AplicativosCarPlayNotícias

WhatsApp agora é compatível com CarPlay

O CarPlay é um sistema de integração do iPhone com o carro, disponibilizando no painel comandos para músicas, ligações, mensagens e, em outros países, navegação GPS. O sistema todo é bem limitado pela Apple, porque ela controla rigidamente tudo para que o equipamento não se torne uma distração perigosa para o motorista.

Esta semana, pela primeira vez um aplicativo bastante popular ganhou o direito de participar da brincadeira: o WhatsApp.

Desde a manhã desta segunda, pudemos notar que o ícone do whats já compõe a tela de aplicativos do CarPlay. E quando se recebe uma mensagem, uma notificação aparece no alto da tela.

Ao tocar na notificação, a Siri lê a mensagem para o motorista, sem ele precisar tirar os olhos da estrada.

Devido às limitações impostas pela Apple, o aplicativo não funciona no CarPlay da mesma forma que no iPhone. Não é possível navegar pelo histórico de conversas, o objetivo do app é apenas receber as mensagens e responder na hora, quando for o caso. Pode também pedir para a Siri enviar uma mensagem para algum contato, através do ditado.

Obviamente que colocar um aplicativo de mensagens no painel do carro é uma grande distração para o motorista. Por isso mesmo, não espere que no futuro o WhatsApp no CarPlay ganhe mais funcionalidades. Ele apenas passou a ter o mesmo tratamento que o iMessage nativo.

É possível que, a partir de agora, possamos ver a introdução de outros aplicativos de mensagens no sistema automotivo da Apple.

Mas claro, o que todo mundo quer é que a Apple permita a instalação de apps de navegação, como o Waze. O Android Auto também demorou, mas já permite desde o ano passado.

Botão Voltar ao topo