2010ARQUIVO

Novas evidencias de um MobileMe gratuito aparecem no iOS 4.2.1 (atualizado)

Parece que a nossa teoria de um MobileMe gratuito está cada vez mais forte. O site MacRumors encontrou alguns códigos interessantes no interior do novo GM do iOS 4.2.1 que indicariam a chegada iminente de alguns serviços grátis para quem usa iPhone, iPad ou iPod touch.

As evidencias aparecem na parte relativa à nova AppleAccounts.framework, que mostra uma série de mensagens de erros relativas à supostas contas gratuitas do MobileMe.

ATUALIZAÇÃO: conseguimos o arquivo em português do sistema.

O código interno faz clara referência ao “serviço gratuito MobileMe”, não deixando praticamente mais nenhuma dúvida. Também se descobre que apenas um número limitado de dispositivos simultâneos poderão estar conectados na mesma conta gratuita (“A quantidade máxima de contas gratuitas foi ativada neste iPhone“). Com aplicativos da App Store este número é 5.

O serviço permite sincronizar dados entre computadores e dispositivos com iOS, como o iPhone, iPad e iPod touch, sem o uso de nenhum fio. É a chamada “nuvem”, em que os dados e arquivos são transmitidos via internet. Hoje o MobileMe oferece o Buscar Meu iPhone (Find My iPhone), iDisk (disco virtual online), sincronização de Contatos/Calendários/Favoritos/Notas over-the-air (ou seja, pela internet), e galeria de fotos. Se você muda uma informação no iPhone, por exemplo, ela automaticamente aparece em todos os outros dispositivos associados à mesma conta.

Tornar gratuitas algumas destas funções poderia ser um forma de brigar com o sistema Android, que hoje faz a sincronização de dados através de serviços do Google. Neste sentido, poderíamos esperar que contatos, push de calendário, favoritos, notas, email e até mesmo o Find My iPhone se tornem gratuitos, enquanto outros serviços permaneçam a pagamento.

A Apple não confirmou nada disso e nem divulgou uma data precisa em que a novidade poderia aparecer em nossos aparelhos. A lógica, no entanto, é que venha com a liberação pública do tão esperado iOS 4.2.1, ainda com data indefinida.

Botão Voltar ao topo