Notícias

Usuários de iOS são 7 vezes mais ativos na internet que os de Android, diz Net Applications

Office para iPad

A Net Applications é uma empresa de estatísticas que todo o mês divulga o número de usuários que usa a internet em cada plataforma. Estes números servem de parâmetro para o mercado traçar um panorama que indique em qual plataforma investir. E neste mês, pela primeira vez na história, os usuários de Android ultrapassaram os de iOS no uso global da rede, mas mesmo assim eles estão muito atrás em termos de atividade relevante, que é o que interessa realmente ao mercado.

Aliás, é impressionante que tenha demorado tanto para o Android ultrapassar o iOS neste quesito. Se considerarmos que o número de usuários é muito maior (pois além dos aparelhos top de linha, o Android também está presente em modelos de baixíssimo custo, mercado que a Apple não cobre), é de se admirar que só agora o uso da internet tenha se equiparado.

Uso da internet

Mas o que é atividade relevante? Bem, não basta apenas se conectar à internet, para o mercado o que interessa é o que o usuário faz durante esta conexão e, em termos de iOS, o retorno é muito maior que aquele vindo do Android. Usuários de iPhone e iPad são mais ativos e consomem mais, gerando mais renda, o que faz o mercado investir mais. Uma grande parte dos usuários de Android (justamente daqueles aparelhos baratinhos) compra o celular basicamente para telefonar, mandar mensagens e, em muitos casos, se conectar no Facebook. O básico, que costuma não gerar muito retorno para quem investe na plataforma.

Por isso, é interessante a questão levantada pela Forbes sobre a relevância do uso e o retorno que ele gera para quem está envolvido. E não estamos aqui falando somente de dinheiro e lucro, mas de retorno no investimento, pois se eu tenho um projeto legal em mente que irá beneficiar os usuários, qual plataforma eu escolho? A que tem muitos usuários mas que não me darão um retorno suficiente para pagar os gastos que eu tive no projeto ou a plataforma cujos usuários são mais engajados e investem mais em coisas boas? É uma questão prática.

Pela lógica, a plataforma Android irá chegar um dia ao mesmo ponto do iPhone, mas a própria Forbes concorda que este crescimento está ainda muito lento. De novo voltamos àquela questão a respeito de quantidade versus qualidade: não basta apenas ter o maior número de usuários, se o retorno que eles dão é menos interessante.

Mas o que nós, usuários de iOS ganhamos com tudo isso? Bem, uma plataforma mais interessante significa que teremos sempre novidades e coisas legais aparecendo, muitas vezes antes que os usuários de outras plataformas. Os grandes beneficiados somos nós mesmos.

via Forbes

Botão Voltar ao topo