Resenhas

Teste do carregamento sem fio (wireless) do iPhone 8 e 8 Plus

Depois de anos esnobando a concorrência, a Apple finalmente adotou em seus novos iPhones o carregamento por indução (vulgarmente chamado de “sem fio“) em que basta apoiar o aparelho sobre uma base de carregamento para ele ter sua bateria alimentada.

Há diversos pontos a serem comentados sobre isso, e por esta razão o Blog do iPhone realizou alguns testes com o “novo” processo de carregamento.

Carregamento sem fio

O carregamento por indução não é, absolutamente, nenhuma novidade nem inovação. O falecido Palm Pre, em 2009, já permitia que se carregasse a bateria do aparelho sem precisar conectar nenhum fio a ele. Então por que a Apple demorou tanto para adotar essa tecnologia?

A razão provável é porque ela não é boa o bastante. É um carregamento bem mais lento que por fios, há muito desperdício de energia e o único diferencial para o usuário é a praticidade em alguns casos. Por exemplo, imaginar que você pode deixar o aparelho sobre a mesa de um restaurante enquanto come e ele estar carregando a bateria, é algo bem legal. Ou então automóveis adaptados em que você apenas apoia o aparelho no painel e ele começa a carregar sem precisar conectar nenhum fio, são ideias de usos práticos da tecnologia. Mas fora isso, ela só apresenta desvantagens em relação ao método tradicional de carregamento por fios.

Mesmo assim, a Apple resolveu adotá-la agora nos novos iPhones, seja por questão de marketing ou porque está pensando em preparar a tecnologia para uma real inovação em um futuro próximo. O fato é que, agora com o aval da Apple, é provável que veremos esta tecnologia se popularizar e ser adotada muito mais intensamente do que até então.

Fast Charging

Não se iluda. Por mais que o marketing de muitas marcas anunciem um carregamento rápido em bases sem fio, o processo nunca será tão rápido quando o carregamento por fio. É algo intrínseco na tecnologia atual, não há muito o que se fazer quanto a isso. Portanto, o mais correto seria diferenciar dizendo carregamento lento e carregamento menos lento.

A Apple anunciou um carregamento rápido sem fio nos novos iPhones, mas não conseguiu deixar isso pronto para o lançamento. Por causa disso, no momento em que escrevemos este artigo ainda não há carregamento rápido sem fio para o iPhone 8. A Apple prometeu liberar uma atualização do iOS em que esta funcionalidade será habilitada.

Isto significa que, no momento, o iPhone 8 só pode ser recarregado sem fio a uma potência de 5W, equivalente ao carregador de parede que vem junto com a caixa do aparelho. No futuro, após a atualização prometida, ele será compatível com bases a 7,5W, carregando de forma mais veloz.

Repare que alguns smartphones da concorrência aceitam carregamento sem fio a 15W, o dobro do que a Apple promete. Porém, o resultado deles não é tão mais distante do que o que obtivemos com o carregamento a 5W. Por isso, será interessante refazermos os testes quando a Apple liberar o fast charge, para compararmos os resultados.

Tipos de base sem fio

A Apple felizmente adotou o padrão Qi, o mesmo usado por grande parte da indústria. Isto significa que será fácil usar bases de outras marcas ou aproveitar o carregamento wireless disponível em restaurantes, aeroportos, etc.

Junto com o iPhone 8 não vem nenhuma base sem fio e você terá que comprar uma separadamente para aproveitar a tecnologia (assim como acontece com outras marcas). Há bases carregadoras de diversos preços, mas as mais baratas (de 5W) carregarão mais lentamente o iPhone. O ideal é optar pelas que indicam saídas a 10W, pois elas conseguirão suportar o carregamento rápido quando o sistema for atualizado. É sempre bom lembrar que neste tipo de carregamento há sempre perda de energia, então elas nunca fornecerão o valor total nominal. Por isso mesmo, uma base baratinha de 5W fornecerá menos energia ainda ao iPhone.

Capinhas e metais

Dependendo da base escolhida, ela permite o carregamento a alguns milímetros de distância, o que possibilita usar capinhas enquanto o aparelho é carregado.

Os novos iPhones agora possuem traseira em vidro justamente para não interferir no carregamento sem fio, que é incompatível com metais. Por isso mesmo, capas metálicas ou plaquinhas fixadas para suportes magnéticos não poderão ser usados enquanto se recarrega o aparelho. Em muitas bases, há um sistema de detecção de metais (FOD, Foreign Object Detect) que identifica objetos estranhos e interrompe a corrente caso identifique algo metálico. Então, se sua capinha tiver isso, você terá que retirá-la para carregar o iPhone.

