por vezes transformando a mensagem em algo bastante difícil de compreender.

Confira abaixo um exemplo que compara um áudio transcrito pela nova função, com o que realmente foi dito:

Toque na imagem para ampliá-la

Então, em grande parte dos casos, a transcrição não impedirá que você tenha que escutar o áudio para entender realmente o que foi dito.

Claro que a situação ainda pode ser melhorada até o lançamento final. O WhatsApp ainda está testando o recurso, e considerando que o Brasil é um grande mercado para eles, é possível que isso ainda mude até o lançamento da versão final.

Seja como for, é muito bom ver que a empresa está preocupada em resolver um problema realmente chato para muitos usuários, melhorando assim a produtividade de todos.

Botão Voltar ao topo