AppleNotícias

Página da Apple recomenda seus usuários a “não hackear o iOS”

Página oficial da Apple

O jailbreak é o ato de alterar o sistema do iPhone, iPod touch ou iPad para que se possa instalar modificações que beneficiem o usuário, como por exemplo ativar funções que a Apple não permite (bloqueio automático de chamadas indesejadas, transferência de arquivos por bluetooth, etc). Não é ilegal fazer esta alteração em seu próprio dispositivo, mas obviamente a Apple não é a favor disso. Tanto que atualizou esta semana uma página de suporte onde tenta amedrontar os seus clientes sobre mudanças não autorizadas no iOS.

Não é a primeira vez que a Apple faz algo do tipo, mas pelo menos desta vez ela não alega que o jailbreakfacilita a vida dos traficantes de droga” (leia “Apple avisa: jailbreak pode causar queda de cabelo, impotência sexual e espinhas na cara!“). No documento atual, ela alerta que “instalar softwares que hackeiem o iOS” pode causar instabilidade do dispositivo e de aplicativos, falhas na segurança, interrupção de serviços (como Visual VoiceMail, Tempo e Bolsa), autonomia reduzida da bateria e impossibilidade de aplicar futuras atualizações do iOS.

Com exceção da última, todas são verdade. Para quem não sabe lidar muito bem com as possibilidades do jailbreak, o aparelho pode ficar bastante instável, principalmente para quem instalar toda e qualquer alteração que ver pela frente (coisa típica dos novatos). E quanto mais programas rodando ao mesmo tempo, mais bateria é gasta. Também o aparelho fica menos seguro, pois o sistema fica sem as travas da Apple, que dão a segurança para que nenhum app malicioso seja instalado. Tudo isso é verdade, menos a parte que diz que “algumas modificações não autorizadas causaram danos incorrigíveis ao iOS“. Isso acontecia só no tempo em que era preciso soldar componentes no iPhone (em 2007). Depois disso, nunca mais ouvi história parecida.

Os alertas da Apple são coerentes, mas não significa que sempre aconteçam. Usuários mais experientes já sabem como fazer para deixar seu aparelho modificado mais seguro, estável e funcionando normalmente.

Jailbreak

Ela está no papel dela de assustar e desencorajar o jailbreak, afinal, ela dá duro para construir um sistema seguro e estável e não gosta que ver ninguém alterando o seu trabalho. Mas o fato é que o jailbreak só existe porque ela limita muitas coisas em seu sistema, não permitindo que usuários mais experientes personalizem como queiram o seu aparelho.

O Blog do iPhone não incentiva e nem desencoraja o jailbreak. Cada um tem a liberdade de fazer o que bem quiser com o seu próprio aparelho, e defendemos este direito. Aos novatos, sempre dizemos: se está feliz com o sistema original, continue assim e não faça modificações não autorizadas, que podem trazer dores de cabeça para quem não está acostumado com códigos aparecendo na tela do seu aparelho. Mas sempre fomos e sempre seremos contra o uso destas modificações para cometer crimes, como a instalação de aplicativos piratas no aparelho.

Pirataria e jailbreak sempre foram duas coisas bem diferentes.

Botão Voltar ao topo