Notícias

Estudo conclui que modo Night Shift do iOS não tem efeito nenhum no sono

O modo Night Shift foi implementado no iOS 9 com o objetivo de ajudar os usuários que gostam de ficar mexendo no celular antes de dormir.

A função muda as cores da tela do iPhone, diminuindo parte da luz azul e exibindo uma tonalidade mais amarela, o que na teoria faria com que os olhos ficassem mais relaxados antes de dormir.

Porém, um novo estudo da Universidade Brigham Young (BYU), nos Estados Unidos, pesquisou a eficácia do modo Night Shift integrado ao iPhone desde o iOS 9 e suas conclusões foram taxativas: não tem efeito significante no sono.

Para descobrir, os pesquisadores criaram três grupos de 167 jovens, de 18 a 24 anos, para medir a qualidade do sono. O primeiro não usava nenhum iPhone antes de dormir, o segundo usava um iPhone sem o modo Night Shift e o terceiro grupo mantinha esse modo ativo.

Na prática, os pesquisadores não viram diferença entre os dois grupos que usaram um iPhone antes de dormir. E, além disso, não notaram diferença na qualidade do sono dos participantes, mesmo entre aqueles que usaram o smartphone antes de dormir ou não.

A única influência na qualidade do sono observada pelo estudo é a fadiga.

Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos, um que conseguia dormir sete horas por noite e outro que precisava se acomodar por seis horas. Com isso, o sono do grupo que dormia apenas seis horas por noite foi menos agitado do que o outro grupo, utilizando ou não o celular.

A luz azul pode aumentar o estado de alerta como outros estudos mostraram, mas não parece ser um critério suficiente para explicar a qualidade ou não do sono posteriormente.

Resumindo, o Night Shift ainda pode ser útil, especialmente para reduzir o desconforto da luz no escuro, mas não ache que esta função lhe fará dormir melhor.

Fonte
Universidade Brigham Young
Botão Voltar ao topo