2011ARQUIVONotícias

Ministério da Justiça explica claramente o porquê de não haver jogos na App Store brasileira

Nosso martírio de não termos a categoria Jogos na App Store brasileira vem desde 2008, quando a loja virtual de aplicativos foi inaugurada. O Blog do iPhone foi um dos primeiros a revelar a razão para isso, mas sempre pairou aquela sensação estranha no ar, com alguns reclamando da burocracia brasileira e outros defendendo que a Apple deveria se dobrar às nossas leis.

Ontem, o Diretor do Departamento de Classificação Indicativa do Ministério, Davi Pires, deu uma entrevista ao Portal UOL Jogos onde explica com detalhes o impasse com a Maçã.

A Apple veio ao Brasil tentar resolver o problema, mas enfrentou a barreira da lei federal, que obriga (segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente) que todos os jogos comercializados no país venham com um selo nacional de classificação. É lei, e o Ministério não pode mudar isso nem se quisesse.

A única solução que existe (a não ser mudar a lei) é a Apple colocar na App Store um selinho brasileiro ao lado de cada jogo publicado, o que forçaria ela a alterar a sua loja, que hoje não permite esse tipo de adaptação. Ela atualmente não é capaz de colocar o selo somente na versão brasileira da App Store, apenas se fosse publicado também no resto do mundo. E se hoje temos ainda problemas com o títulos em inglês, português do Brasil e de Portugal, tudo na mesma página, o que dirá uma parte do sistema especialmente para nós.

Veja parte da entrevista de Pires:

Este vídeo foi publicado originalmente na página do UOL Games.

Dica do José Freitas

Botão Voltar ao topo