2011ARQUIVONotícias

Próximos iPhones poderão trazer tecnologia NFC para interação sem fio com o computador

Faz tempo que se fala de uma provável adoção da tecnologia NFC (Near Field Communications, comunicações por proximidade) em uma futura versão do iPhone, mas até então todo mundo achava que era para a realização de pagamentos com cartão de crédito. Não seria muito mais Apple-like se a mesma tecnologia fosse usada para outros fins?

Segundo fontes do site Cult of Mac, a Maçã pode estar pensando em usar a tecnologia para outros fins, enquanto os pagamentos sem fio não se popularizam. Ela poderia servir, por exemplo, para comunicações entre o iPhone e o computador, servindo inclusive como método de login.

O projeto é ambicioso: ao se conectar em um Mac que não é o seu, o usuário poderia fazer um login apenas aproximando o iPhone. O ícone dos seus aplicativos apareceriam como mágica no dock, como se estivesse em seu próprio computador. Ao clicar em algum, o sistema faz o download via Mac App Store (pois é, apenas aplicativos presentes na App Store) e o instala, pronto para uso. Documentos presentes no MobileMe também poderia ser criados e editados. Ao afastar o iPhone do Mac, tudo que foi criado e instalado desaparece, deixando-o como antes.

Não é difícil imaginar, também, uma sincronização de dados com o iTunes por aproximação, sem a utilização de cabos. Bastaria chegar em casa e colocar o iPhone na mesa para tudo ser sincronizado automaticamente.

A Apple inclusive já estaria testando protótipos do iPhone com NFC integrado, mas a mesma fonte não é capaz de dizer quando ela implementaria a tecnologia. Poderia ser tanto no próximo iPhone 5 (a ser lançado em junho de 2011) ou somente na versão 6.

via Cult of Mac

Botão Voltar ao topo