Nossos testes

Para nossos testes, usamos uma base de 10W (igual a esta aqui) capaz de fornecer o máximo de energia que o iPhone 8 é capaz de absorver. Como já dito aqui, o iPhone 8 ainda não suporta carregamento rápido wireless (7,5W) e, por isso, o processo atual é feito em 5W (com certa perda energética).

Eis o resultado:

Carregamento sem fio (5W)

iPhone 8

iPhone 8 Plus

5 min

4%

3%

10 min

8%

6%

20 min

16%

11%

30 min

24%

17%

40 min

30%

23%

Também comparamos com o carregamento com fio, usando o carregador padrão que vem junto na caixa do iPhone:

 iPhone 8

Com fio (5W)

Sem fio (5W)

5 min

5%

4%

10 min

10%

8%

20 min

20%

16%

30 min

29%

24%

40 min

37%

30%

50 min

46%

35%

1h

55%

41%

Você pode comparar os tempos de carregamento com fios em outro artigo sobre o tema.

Resumo

  • Carregamento sem fio normalmente é mais lento que o carregamento com fio
  • Qualquer base Qi poderá ser usada para carregar o iPhone 8 e X, porém as especificações dela determinam a velocidade deste carregamento. É preferível optar pelas bases com saída (output) a partir de 10W
  • O carregamento rápido sem fio só será implementado pela Apple em uma futura atualização do iOS
  • O iPhone 8 Plus carrega na mesma velocidade que o iPhone 8, porém como a sua bateria tem maior capacidade, demora mais para ser completada

O carregamento sem fio sem dúvida é uma característica a mais, um benefício extra para o usuário, porém para muitos não deverá servir como argumento decisivo de compra. É uma tecnologia antiga e menos eficiente que o bom e velho cabo e, a não ser em casos específicos, não vemos como enorme diferencial. Com a adoção da tecnologia pela Apple, é possível que comecemos a ver bem mais lugares que disponibilizem carregamento sem fio, o que pode ser ótimo para todo mundo (inclusive usuários de outras marcas).

Para quem tem uma base sobre a mesa do escritório, pode ser algo bem prático de apoiar o iPhone enquanto trabalha, sem ter que se preocupar com fios. Claro que há diversos outros exemplos em que isso pode ser bem útil, e vai depender de cada usuário avaliar se considera a função interessante ou não.

Nossa dica é que, se você decidir comprar uma base carregadora sem fio, que opte por uma com certa potência, para que o carregamento seja mais eficiente. Em nossa loja traremos sempre opções testadas por nós e que funcionam da melhor maneira em dispositivos da Apple.

Se você tiver alguma pergunta relativa ao carregamento sem fio dos novos iPhones e que não foi esclarecido neste artigo, faça-nos aqui nos comentários abaixo, que teremos o maior prazer em ajudá-lo. 😉

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Roger Rocha Moreira

    Eu uso uma plaquinha de metal para grudar no suporte magnético. Não posso carregar o iPhone virado pra baixo, com a tela encostada no carregador?

    • Acabei de fazer o teste. O iPhone não carrega com a tela virada para baixo, apenas com a traseira apoiada.

      • Roger Rocha Moreira

        Obrigado!

      • John Wick

        Comprei um Wireless Charger da Samsung.
        Ele carrega legal o IPhone , mas depois que chega aos 100% a tela fica de 5 em 5 min acendendo e dando aquele sinal de carga iniciada, no teste de vocês notaram algo parecido ?

    • Serginho Arnoud

      Ia fazer exatamente a mesma pergunta agora hehe
      Quer dizer então que chegou ao fim a praticidade dos suportes magnéticos???

      • Douglas

        Acho que a tendência será czrros com painel de carregamento por indução e espelhamento da imagem na tela do carro. Isso tiraria a necessidade de utilizar o celular grudado com imã ao lado da tela do carro, que pode ser muito maior do que a tela de um telefone.

    • Vi gente reclamando na Amazon que ao tentar fazer o carregamento com a placa, o carregador fritou. Sugiro, nem pensar carregar usando o lado da placa.

      • Depende do carregador.
        Os mais baratos realmente não tem nenhuma proteção com identificação de objetos metálicos (que corta a corrente ao detectar algo estranho). Por isso, é importante investir um pouco mais e comprar algo de qualidade que não vá “fritar” depois de pouco tempo.

