2011ARQUIVONotícias

[rumor] E se o próximo iPod touch viesse compatível com redes 3G?

É um rumor vindo de uma fonte que nunca ninguém tinha ouvido falar antes, ou seja, nada indica que pode ser levado a sério. Porém, não deixa de ser uma possibilidade interessante de se imaginar: a próxima versão do iPod touch poderia vir com modelos compatíveis com a rede 3G, como acontece hoje com o iPad.

Uma coisa que intriga muito em todas estas mudanças no calendário que a Apple está fazendo este ano, é a dúvida que paira no ar sobre o futuro do iPod touch. Um novo modelo dele é tradicionalmente lançado em setembro, mas com o adiamento do iPhone 5, ele poderia ficar ofuscado, diminuindo as vendas. Para aumentar ainda mais as suspeitas, já foram encontradas referências de um novo iPhone nos códigos internos do iOS, mas NADA falando de um futuro iPod, o que é algo totalmente inédito e insólito. Será que a Apple desistiria do iPod touch?

Estes são os fatos que se tem. E é por isso que a hipótese (baseada em informações que ninguém sabe se são reais) de que ele receba uma total reformulação de conceito, é algo que faz pensar.

O novo iPod touch poderia se encaixar perfeitamente no conceito do tal “iPhone econômico” que tanto se fala há tempos: um aparelho portátil, com o mesmo tamanho e sistema do iPhone, mas com menos recursos. Ora, se retirar recursos do iPhone 4 atual parece algo economicamente absurdo (como já filosofamos aqui), colocar mais poderes no iPod touch para aproximá-lo ao iPhone poderia ser a solução perfeita para um modelo diferente e mais acessível aos que não podem comprar o celular da Apple.

O iPod touch tem materiais mais baratos para fabricar, o que permitiria a redução de preços em relação ao iPhone 4. Como indicam os testes realizados pelo Blog do iPhone, apesar da qualidade da imagem da tela Retina do iPod touch ser similar a do iPhone, elas possuem resistências bem diferentes (leia “Testamos a distorção de imagem da tela de um iPod touch 4g“).

Um “iPod touch Plus” (nome fictício) não roubaria vendas do iPhone principal, e ao mesmo tempo poderia ser um quebra-galho para quem não quer se empenhar com fidelidade de planos de voz. A grande limitação que existe hoje no iPod (só se conecta na internet através da rede Wi-Fi) seria derrubada, sendo possível acessar a internet de onde for, através da rede 3G. Ao mesmo tempo que agradaria as operadoras (que venderiam mais planos 3G), seria um primeiro passo rumo a independência delas. Com o crescimento constante do sistema VoIP e outros protocolos (como o FaceTime), muitos acreditam que no futuro a Apple não dependerá mais da telefonia em seus produtos, se servindo unicamente da internet. Um iPhone com chip universal embutido já foi até mesmo patenteado por ela.

A ideia de transformar o iPod touch em um iPhone-sem-telefone, mais econômico, faz muito mais sentido que um modelo mini, nano ou 4S. Mas até agora, tudo não passa de hipóteses e nada concreto pode nos dizer que isso irá mesmo acontecer. Pelo menos até o momento.

Botão Voltar ao topo