Apple WatchNotícias

Personalização de visuais de relógios deverá ser limitada no Apple Watch

Você é daqueles que não vê a hora de chegar logo o Apple Watch para poder personalizar o visual do seu relógio e colocar a marca que quiser, sem pagar uma fortuna por um Rolex, Cartier ou Tissot? Bem, então baixe suas expectativas. Com o crescimento do novo mercado de smartwatches, as grandes marcas de relógios tradicionais estão de olho para que sua propriedade intelectual não seja violada.

De fato, por ser uma mini tela digital que pode simular qualquer coisa, os smartwatches podem imitar relógios famosos de grandes marcas. E muitos atuais usuários de Android Wear estão fazendo a festa, baixando centenas de visuais em seus dispositivos. É tudo muito fácil e liberado, com um site que disponibiliza todos os arquivos para download.

Realmente é muito divertido poder personalizar seu relógio como bem quiser, mas legalmente isto é bastante questionável. Quem disponibiliza imitações visuais de relógios de marcas é como se estivesse “pirateando” a propriedade visual das empresas, que não querem absolutamente ver suas criações no pulso de quem compra um relógio que não foi feito por elas.

Com isso, advogados de grandes marcas como Omega, Fossil, Armani, Michael Kors, Tissot, Certina, Swatch, Flik Flak e Mondaine estão enviando ordens judiciais a sites de compartilhamento que disponibilizam estes visuais, para que retirem imediatamente do ar o material copiado.

No Android será difícil impedir que este tipo de pirataria continue, pois não há grandes controles por parte do Google para impedir isso. Já a Apple deverá limitar bastante a possibilidade de personalizar o visual do relógio, justamente para evitar este tipo de coisa.

Vale lembrar que a própria Apple já pisou na bola ao usar indevidamente o visual do relógio da companhia ferroviária suíça no iOS 6 e por isso teve que pagar uma indenização de 21 milhões de dólares.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo