2012ARQUIVONotícias

Novo iPad pode não ser compatível com redes 4G LTE fora dos Estados Unidos

Uau! O novo iPad agora é 4G LTE. Legal isso, não? Bem, só se você morar nos Estados Unidos. Por ainda não existir um padrão único desta recente tecnologia, a rede de alta velocidade ultrarrápida (sim, a nova ortografia aboliu o hífen nesse caso) pode não funcionar na Europa e nem mesmo no Brasil.

Até mesmo dentro dos Estados Unidos não há um padrão único, tanto que haverá dois modelos de iPad 4G disponíveis: um para a AT&T e outro para a Verizon. Os que tiverem outra operadora, terão que se contentar com a rede 3G mesmo.

O novo iPad suporta frequências LTE 700MHz e 2.100MHz. Na Europa, as redes 4G ainda estão sendo implementadas, mas as frequências serão diferentes: 800MHz, 1.800MHz e 2.600MHz. Isso significa que o novo iPad nunca funcionará na rede 4G europeia.

No Brasil, um leilão que acontecerá este ano definirá o padrão LTE brasileiro, que deve ter frequência de 2.500 MHz, compatível com o sistema europeu, mas não com o americano. Ou seja, se você ficou interessado no novo iPad só por causa do 4G, esqueça.

Em Brasilia, a Sky está oferecendo rede LTE 4G, mas somente para internet fixa, em casa. Muitos confundem isso, mas o fato é que ela não é móvel, não sendo compatível com o iPad e futuros iPhones. A não ser como rede Wi-Fi normal, conectado o aparelho na internet fixa.

Mas o novo iPad poderá ser usado no Brasil normalmente pela rede 3G, como já acontece hoje com os modelos de geração anterior.

via AppleInsider

Botão Voltar ao topo