        • Don Corleone

          Exato!!

    • Don Corleone

      Acho que a bateria fica na parte traseira do aparelho, logo…

  • Eduardo Vieira

    acho que agora, o desenvolvimento de carregadores e até mesas de escritório com carregamento por indução vão começar a aparecer… afinal é muito mais bonito ter uma mesa com tudo sem fio…

  • Vitor Bittencourt

    Eu também uso as placas de metal para suporte magnético , será que se mudarmos a posição da placa , mais pro canto de baixo ou de cima e colocar o iPhone mais no lado oposto não consegue fazer a recarga ?

    • Alvaro Guatura

      Pois é, apesar dessa tecnologia não ser nem um pouco revolucionária, o que veremos em bares, carros, restaurantes, aeroportos e etc, isso sim vai mudar nossa vida.

  • Rodrigo Júnior

    Amigo, o fato de tirar e colocar o celular na base repetidas vezes pode trazer algum prejuizo a bateria? uso bastante o cel e com certeza tiraria e colocaria inumeras vezes ao dia na base, poderia ocorrer algum dano a bateria?

    • Samuel Rabelo

      Não pois as baterias atuais não estragam fazendo isso, além de que preconizam não deixar cair menos que 20% nem passar de 80-85%.

      • Don Corleone

        Onde?

    • Arley Martins

      Relaxa, eu tenho meu iphone 6S a 2 anos, coloco e tiro do carregador sempre quando da e a bateria dele tirando essa cagada do IOS 11.0.1 que tive que restaurar de fabrica aguenta muito bem. Bateria ta ótima ainda e eu uso muito. To achando que a Apple ta engatinhando ainda no carregamento sem fio. Prefiro carregar por fio com o carregador do Ipad que é bem rápido.

    • Wilan

      Só nossas avós precisavam se preocupar com bateria “viciar” nos smartphones que lançavam na época.

    • Gabriel

      As baterias antigas precisavam, dos famosos Nokias tijolões. Hoje as de lítio são “inteligentes”, e nem precisam daquela “full carga” clássica logo que tira da caixa!

  • BS

    Hoje já vemos várias bases a venda no Mercado Livre e agora vão aparecer bem mais. Como é um carregamento sem contato, será que existe algum risco para o iPhone em usar estes carregadores paralelos? Ou o unico risco é o carregador carregar mais devagar ou durar pouco ou até não carregar?

    • Samuel Rabelo

      Carregadores paralelos existe um universo.
      Se adquirir um de marca confiável licenciado com ctza não causará danos nem problemas, agora se usar um de péssima procedência é por conta e risco.
      Vale pagar mais barato em algo e ter o risco de danificar a bateria ou pior o celular?
      O barato que sai caro.

  • willian Zete

    É possível combinar os carregamentos? tanto via cabo quanto por indução? Esta dúvida me surgiu agora.

    • Samuel Rabelo

      Qual motivo teria fazer isto se o aparelho tem um limite de recebimento de corrente?

    • Wilan

      Qnd está na base corta o carregamento por cabo.

    • Zenaldo

      Nos devices com Android não é possível. Deve ser algo do padrão Qi. Se estiver carregando sem fio e conectar o carregador com fio o device desliga o carregamento sem fio na hora.

  • Luis Gustavo Del Pino

    Pessoal, preciso de uma ajuda em relacao ao novo ios…..depois que atualizei, meu whats não salva de imediato as imagens nem os videos no rolo da câmera, quando salva, demora mais de horas para aparecer…alguém já passou por isso e como resolver? Obrigado

    • Henrique A.

      O meu também não salva mais quando clico em salvar. A saída que encontrei foi clicando em “compartilhar” e depois em “salvar”. Aí sim a mídia vai para o rolo da câmera. Confesso que está me incomodando…

    • Wilan

      Bug, tem que reiniciar o aparelho para aparecerem as imagens.

    • Rene Fraga

      o meu esta igual, demora para aparecer no rolo da câmera, esta um saco isso!

  • Fabio Conde

    “Porém, o resultado deles não é tão mais distante do que o que obtivemos com o carregamento a 5W. ”

    Mas é claro, as baterias são muito maiores que as dos iPhones.

    • Bom ponto.

    • Rodrigo Mazzali

      Mesmo sendo menores demorar 1 hora pra carregar 41%, seloko… Usuário de hoje não tem tempo pra deixar celular parado carregando. O que manda hoje nem é o tamanho da bateria mas sim o quão rápido ela carrega, aí faz a diferença.

