Opinião

Há bons motivos para a Apple nunca revelar seus planos com antecedência

A Apple é uma empresa que dificilmente revela o que está fazendo ou o que apresentará no mês seguinte. Diferentemente de outras companhias de tecnologia, que mostram conceitos mirabolantes do que supostamente estão trabalhando, sem saber se aquilo um dia irá se tornar mesmo um produto final (como foi o caso do Courier da Microsoft), a Maçã realiza centenas de testes, mas só apresenta ao consumidor o que está quase pronto para o uso.

Ela também nunca anuncia datas com muita antecedência. O lançamento oficial do iOS 9, por exemplo, sabemos apenas que “chegará na primavera“, isso porque ela quer evitar polêmicas caso ocorra algum atraso. É uma política bem antiga da empresa, mas que foi recentemente quebrada por um dos seus diretores.

Na semana passada, falamos aqui de como Eddy Cue estava fazendo algo bem pouco típico da Apple, antecipando informações pelo Twitter. Ele disse que uma atualização do beta do iOS 9 viria “cedo esta semana“. Cedo, em uma semana de 5 dias, significa antes da metade, certo?

O problema é que o pessoal começou a reclamar do fato que o início da semana já passou; já é quarta-feira e nada ainda de novo beta.

É claro que a Apple aparentemente não conseguiu terminar a versão a tempo, e qualquer descuido poderia atrasar ainda mais os testes para o novo sistema. E é por isso que ela nunca diz quando irá soltar uma nova versão, para que ninguém cobre algo que ela prometeu e não cumpriu. Geralmente os betas são liberados de duas em duas semanas, mas há períodos em que este tempo é maior. Como não há data pré-estabelecida, oficialmente não há atraso nenhum.

Foi Steve Jobs quem introduziu esta política de não anunciar nada antecipadamente. Antigamente, na Apple do final dos anos 80, a coisa era diferente e eles até faziam vídeos dizendo como provavelmente seria o futuro. Como este abaixo, feito em 1987, mostrando como seria o mundo 10 anos depois, em 1997. Vendo com os olhos de hoje, é divertido.

YouTube video

Botão Voltar ao topo