Notícias

Novo tipo de bateria poderá fazer o iPhone ter 5 dias de uso, sem precisar recarregar

Quando o iPhone chegou ao mercado, ele revolucionou os celulares, mas acabou com algo que na época estávamos acostumados: um celular cuja bateria durava diversos dias.

Desde então, muito se pesquisou sobre como melhorar a autonomia delas, sem muitos avanços.

Porém, agora parece que finalmente encontraram um novo jeito delas durarem mais, sem nos deixar na mão durante o dia. E os cientistas estão bem animados com ela.

Um projeto de pesquisadores da Universidade de Monash desenvolveu um novo tipo de bateria à base de lítio e enxofre, capaz de reter por mais tempo a energia estocada. Um smartphone atual poderia, por exemplo, ter autonomia de 5 dias sem precisar de uma tomada.

Parece bom demais para ser verdade, mas o desenvolvimento desta tecnologia já está bem avançado, com testes programados para serem feitos na Austrália até o final de 2020.

Junto com os smartphones, a ideia também é usar em automóveis elétricos. A autonomia poderia ser bem maior do que é hoje, fazendo um carro ser capaz de andar 997 quilômetros sem precisar reabastecer.

Além da maior autonomia, é uma tecnologia de baixo custo de produção e que apresenta pouco impacto ambiental. Perfeito para os dias de hoje.

O desafio agora é conseguir viabilizar o produto para fabricação em larga escala, para então virar realidade em nossos smartphones, automóveis e no que mais precisarmos (visto que o mundo está se tornando cada vez menos dependente de combustíveis fósseis, felizmente).

Quem sabe em uns dois anos já possamos ver isso em prática?

Via
Engadget
Botão Voltar ao topo