Notícias

Siri não está conseguindo se ajustar ao ‘não-horário’ de Verão no Brasil

Governos brasileiros, historicamente, não gostam muito de respeitar um padrão a respeito do Horário de Verão. Cada um decide, a bel-prazer, o que fazer, e este ano não foi diferente. Um decreto federal decidiu não implementar no país o Horário de Verão em 2019.

Sim, cada nação é soberana para decidir o que quiser, porém, a falta de padrão acaba causando um desalinhamento internacional, com consequências para um mundo tecnológico globalizado.

Com isso, alguns sistemas operacionais acabaram marcando a hora errada nesta semana, e a Siri ainda não se adaptou muito bem a isso.





O Google chegou a avisar que isso aconteceria com algumas versões do Android. Já a Apple lançou uma atualização dos ajustes até mesmo para dispositivos mais antigos, que além de corrigir um problema no GPS, ajustou o não-Horário de Verão em seus dispositivos.

Por essa razão, os iPhones e iPads não sofreram com a mudança deste ano e quase ninguém teve problemas com isso.

Porém, os que estão acostumados a ajustar alarmes com a Siri podem estar tendo dificuldades em coordenar o novo horário.


Ao pedir para a assistente vocal ajustar um alarme para um horário relativo (por exemplo, ‘daqui 20 minutos’), ela acaba considerando como se estivéssemos com o horário de verão ativo.

Quem descobriu foi um leitor nosso. Confira no vídeo:

YouTube video

A Siri até sabe qual é a hora correta atual, mas se você programar um alarme com uma instrução relativa, ela ajusta para uma hora depois. Se, por exemplo, você estiver cozinhando e usar o iPhone para marcar o horário de cozimento, vai queimar a comida!

Qual a solução?

Enquanto a Apple não ajustar isso, a única solução conhecida é você ajustar o fuso horário para o de algum outro país com o mesmo horário da sua região. Por exemplo, quem estiver coberto pelo Horário de Brasília, pode ajustar o mesmo fuso horário de Buenos Aires. Para isso, é preciso desligar o ajuste automático da hora.

Botão Voltar ao topo