  • Eduardo Vieira

    eu sempre achei rapido o carregador do apple watch, será que a tecnologia mudou?

    • Lucas L.

      A bateria do Watch series 2 tem “apenas” 334 mAh, por isso a recarga é rápida.

  • Bruno

    Achei bem razoável na comparação do com/sem fio. Para deixar do lado da cama pra carregar à noite, deve funcionar bem.

  • Leo Santos

    Estive hoje na Apple Store Marche Saint Germain para comprar os carregadores recomendados e o atendente me indicou da marca Belkin dizendo a base do concorrente (mophie-vendido também na mesam loja) não consegue recarregar com uma case protetora o aparelho.

    • Wilan

      Nada a ver, ele funciona até uns dois centímetros “longe” da base.

      • Zenaldo

        Milímetros.

  • Gustavo Silva

    e se eu colocar no cabo e na base carregadoa oq acontece ?

    • Zenaldo

      Provavelmente o carregamento sem fio será desligado na hora. É o que acontece nos celular com Android, creio que isso seja um padrão da especificação QI.

  • Bruno

    iLex, se possível, seria interessante um teste de até quantos milímetros acima da base ele ainda funciona (pode fazer isso colocando folhas de papel até parar de carregar). Eu estava pensando em cortar um nicho por dentro da madeira do meu criado mudo, pra colocar a base “embutida”, aí só colocar o iPhone em cima do criado já carregaria. Mas acho que precisaria de uns 3 a 4mm no mínimo.

    • Wilan

      3 ou 4mm funciona tranquilo, já fizeram esse teste na net e funciona em média uns 2cm tranquilo.

    • Vai depender da base que você escolher, pois cada uma tem sua característica e sua capacidade ou não de transmitir à distância.

  • Wilan

    Caramba, achei que a diferença ia ser bem maior.

  • Gabriel

    Pergunta: Somente o Watch Series 3 é compatível com o padrão Qi ou o 2 também? E se somente o 3, ele também pode ser carregado com qualquer base do mercado? Procurei por alto e não achei nada sobre o assunto.

    • Sim, somente o 3 pode ser carregado com bases normais. Os das outras gerações, apesar de também serem do padrão Qi, só funcionam no cabo proprietário da Apple.

    • Marlon Fuhlendorf

      Todos são por recarga wireless, mas o relógio não aceita de qualquer marca, só os da apple.

  • Marco Aurélio Chilá

    Ou seja, se quer performance, use cabo. Igual como fazemos para jogar online, conectar servidores etc.

    Toda tecnologia wireless é prática mas não performática.

  • Caio Ferreira

    Resumindo, uma bela frescura que alem de nao deixar vc usar o aparelho enquanto carrega, como com o fio ainda demora mais pra carregar a bateria. Comprar um Dock comum ainda ao meu ver é melhor do que um dock para carregamento sem fio…. Aguardando o sem fio over the air…

  • Paulo

    Tomara que facam um suporte em pé como era do LG G3, era ótimo.

  • Alvaro Guatura

    A diferença é pequena, vale a pena pela comodidade.

  • Ronilton Ayres
  • John Wick

    Fui na Loja Do Mcdonalds na Rua Henrique Schaumman,é uma loja conceito,e possui carregadores Wireless Fast Charge da Samsung embutidos na mesa.
    Coloquei meu IPhone 8 durante o tempo que permaneci comendo (35 min),aumentou 20% a carga,achei razoável

  • Jay Silva

    Parabéns Apple, apenas quase uma década atrasada!

  • Laercio Oliveira

    “esnobando a concorrência” kkkkk

    esses artigos são tao mal escritos que eu me sinto mais burro depois de lê-los

  • Wardney Martins

    Acho legal a adoção desta tecnologia, acho que agora esse padrão irá abrir novas possibilidades, iremos ver mais.
    Pelo menos eu, nunca vi em aeroportos, restaurantes carregadores por indução. Tanto em aeroporto da Europa quanto America do Sul que já estive.

    Vamos ver!

  • Tiago

    Queria saber se a bateria esquenta e se a energia é cortada qdo atinge 100%.

  • Patrícia navegantes

    Bom eu comprei uma base belkin e demora demais pra carregar, mais do que o normal eu deixo a noite toda carregando e pela manhã só está 80% carregado , isso é normal ? Sei que a base demora mais a carregar do que com o fio normal do carregador porém acho um exagero ficar horas e não carregar todo, Me ajudem Será que estou fazendo algo errado.