2012ARQUIVONotícias

Versão móvel do site do Youtube limita cada vez mais suas funções no iOS

A briga entre Apple e Google está começando a surtir efeito para os consumidores. Um exemplo disso é a limitação proposital que a gigante das buscas está implementando na sua versão móvel do Youtube para quem visualiza de um dispositivo iOS.

A briga começou a ficar mais séria quando a Apple resolveu entrar no mercado de Mapas, apresentando uma solução própria em substituição àquela oferecida pelo Google. Mais recentemente, foi o aplicativo do Youtube que desapareceu do beta do futuro sistema, dando continuidade à “desgoogletização” do iOS.

O Google, em contrapartida, tem interesse em continuar no sistema do iPhone e já está preparando um aplicativo próprio do Youtube para disponibilizar na App Store. Mas para que ele realmente desperte necessidade de ser baixado, a versão móvel do site está recebendo algumas limitações.

Por exemplo, se você tentar visualizar um vídeo do site do Youtube pelo Safari do iPhone ou iPad, verá que ele não usa o player nativo do sistema e sim um outro, personalizado em HTML5. A vantagem disso é que você pode escolher a resolução de visualização (HD ou baixa), coisa que o aplicativo nativo nunca permitiu. Mas como desvantagem, não é possível visualizar o vídeo em tela cheia, sem interferências visuais.

Outra limitação que o Youtube colocou de propósito na versão web: não é possível usar o AirPlay nos vídeos visualizados pelo site, ou seja, você não pode assistí-los na TV via Apple TV. Esta função está reservada para quando for lançado o aplicativo na App Store.

O Google está limitando funções para nos forçar a baixar o seu aplicativo quando este ficar disponível. Mas será que esta é a melhor estratégia? E será que ele agora irá aproveitar para colocar anúncios em seu aplicativo, coisa que a Apple sempre impediu?

As respostas para estas e outras perguntas deveremos ter somente dentro de algumas semanas…

Botão Voltar ao topo